Seguidores

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cooperacao de louvar: VII Passeio Micologico em Queiriz e Carapito!

A Casa do Pessoal da Camara Municipal de Fornos de Algodres, vai realizar o VII Passeio Micologico, ou seja em linguagem mais popular: Um passeio de apanha de "miscaros" e "tortulhos"!
Sao eventos que se tem realizado regularmente na "terra D'Algodres", sempre com o patrocinio da Junta da freguesia de Juncais, que tem como presidente um entendido em fungos, como sao os nossos saborosos miscaros e turtulhos.
O evento deste ano, envolve tambem uma casa de turimo rural, do nosso vizinho municipio de Aguiar da Beira, mais propriamente da freguesia de Carapito: "Casa Terreiro de Santa Cruz". Ai realizar-se-a um almoco tematico, animado pelo Grupo de Fados "Novas Guitarradas"!
Sao de louvar iniciativas que envolvam entidades de municipios vizinhos e com afinidades comuns, que na minha humilde opiniao, sao a verdadeira genese da regionalizacao que se deseja!
Aqui tem o cartaz:

5 comentários:

  1. O tempo vai chuvoso e frio cá pela aldeia, no entanto, nos campos a natureza segue o seu caminho criando maravilhas boas de descobrir, de ver, de apanhar e de saborear, falo dos tortulhos e míscaros.
    Aproveito também para louvar este “evento de época” organizado pela Casa do Pessoal da CM de Fornos de Algodres e a JF de Juncais, do nosso concelho vizinho, bem como a “Casa Terreiro de Santa Cruz”, sita em Carapito, freguesia do nosso concelho (AGB). Espero que esta cooperação entre municípios vizinhos continue, pois sou também de opinião que o desenvolvimento de uma região passa por este tipo de iniciativas e que está mais que na hora de agregarmos o que nos une e não procurar divisionismos.

    Bem-Haja al cardoso pela publicação deste post e cada vez que quiser contribuir com as novidades que existem por terras de Algodres, está à vontade.

    Um abraço de amizade

    ResponderEliminar
  2. Arrozinho de miscaros, vai ser hoje o meu jantar.
    Pouco bom!!!

    Invejosos...

    ResponderEliminar
  3. Em alguns concelhos do interior como: Fornos de Algodres, Aguiar da Beira ou Penalva do Castelo, não têm indústria significativa, os seus habitantes vivem da agricultura de sobrevivência e de algum comércio que gira á volta da construção civil, esta, embora continue, tem tendência a abrandar, como já está a acontecer, por isso, as autarquias podem e devem virar as agulhas na direcção do turismo, como o está a fazer a câmara municipal de Fornos de Algodres, como é exemplo este evento, que até os míscaros, com que a natureza brindou generosamente o concelho de Aguiar da beira servem para promoções.

    Ainda os não provei este ano, mas conto ir apanhá-los ainda esta semana, que garanto-vos dá tanto prazer em os apanhar como comer.

    ResponderEliminar
  4. Guarde alguns, Sr. Eduardo, pois os que ontem comi, deixaram-me a chorar por mais!

    ResponderEliminar
  5. Eu em Novembro último (vide post “Míscaros ou Cogumelos”) já tinha sugerido que a par das Caminhadas na Natureza no nosso concelho (AGB) se realizasse também este tipo de evento.
    Este tipo de evento, bem como outros “eventos de época”, sem grande esforço, podem ser muito bem organizados pelas Juntas de Freguesia, juntamente com as forças vivas das respectivas freguesias, sem esquecer obviamente os proprietários das Casas de Turismo Rural.Só precisam é de ALARGAR O OLHAR e aceitarem este tipo de desafio e organizar em conjunto com vários municípios vizinhos, roteiros que englobem percursos pedestres, colheita (neste caso míscaros) e encontros gastronómicos, porque toda a região tem a ganhar com isto. Mas com isto não quero dizer que seja a favor da regionalização, antes pelo contrário, por achar que não temos diferentes características regionais, nem sequer dimensão, sou contra a criação de regiões administrativas em Portugal. Mas sou de parecer que poderia criar-se um modelo inter-municipal alternativo à regionalização, que afirme o municipalismo em Portugal e promova a cooperação entre vizinhos municipais.

    Votos do maior sucesso para este evento e quem sabe para o ano a nossa freguesia não esteja incluída no VIII passeio micológico, seguido de uma prova gastronómica de alguns pratos confeccionados com estes cogumelos(míscaros)???

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.