Seguidores

sexta-feira, 18 de março de 2011

O "Dia Mundial da Árvore" está a chegar

Há um ano a iniciativa do “Movimento Limpar Portugal” pretendeu limpar Portugal num só dia, o dia escolhido foi 20 de Março de 2010. Na próxima Segunda-Feira, 21 de Março de 2011, comemora-se o “Dia Mundial da Árvore”. Depois de limpar, seria de neste Ano Internacional das Florestas aproveitarmos para reflorestar. Em Forninhos já se vêem algumas plantações na Serra, tal como o demonstra a foto que segue, o que significa que já vai havendo alguma sensibilidade:

Sugiro uma visita às feiras da região, onde podemos escolher a árvore que seja do nosso agrado.Não são caras (entre € 1,00 e € 5,00) e é só abrir uma covinha e plantá-la. Pode optar por uma árvore ornamental ou de fruto, mas eu aconselho de fruto, porque esta serve de ornamento, faz sombra e ainda nos presenteia com os seus saborosos frutos que, garanto-vos, quando se colhe um fruto directamente da árvore e se come junto dela, o prazer é redobrado e se olharmos com atenção, a árvore também nos parece feliz.


Se tem um quintal, mesmo pequeno, experimente e plante uma destas árvores com as crianças e vai ver que a estas lhe dá prazer pela vida fora, quando a olharem e dizem: esta figueira, laranjeira, nespereira, etc. fui eu que a plantei quando era criança.

7 comentários:

  1. Ótima idéia!
    Neste dia da arvore que para todos nós seja um momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. ...
    abraços
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderEliminar
  2. Uma iniciativa muito bacana.
    Precisamos ensinar as nossas crianças esses gestos.
    Aqui na NZ eles tem muitos projetos desses e nos dias, é muito legal ver a criançada com pazinha, botinha, luvas e plantando as mudinhas.
    Parabéns pelo post, assim você ajuda na divulgação desse lindo projeto.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. O “Dia da Árvore” era daqueles dias especiais na escola primária. Tínhamos de fazer um desenho alusivo ao Dia Mundial da Floresta (Dia da Árvore) e à chegada da Primavera, ou seja, toda a gente desenhava uma árvore, flores, o sol, céu azul, ninhos e passarinhos. Da parte da tarde, plantávamos uma árvore, os meninos com o sacho, as meninas com o regador…mesmo com a escola encerrada, hoje aqueles recreios era para estarem cheios de árvores e algumas a dar sombra.
    O actual Executivo herdou, a meu ver, uma herança bem pesada no que respeita aos espaços públicos e à floresta.

    ResponderEliminar
  4. A nossa Serra até é linda, mas acho que podemos melhorá-la, incentivando a reflorestação deste e outros locais, onde as silvas estão a ganhar terreno.
    No passado mês de Fevereiro, publiquei um Post com o título “Medidas preventivas para a defesa da floresta”, o que não foi ingenuamente, pois sendo 2011 o Ano Internacional das Florestas, a autarquia deveria ter preparado, nestes 2 últimos meses de forma organizada, a reflorestação, assim houvesse vontades! Mas nem com fermento lá vão… (parei aqui). Decidi visitar o site da Junta de Freguesia não fosse estar enganada e haver alguma informação a este respeito e sinceramente depois do que vi e li, só me apetece citar Alexandre Herculano: “isto dá vontade de morrer”.

    ResponderEliminar
  5. Ultimamente tem-se compreendido que a floresta constitui uma valiosa fonte de riqueza natural e, portanto, procura-se cuidar dela: evitando os incêndios limpam-se os terrenos; proíbem-se fogueiras; aconselha-se mais cuidado com as queimadas, fazem-se campanhas publicitárias que alertam para o perigo dos cigarros mal apagados; põem-se guardas florestais a vigiar; aumentam-se os meios de combate aos incêndios...
    Reflorestando - plantam-se novas árvores depois do corte das velhas, trata-se delas e protegem-se; são geralmente árvores jovens criadas em viveiros, partindo de sementes seleccionadas, de acordo com os modernos métodos de silvicultura...

    ResponderEliminar
  6. À altura que os Romanos aqui chegaram o mato e bosque eram a vestidura desta serra, salvo, o cimo que foi eleito para construir habitações castrejas.
    Depois, começou-se a cultivar de sachola o centeio e outros cereais rústicos e a vinha, mais ou menos selvagem. Pisavam as uvas nas lagaretas, talhadas na rocha.
    É um pouco desiludida que reparo que somos contra a nossa História e se calhar melhor seria dizer: cada serra com a sua consciência, do que cada terra com o seu uso.
    Nestes últimos 15/16 anos alguém sabe quais as condições que, Presidente da Câmara, Vereadores, Técnicos Florestais, Presidentes de Junta, criaram para termos a nossa Serra reflorestada?
    E,assim, uma vez mais, perdeu-se a oportunidade de este ano (Ano Internacional das Florestas) a reflorestar.

    Termino recordando que “a floresta é uma fonte de riqueza”.

    ResponderEliminar
  7. Pelo que me toca, este ano já plantei 80 castanheiros e 4 figueiras.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.