Seguidores

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Feira Nova e 28.ª Feira do Queijo, Mosteiro/Penaverde

Dedicamos este Post à história da Feira Nova e Feira do Queijo que se realiza no Mosteiro, Penaverde. Até 1941 a Feira Nova era apenas mensal e realizava-se na 1.ª Quarta-Feira de cada mês. Daquele ano em diante, passou a realizar-se duas vezes por mês, no dia indicado e 15 dias depois. Desde 1983, faz-se também, proposta pela Junta de Freguesia de Penaverde e apoiada pela Câmara Municipal de AGB, a Feira do Queijo.
Inaugurado na Feira do Queijo de 2000 existe agora um mercado fechado. As fotografias que se seguem mostram o pavilhão do mercado onde decorreu a Feira/Festa do Pastor e do Queijo da Serra desse ano:


Este ano a XXVIII edição da Feira/Festa do Pastor e do Queijo da Serra, realiza-se no dia 02 de Março. Para além de degustar e comprar o nosso afamado Queijo da Serra, também poderá provar outros produtos da região. Tentei junto da página da Câmara Municipal de Aguiar da Beira obter outra informação, mas como é useiro e vezeiro, nada ali consta, mas de certeza que para além das delícias da gastronomia local não vai faltar o toque das concertinas.

12 comentários:

  1. No que toca a "Sites" Municipais, pelos nossos lados ha algo semelhante, infelizmente!
    Espero que tenha sido uma excelente feira.

    Um abraco de amizade.

    ResponderEliminar
  2. Muito infelizmente mesmo!!! E com toda a certeza, o sr. Presidente e toda a sua comitiva, até são recebidos com toda a Pompa e circunstância...mas como comem muito queijo, de certeza, às colheradas, esquecem-se de promover este produto de excelência.
    Ah!
    Mas, no entanto, hoje houve muito público que duvidou do que escrevi e "procurou" por:
    "(...)
    - 28ª feira e festa do pastor e do queijo da serra 2 março 2011

    - blog forninhos noticias aguiar da beira

    -"aguiar da beira"

    - 28 festa do pastor e do queijo da serr
    (...)"

    Claro que escusado será dizer que todos os que fizeram esta pesquisa constataram que a única página que promove esta Feira é "o novo blog dos forninhenses".
    Será que achavam que eu estava a "inventar"?....:(
    Pois é ...amigos eu não costumo inventar nada. Este meu trabalho é feito com rigor e seriedade! Tudo o que escrevo, seja neste ou noutros post´s, corresponde à realidade. Nunca duvidem disso!

    ResponderEliminar
  3. ainda bem que se continua a fazer e mostrar o que de melhor se faz, é pena que a camara de AGB não divulgue estes eventos, será que o presidente da autarquia não olhos na cara para ver que ao anunciar este tipo de sertames só vem trazer prestigio para o concelho, é disso que ele se esquece, ou será por não ser mesmo em Aguiar já não tem qualquer valor.

    ResponderEliminar
  4. Eu sempre ouvi falar da Feira Nova e da Feira dos Vinte, os meus avós já se referiam à feira dos Vinte como um dos grandes momentos do ano e onde quase todos os forninhenses acorriam. Iam a pé, pelo caminho de S. Pedro, muitos que nos lêem se calhar também fizeram esse percurso e têm na mente memória de passarem pelos terrenos; e, outros de certeza que já ouviram disso falar pela voz dos seus pais ou avós.

    A Feira Nova, no Mosteiro, ainda hoje é conhecida como um bom local para comer umas febras. Antigamente era também um local predilecto para a compra e venda de gado, bem como outros utensílios que podiam ser encontrados nas bancas espalhadas pelo local. Esta feira também sempre teve fama de se encontrar bom queijo da Serra, queijo feito de forma artesanal pelas mãos dos pastores e pastoras, daí que desde 1983 se faz também a Feira do Queijo, com o apoio da Câmara. Por isso, eu não compreendo como é que a Câmara não divulga no seu site há, pelo menos, 3 anos, esta feira, bem como o queijo e outros produtos de excelente qualidade, o nosso artesanato, os nossos cantares, etc...

    ResponderEliminar
  5. Que delicia,uma feira como eesta,que delicia estas festas que atraem pessoas que querem manter esta tradição.Aqui em minha cidade,temos a Festa a uva e do Morango...também uma festa maravilhosa.
    Aluap,so agora e que notei este detras para frente...rsrsrsrs,quer agradecer tão imensamente seu carinho para comigo que em palavras não e possivel.Vou colocar seu comentário do Blog de hoje para que sirva de força para quem o ler...afinal..palavras assim,trazidas a mim por você,são bençãos cheias de luz.Vou colocar já no meu Blog.
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  6. Queijos são meu pecado rsrsrsrs
    Adooooro!!!!
    Gostaria imensamente de visitar esta feira...seria um deleite ...
    abraços
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderEliminar
  7. Menina, amei esses queijos. Pro incrível que pareça, aqui não tem queijos muitos saborosos.rs
    Obrigada pelo seu carinho e preocupação. Estou bem, apesar desse triste acontecimento.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Esta feira é das mais antigas e tradicionais da região e as pessoas de Forninhos sempre marcaram presença nesta feira, antigamente até íam a pé, pelo caminho de S. Pedro.

    ResponderEliminar
  9. Não sei se há algum registo da data da instituição da Feira Nova. A Feira dos Vinte (20 de Janeiro) a referência mais antiga que há, encontra-se nos Livros do Tribunal de Penaverde, um Auto de Denúncia de Maio de 1841. A Feira Nova começou depois da Feira dos Vinte. “Nova” por ser instituída depois da primeira.
    Dornelas também teve uma feira mensal, na Quinta-Feira que ocorria entre os dias 19 e 25. Acabou.
    Tanto Dornelas como Penaverde são terras ricas em história. É uma pena que ninguém tome a iniciativa de criar um espaço idêntico a este para as dar conhecer.

    ResponderEliminar
  10. No site da Câmara Municipal de AGB já se encontra divulgada a Feira, com o seguinte dizer:

    “28ª Feira e Festa do Pastor e do Queijo da Serra
    No dia 2 de Março decorrerá em Penaverde a 28ª Feira”

    Não diz muito, mas já é alguma coisa. E...como parece que estas coisas começam a resultar, aqui vai mais um recadinho:
    Iniciou-se ontem, dia 23 a “Feira Internacional de Turismo” e vai prolongar-se até Domingo, dia 27. Esta feira decorre no pavilhão da FIL, no Parque das Nações, em Lisboa.
    No site Municipal nada é referido sobre esta Feira.
    Será que o município de Aguiar da Beira não vai estar aí representado?
    Se vai, porque não divulgar, informando o que vai estar representado, de forma a promover o que melhor há na nossa terra?

    ResponderEliminar
  11. Olá a todos.

    Dou razão a Paula quando lembra que Penaverde e Dornelas são terras ricas em história.
    Dornelas teve a sua feira, fazia-se onde hoje está o polidesportivo, e da parte de cima da estrada havia uma carreira de barracas com bancas de pedra onde os tendeiros vendiam os seus panos a metro.
    Houve uma tentativa de reabilitação desta feira, creio que em 1955. Foi um senhor que ganhou uns dinheiros no Brasil e veio investi-lo na sua terra.
    Nessa altura ainda não havia luz eléctrica, mas com uns geradores fez uma grande festa com arraial no local da feira para a reeditar, mas durou pouco, voltou a acabar.
    Este senhor Campos, também mandou construir o edifício onde está o lagar de azeite. Nessa altura ficou lá uma moagem em funcionamento e também queria fazer uma serração mas teve de regressar ao Brasil porque se acabou o dinheiro e a partir daí não sei contar mais nada.
    É com muita pena que não vejo o nome de figuras como a deste senhor ou o do professor Leitão, não aparecer na monografia do concelho.

    ResponderEliminar
  12. Olá mais uma vez,
    A personalidade de uma pessoa vê-se quando consegue vencer o esquecimento, como cantou o nosso grande Luís Camões:
    "...aqueles que por obras valorosas se vão da lei da morte libertando...". Por isso vale sempre a pena falar deles para que saibamos que os grandes podem nascer em qualquer parte.
    Este Sr. Campos como um grande homem e uma figura importante que foi na freguesia merecia ser homenageado.
    Obrigada ed santos pelo publicado, pois são factos que revelam a importância da aldeia de Dornelas e da sua evolução que agora todos os que por aqui passam podem também conhecer.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.