Na Quinta-Feira Santa era o lava-pés (o Sr. Padre lavava os pés a doze homens - sinal da humildade); na Sexta-Feira Santa os sinos calavam-se, só voltavam a badalar no Sábado às 10 horas e cantavam todos a Aleluia; no Domingo de Páscoa era a Procissão da Ressurreição de Jesus Cristo, com colchas nas janelas e nas sacadas e pelas ruas tapetes com flores e rosmaninhos. Já não é assim, mas neste Dia de Páscoa de 2012 ainda se prepararam os tapetes de flores à porta da Igreja para a Procissão passar:
A Primavera brindou-nos com um dia bonito,
o sol brilhou e perto das 10 horas
as pessoas começaram a chegar à Igreja
para assistir à missa
O início da Procissão de Cristo Ressuscitado,
este ano aconteceu depois da Celebração da missa
que foi Celebrada pelo Sr. Frei Eliseu
Percorreu as ruas que ligam a Paróquia
e voltou ao ponto de partida, a Igreja
O Carlitos (filho da tia Graça e tio Carlos "melias")
para acompanhar a Procissão tocou os sinos, sem parar
De tarde foi a visita pascal /tirar o folar
Resta-nos agradecer ao Sr. Frei Eliseu o facto de nos ter dado a honra da sua presença, a todos os presentes e aos que recolheram algumas das fotografias que agora ilustram este dia de Páscoa (J. Seguro e Raquel Jorge).
No domingo lá se compriu mais uma prossição que se realiza todos os domingos de Páscoa, foi com agrado que assisti à passagem da mesma, uma vez que não consigo de a acompanhar devido a problemas fisicos, sei que não serve de desculpa mas tenho andado com muitas dores que me impedemn de andar durante algum tempo, pena mesmo é que só tenha sido percorrido uma pequena parte desta nossa/vossa terra que não é tão grande assim, mas foi muito bom assistir à passagem de tão digna prossição.
ResponderEliminarTens toda a razão João quando referes que é pena que só se tenha percorrido uma parte das ruas. Mas sabes que dantes as procissões seguiam pelo Outeiro e Lage da Eira?
ResponderEliminarAlém do comparecimento do grande número de irmãos, foi também simplesmente divino durante todo o percurso, os sinos não deixarem de tocar. A meu ver, a Procissão tornou-se ainda mais bonita.
Saliente-se também a presença de novas lanternas.
Bem haja pelas fotografias, gostei de ver que algumas tradicoes continuam.
ResponderEliminarMas nos meus tempos, a procissao da Ressureicao, era sempre antes do inicio da missa! Outros tempos!
Continuacao de uma excelente epoca pascal.
Oi Paula
ResponderEliminarEspero que voce tenha tido momentos de muita alegria e paz neste final de semana tão importante para nós cristãos.
e que toda Forninhos tenha se alegrado e glorificado o Cristo Ressurreto
bjs
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)
Jà là vão uns anitos que não passo a pàscoa em forninhos,gostei muito de ver as imagens,dizes tu paula que a prossição,antigamente dava a volta pelo outeiro e lage da eira,eram outros tempos,como ainda hà prossição, jà não é mau,vi que parte das pessoas que participaram,uns jà não residem em forninhos,outros deve ser pra breve,um bom dia a todos.
ResponderEliminarInfelizmente os responsáveis pela igreja católica (de Forninhos) parecem não entender bem o significado da palavra TRADIÇÃO e como diz a gente das nossas aldeias «os padres hoje fazem o que querem», «um anos fazem a procissão no início, outro ano no fim», pois no ano passado foi antes da missa, este ano foi depois e na altura do Sr. Pe. Flor a Procissão da Ressurreição era sempre na Quinta-Feira Santa...nesta vida tudo se vai transformando e é como diz o David, a gente residente na nossa aldeia cada vez é menos, mas o que importa é que a Procissão continua e teve a comparência de um grande número de Irmãos.
ResponderEliminarPor falar em Irmãos, aproveito para informar-vos que hoje a nossa Paróquia perdeu um nosso Irmão: o tio Manel “Guarda”, que os amigos tratavam por Manecas. Paz à sua alma e que descanse em Paz.
A toda a família enlutada apresento os meus sentimentos.
Paula Albuquerque
Gosto muito de ver fotografias, elas transmitem emoções, foi uma linda Páscoa. Um abraço, Yayá.
ResponderEliminarEu já aqui, várias vezes, falei que gosto muito de ver fotografias antigas, assim de tudo o que é antigo, como a nossa arquitectura, e embora estas fotos não sejam antigas, algumas mostram bonitos modelos de casas antigas de 1800 e muitos e 1900 e pouco, de uma época diferente de hoje.
ResponderEliminarE as ruas estreitas dizem-nos que por ali também passaram, em Procissão, os nossos avós, bisavós, trisavós…
Muito semelhante ao que acontece aqui, porém, como estamos nos trópicos o colorido fica mais evidente. Mais uma prova de nossa ascendência lusa.
ResponderEliminarPaula,
ResponderEliminarAqui na NZ, infelizmente não tem essa alegria toda em celebrar o Cristo ressuscitado.
Sinto em lhe contar, mas senti um vazio tremendo na Missa da Páscoa. Parecia uma Missa como outra qualquer.
Que Deus me perdoe, mas foi isso que eu senti.
Mesmo assim, agradeço a Deus por ter Igrejas e padres aqui. Em muitos países nem isso temos.
Obrigada por compartilhar esse lindo momento em Forninhos. Portugal e Brasil, são países de muita fé.
Beijos
Como já não passava a Páscoa em Forninhos há 32 anos, gostei muito de ver a procissão a passar, como diz a Paula com os sinos a tocar sem parar, foi uma procissão muito bonita que ainda levou muita gente acompanhar, foi pena não poder ter ficado para o folar, como vivo longe tive que vir embora a seguir ao almoço, valeu a pena lá ter passado a páscoa, ter visto a procissão e comer os bolos de azeite acabados de sair do forno, espero que para o ano possa passar a Páscoa em Forninhos novamente.
ResponderEliminarPena que ninguém tivesse enviado fotos do tirar do folar, para quem está longe poder ver aqui mais um pouco do que Forninhos viveu nas ruas e nas casas, neste dia de Páscoa.
ResponderEliminarMas são com estas "lindas" atitudes que cada vez mais estou convencida que se quisessem de verdade o bem comum e uma freguesia colaborante, TODOS queriam realçar o bom que se faz e vai acontecendo por Forninhos.
Saudações forninhenses a todos os amigos deste blogue!
Boa noite.Mais uma vez aqui podemos ver ver e saber como foi a páscoa na nossa terra . Os que la estiveram estão contando as bonitas coisas que continua de haver em Forninhos .A saída da igreja estava muito bonita , os caminhos bem enfeitados para passar a procissão .
ResponderEliminarO tempo passa rápido e já estamos no Domingo de Pascoela, que já foi um dia importante para a Igreja e fieis. Hoje, é um domingo igual a tantos outros, a missa pouco vai interessar e a Igreja estará menos cheia, pois não é dia festivo.
ResponderEliminarQue para o ano a tradicional procissão da ressurreição continue a repetir-se e espero Manuela, continuar a divulgar este facto, pois será sinal de continuidade.
Que lindas ruas, estas da nossa terra, em Domingo de Páscoa e o tirar do fular, a entrada do Senhor em nossas casas, que alegria me dava.
ResponderEliminar