Seguidores

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O 1.º Ano já passou: Foi a 9 de Novembro

NOVEMBRO
2009-2010


Atingimos as 119 Publicações
Quase 15 mil páginas visualizadas

Para saudarmos o dia do 1.º ANIVERSÁRIO do nosso aparecimento, nada melhor do que esta imagem, que retrata o quotidiano forninhense no século passado:

Foi com a frase "Há quem diga que para compreender o presente é preciso primeiro conhecer o passado" que nos apresentamos.
Já passou um ano sobre a primeira publicação e pensamos ter seguido o caminho a que nos propusemos, ou seja, dar a conhecer melhor, através deste cantinho virtual, as nossas raízes, a nossa cultura, as nossas referências. Para além da publicação de fotos antigas, que fizeram memória em diferentes áreas, das festas religiosas que levamos a quem não esteve presente, foi também dado destaque a várias tradições já em extinção, embora possam buscar “search” no arquivo, deixo-vos para melhor apreciação uma pequena retrospectiva do que foi este último ano de actividade feita sempre com muita dedicação e alguma imaginação:

- A Nossa Serra, destaque para o Património Arqueológico, Religioso, Paisagístico, Turístico, Mitos e Lendas;
- Património Arquitectónico, com destaque para a Arquitectura Rural que caracterizam as casas rurais de Forninhos, quer habitacionais, quer não habitacionais e Ruas emblemáticas;
- Sabedoria Popular, Modismos e modos de dizer;
- Alfaias Agrícolas, Coisas Nossas;
- Artes Antigas;
- Memorial aos ex- Combatentes de Ultramar;
- Tradições de Natal e da Páscoa, Carnaval, costumes Quaresmais, Santos Populares;
- Gastronomia local;
- Flora, Floresta, Tarefas, Colheitas;
- etc. e tal…
E prontos! Só me resta caminhar com todos, como até aqui…e que o segundo ano seja ainda mais profícuo na divulgação da nossa terra e das nossas tradições.

Posto isto, quero agradecer a todos os que tornaram este blog possível, aos que contribuíram com bom-humor, alegria, raiva, cobardia, paciência, e tudo o resto que nos torna humanos. A todas as famílias forninhenses que não se importaram de partilhar o seu albúm de memórias: Bem-Haja por todas as fotografias que ajudaram a encher este espaço de verdadeira história. Obrigada ed santos por ter mantido “esta casa” a funcionar quando não se adivinhava inspiração, obrigada por tudo o que nem é possível citar aqui, sabe bem a importância que teve nisto tudo. E só mais uma coisa à população que vai lendo. É importante que percebam que este espaço deve ser uma conjugação de esforços em torno dos interesses desta pequena aldeia – Forninhos, a juventude que vem aí merece-o, por isso, O BLOG continua a ser Vosso, colaborem com artigos, opiniões e sugestões.

O PRIMEIRO ANO JÁ PASSOU E QUE VIVA O SEGUNDO!

19 comentários:

  1. Parabens aos ombreiros desta bela iniciativa, responsaveis, colaboradores e seguidores.
    Parabens acima de tudo a Forninhos, pois se nao existisse, nao teriamos estas belas historias, tantas recordaçoes, tanta tradiçao e tanto orgulho.
    Se esta bela terra nao tivesse nascido, com toda a certeza o mundo seria mais pequeno na sua grandeza, na sua alma, na sua historia .

    VIVA FORNINHOS.

    ResponderEliminar
  2. OS MEUS PARABENS AO BLOG PELO 1º ANIVERSARIO.

    Não tens que agradecer, Paula, eu ao aceitar participar, fi-lo com todo o prazer, muitas vezes queria dizer mais, mas o meu jeito para a escrita não abona, mas a intenção sobra, por isso, mesmo sabendo das minhas limitações não hesitei em participar na divulgação da nossa terra, Beira Alta, e Forninhos em particular.
    As pessoas de cá que estão fora merecem-no, e os nossos seguidores em geral creio que também, e é dever nosso, divulgar as nossas coisas, o que temos de bom.
    O 1º ano do blog, foi positivo, de certeza que outros se seguirão, e, espero que ainda melhore.
    É com pena que verifico a quantidade de colaboradores inscritos e que não participam, talvez por falta de tempo, outros porque a internet ainda não chegou em pleno a esta terra o não fazem, mas estou ciente que o farão assim que poderem, porque sabem que esta aldeia merece.

    P.S. Não é só o blog que merece os parabéns, mas a Paula, pela dinâmica imposta nesta iniciativa, pela sua disponibilidade, pelo empenho que põe em todos os seus posts, merecem um reconhecimento de parte de todos nós e em especial de forninhos.

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais quero em 1º lugar dar os parabens à minha irmã pelo trabalho que tem feito.Parabéns também a todos os que contribuem para divulgar as noticias da nossa terra para nós que estamos longe e que temos menos possibilidades de ir a Forninhos devido à distância.
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  4. PARABÉNS!!!!!
    Que tenhamos a alegria , o prazer de por muitos anos poder caminhar por este blog, conhecendo este lugar maravilhoso: Forninhos.
    Parabens mais uma vez , a todos que de alguma maneira se dispõe a escrever , e a nos presentear com esta delicia de blog

    abraços
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderEliminar
  5. Como o tempo passa… já vai um ano desde que decidimos que esta aldeia, Forninhos, merecia estar no espaço global com a imagem que só ela tem, tal como as imagens que publicamos ao longo deste ano o atestam. E que boas memórias trouxeram as várias imagens! As imagens despertam memórias e esse é o papel mais importante, pois sobre as memórias é que a humanidade avança, ou devia avançar se tivesse olhos para ver e aprender com a experiência (digo eu).
    Não tenho, nem nunca tive, pretensões de maior, mas apenas falar de Forninhos, levar esta terra aos que por vários motivos estão mais afastados. Por isso, nós que participamos neste blog sabemos porque o fazemos e não desistimos, porque só desiste quem tem outras intenções que não seja a divulgação, promoção e desenvolvimento desta terra.E a data é importante só pelo facto de lhe darmos importância. Porque isto é apenas um recarregar de bateria para a caminhada do 2.º ano.
    Forninhos sempre!
    Este espaço já é nosso, com V de Vosso.

    TODOS ESTAMOS DE PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  6. Os meus sinceros parabens para este blog e em especial para a Paula que através daqui faz chegar os nossos acontecimentos a todo o mundo.estas estatisticas só mostram como isto funciona e deve continuar por muitos mais anos. PARABENS

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pela visita!
    Parabéns pelo seu Blog. Os objectivos de divulgação das terras do interior são comuns.
    Votos dos maiores sucessos

    ResponderEliminar
  8. Ultrapassamos as 15.000 visualizações de página. É a prova de que com gosto e persistência se consegue alguma coisa…! Mas com um pouco mais de aplicação de cada um de nós, o 2.º ano será mais profícuo na divulgação da nossa terra sita na beira mais alta!

    ResponderEliminar
  9. Deste vosso amigo e colaborador, vai um sincero abraco de amizade e, votos de que continuemos por muitos mais anos.

    Saudacoes do d'Algodres.

    ResponderEliminar
  10. Desde já os meus PARABÉNS também para os vossos blogues e que este ano seja cheio de sucesso e de união e aproximação das gentes oriundas da beira mais alta.

    ResponderEliminar
  11. o primeiro já foi alcançado, agora virá o segundo, espero com o mesmo entusiasmo, mas isso a Paula sabe muito bem manter, com os olhos no futuro e olhando um pouco para o passado para que não nos percamos no tempo. Parabéns.

    ResponderEliminar
  12. O tempo passa, é o que nos mostra esta foto, retalhos de diversas formas do quatidiano, assim como há um inicio há um fim, uma das pessoas presentes já partiu´há algum tempo (Julia Carau) e agora bem recentemente outra (Rosa Guerra)

    ResponderEliminar
  13. As novas tecnologias conseguem abafar e fazer desaparecer velhas profissões, já não se fazem trabalhos destes, que com o conhecimento de juntar as peças em madeira previamente moldadas afim de se construir um carro de bois, mas além disso à também a lida do campo em que as pessoas se reunem para se entre ajudarem, neste caso descascar o feijão

    ResponderEliminar
  14. Optei pela introdução desta foto, porque além de retratar o quotidiano forninhense (pelo menos era assim em tempos que não vão longe), trouxe-me muitas recordações deste carpinteiro, que é meu tio (António Carau) e saudades da minha tia Júlia. As coisas como dizes João têm um inicio e um fim. A tia Rosa também partiu deste lugar do Outeiro, Forninhos, e... mais uma casa que ficou vazia…ficam os lugares de recordação.
    Todos conhecemos o problema do despovoamento das aldeias do interior mais distantes das cidades, conhecemos as causas, não sei se o causador tem rosto, mas chamam-lhe no plural políticos que, no que respeita ao nosso interior, nunca tiveram políticas acertadas, nem souberam acautelar o futuro e presentemente nada está a ser feito para contrariar este triste destino. Este comentário parece pessimista, mas para além de parecê-lo, por mais que se goste da nossa terrinha,temos de admitir que é bem real, senão vejamos:
    Há 30 anos Forninhos além de escola com alunos, gente e alegria nas ruas, havia carpinteiro, barbeiro, sapateiro e toda uma gama de profissões ligadas à vida das aldeias, tudo isso acabou…a modernidade assim o ditou, mas pelo menos podiam criar um espaço-museu que ajudasse a conservar por mais tempo as saudades vivas…eu vou continuar a falar desta ideia.

    ResponderEliminar
  15. Olá

    Parabens a este blog e a todos que nele participam especialmente à Paula pelo trabalho e desempenho que nos tem apresentado e nos fez relembrar belos tempos da nossa terra.
    Obrigada...e que se continuo com este espirito de equipa.

    Um abraço
    Iracema

    ResponderEliminar
  16. Com tanta coisa boa que me dizem aqui só já falta colocar, em todos os posts, um botão de like como o do facebook hehehe. Digam lá que não seria óptimo termos também um like/gosto/curtir nos post´s do nosso blog? É uma excelente forma de os nossos visitantes, não participantes, PARTICIPAREM.
    Daqui a uns anos haverá com certeza outros mecanismos de dabate e ainda vamos ver o nosso blog ou partes transcritas do nosso blog nos manuais escolares hehehe Ei, onde já vou com isto, por causa de um simples blog colocado apenas para falar e divulgar uma pacata aldeia do interior!!!

    Um brinde ao nosso blog (por 1 ano e 1 semana) e ao facebook que também vai espelhando o que alguns forninhenses gostam ;)

    ResponderEliminar
  17. Humildade é uma grande virtude e a vossa aldeia é apenas uma!

    ResponderEliminar
  18. É como dizes Ana, a humildade é uma grande virtude. Humildade vem do latim “humus” que significa “filhos da terra” e a humildade foi sempre (pelo menos eu ainda quero acreditar que sim e que isso ainda não mudou) característica do povo desta aldeia. Quando iniciei este blog podia escolher “N” frases feitas como título, mas escolhi:

    “O blog que revela o verdadeiro espírito forninhense: pessoas humildes, solidárias, empenhadas e dinâmicas. É disto que temos de ter orgulho e é por isto que temos de lutar...”.

    E é por isto que continuaremos a lutar. Obrigada pelo teu contributo e espero ver-te mais por aqui e também por Forninhos, claro!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  19. Gostei das alterações estéticas feitas no blog e da análise sobre o objectivo a que se propuseram.Continuação de bom trabalho.
    Parabens á criadora e aos forninhenses que visitam e comentam neste blog.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.