Seguidores

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Miradouro "Cabeço do Gato" - II

Há 2 anos atrás, a 15 de Dezembro de 2009, escrevi: "Alguns conhecerão o miradouro "Cabeço do Gato", outros não. A minha sugestão é que nesta Quadra Natalícia, quem visitar a aldeia de Forninhos se desloque a este lugar paronâmico, sito no alto da N. Senhora de Fátima, perto da localidade dos Valagotes."


Correndo o risco de me tornar repetitiva, volto ao assunto. Quem nesta Quadra quiser avistar e apreciar uma das paisagens mais bonitas de ver, deve fazê-lo do miradouro do "Cabeço do Gato".
Ora digam lá se eu não tenho razão?

15 comentários:

  1. Boa noite . Que eu me lembre , nunca me encontrei neste sitio . E verdade Paula , esta paisagem e muito bonita ; Podemos ver montes ,serras e as pequenas aldeias . Pois quem gostar de visitar devesse encontra mais sitios como este .

    ResponderEliminar
  2. Boa noite:
    Tens razão Paula, eu conheço muito bem este miradouro, tem uma vista maravilhosa, onde se vê não só a nossa bonita aldeia, como também Dornelas, Colherinhas também se vê um pouco o Bóco e Sezures e pode-se ver um maravilhoso por do sol.
    Todos os anos em Agosto, quando vou de férias a Forninhos, eu e as minhas irmãs, costumamos fazer um pic-nic ao pé do miradouro, no parque das merendas, onde também se encontra um parque para as crianças se divertirem, passa-se lá uma tarde ou um dia muito bem passado, na sombra do pinhal onde se respira um ar puro muito bom.
    È pena que as pessoas quando vão a Forninhos, não visitem este local, não sabem o que perdem.

    ResponderEliminar
  3. O nosso objectivo é mesmo divulgar e despertar o interesse por visitar lugares como este, que transmitem uma calma impossível de encontrar na cidade. Tenho para mim que qualquer visitante/turista gostaria de apreciar uma vista assim...além de que é um local ideal para um dia ou tarde em família tal como descreve M.Jorge.

    Manuela, tal como já tínhamos pensado, em Agosto vamos à Serra e não só…para que desfrutes destas belas paisagens e conheças um pouco mais do nosso património.
    Sei bem que as ocupações da vida nem sempre nos deixam apreciar as coisas simples que esta terra tem, por isso mesmo é que eu continuarei modestamente a tentar que o novo blog dos forninhenses mostre e informe “coisas” que de outro modo quase seria impossível.

    Inté

    ResponderEliminar
  4. Os nomes dados pelo Povo aos locais e às ruas são uma parte significativa da nossa memória, até porque os nomes usados saem directa e naturalmente. Só mais tarde, veio a toponímia oficial que, no nosso caso, felizmente, mais ou menos, até respeitou a tradicional. Se chamam à sede da JF “Escola Velha”, ninguém duvida que ali houve mesmo uma escola, por exemplo.
    E...eu porque gosto de saber o porquê das coisas e o porquê do nome dos sítios da minha aldeia, venho rememorar o porquê da designação “alto da N. Senhora de Fátima.”.
    A imagem da Nossa Senhora de Fátima andou em peregrinação por Portugal e chegou a Forninhos, creio que no ano de 1951. Os forninhenses mobilizaram-se e em procissão foram, por S. Pedro, ao encontro do povo de Penaverde para receber a imagem, não descurando a protecção desde sempre solicitada para os seus campos. Este encontro aconteceu no “alto”, pertinho da localidade dos Valagotes, onde existia um nicho. Lançou-se pombas brancas. O azulejo que ainda existe é a confirmação deste momento de grande emoção vivido muito intensamente pelos forninhenses.
    O povo de Forninhos sempre soube estar presente de forma digna quando os valores da fé o solicitavam! Mas, presentemente todos bem sabemos que os valores e as fés agora são outras.
    A designação de “Cabeço do Gato” é um enigma que ainda não consegui decifrar. Alguém me sabe dizer se dantes aquele pequeno monte já era assim designado (“cabeço do gato”?).

    ResponderEliminar
  5. Boa noite, como se pode verificar, esta é uma das magnificas paisagens da nossa terra, bem conhecida por mim, já lá estive várias vezes e desfrutei dessa simples e sossegada aparição.
    Pois, só tenho pena que a Manuela ainda não tenha ali visualizado esta paisagem.
    Mas, como todas as coisas existem e para isso é preciso que todos tenha-mos um pouco de saber, pois já perguntei e não me sabem dizer o porquê de "Cabeço do gato".

    ResponderEliminar
  6. Pois é, ainda à quem se recorde dessa peregrinação, ainda solteira; Nossa Senhora veio em peregrinação de Penaverde, passando pela mata do escrivão, Mingança até chegar ao alto dos Valagotes, sendo aí nesse local, a Virgem Santa, entregue aos devotos de Forninhos.


    Mas, continuando, são lugares como este, e como se vê, bem resguardados e legenda-dos, assim poderiam ser todos os outros locais que todos nós conhecemos.
    Este foi mais fácil, a estrada tá logo ali, bastou um pouco de madeira e já está.
    Muitos dos nossos, que nesta altura visitam os seu familiares, se tivessem lugares como este, talvez houvesse mais visitantes aos locais a que me refiro: Cadeira do Rei, Castro, Castelo, etc.

    ResponderEliminar
  7. Pois é... serip413, Forninhos devia melhor aproveitar e valorizar as boas coisas e a história que a terra tem.
    Relativos à procissão, os azulejos em azul e branco são simplesmente, a meu ver, maravilhosos e são um marco na história da terra. Pena foi o que fizeram ao que está no Santuário de N. Senhora dos Verdes. Gostaria até de saber sobre a “colagem” desse azulejo, mas nunca houve ninguém que contasse o que aconteceu.
    Fiquemos pois por aqui neste momento, e continuem a ler e a reflectir.

    ResponderEliminar
  8. Muito boa tarde a todos.
    Esta aldeia bonita, tão bem situada, quase dispensa comentários, as fotos falam por si.
    Já aqui falamos deste local e parque noutra altura e, embora muitos por cá tenham passado durante o verão, ainda mais nada foi feito, a não ser um telheiro com churrasqueira que, segundo me disseram, foi uma gentil oferta de um residente dos valagotes, a quem a freguesia deve estar grata.
    Este local lindo, com que a natureza nos brindou, podia e devia merecer mais atenção da parte do poder local, principalmente o seu parque junto deste miradouro, fico muito apreensivo quando noto que ainda há pessoas naturais, e até residentes, que mal conhecem este espaço, e, neste caso, podemos culpar a falta de informação e identificação.
    É uma pena que, numa aldeia, que nem é tão grande assim, as pessoas que se conhecem muito bem todas, se não unam em redor de um objetivo comum; que é a defesa do seu património.
    Um BFS para todos.

    ResponderEliminar
  9. Quando estava a escrever o meu ultimo comentário, estava a passar uma informação curiosa na RTP.
    Foi posto á venda o ar da nossa região enfrascado???
    QUANTO MAIS CONHEÇO O DOS OUTROS, MAIS GOSTO DO MEU.

    ResponderEliminar
  10. boa noite.
    São lugares como este, que nos fazem sentir orgulho de ser Forninhenses, mais poderiam existir.
    Nós, Forninhos tem óptimos locais dignos de visitar, agora é preciso que se tornem possíveis as condições, para que todos os visitantes, naturais e turistas possam desfrutar deste beleza natural.

    ResponderEliminar
  11. Mas, como se diz, numa Aldeia tão pequena e tão grande em valores, pena que as sua população actual não se entenda, mais poderia ser divulgado sobre a história desta terra, se todos contribuíssem com o pouco que conhecem.
    As pessoas mais antigas desta terra, muitas recordações devem ter; assim falo, porque falo com uma PESSOA que não é de Forninhos, mas que se lembra de algumas histórias, também estas contadas por pessoas mais velhas.
    Mais se pode acrescentar, que possivelmente nos anos de 1938/1940, aquando das grandes trovoadas, foi ainda destruído um Moinho nas Caldeirinhas, este seria hoje mais uma dos patrimónios da nossa terra.

    ResponderEliminar
  12. É pena que a Junta de Freguesia de Forninhos ainda não tenha conseguido fazer todos os melhoramentos devidos neste Parque de modo a valorizá-lo, talvez por isso, não admira que ainda hoje são poucos os que por ali passam!
    Se uma família dos Valagotes emigrante no Brasil, segundo informação, fez questão de oferecer e pagar a construção de uma churrasqueira, porque é que ao mesmo tempo, a Junta de Freguesia em conjunto com o Município de Aguiar da Beira, não fez os melhoramentos que em tempos aqui sugerimos? Mas como eu há muito cheguei à conclusão que ultimamente tudo é feito avulsamente, não adianta…porque simplesmente não há orientação.
    O mesmo se passa com a actividade “Caminhadas na Natureza”. Esta actividade que é, a meu ver, bem organizada, com informações úteis sobre o nosso património, é feita 1 vez por ano, mas porque tem de ser feita apenas anualmente?

    ResponderEliminar
  13. Tem razao sim senhora, cara amiga!

    Boas Festas e um Santo Natal a todos!

    ResponderEliminar
  14. Boa noite.
    Pois, não diria várias vezes no ano, mas duas a tres vezes até que era bom, fazer essas caminhadas, tanto que já me disseram que esse percurso no Inverno é espetacular, a ribeira cheia de água; ali nas Dornas é uma imagem delirante.
    Mas, não pode ser, não á tempo nem disponibilidade, nem quém aprecie!
    Bom FDS

    ResponderEliminar
  15. É como dizes, 2 ou 3 vezes por ano, e falar disto não é criticar ou dizer mal de quem anualmente organiza as “Caminhadas na Natureza” (organização conjunta: Município de AGB e Freguesia de Forninhos). Sabemo-lo que têm feito bastante, mas não se pode andar sempre a pedir que seja a Junta de Freguesia a organizar os eventos. A solução de outras caminhadas podia passar por ser organizadas também pela Associação Recreativa e Cultural de Forninhos, por exemplo.
    A falar das coisas por vezes é que se faz luz e ainda bem que temos ideias e que há lugar para as discutir para que sejam conhecidas.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.