Seguidores

terça-feira, 25 de maio de 2010

Festa do Divino Espírito Santo

Teve ontem lugar a tradicional festa do Divino Espírito Santo, que se celebra sempre na sétima Segunda-Feira a contar da Páscoa no Santuário da Nossa Senhora dos Verdes, por ali ter sucedido um "Milagre" na Era de 1720, aquando de uma praga de gafanhotos. O nosso Quadro do Milagre, representa essa calamidade, de uma comunidade que vê as searas todas ser destruídas pelos bichos e que só o apelo solidário dos moradores circunvizinhos à Senhora dos Verdes consegue travar. Desde essa época até hoje, na Segunda-Feira do Espírito Santo, vêm ali, em romaria religiosa, as Irmandades de algumas Paróquias circunvizinhas:



A realização de Procissões e os Votos (resultado de uma promessa cumprida em troca de uma graça alcançada), faz parte do nosso património cultural, legado que recebemos do passado, vivemos no presente e transmitimos às futuras gerações.


Como é habitual, também este ano a missa foi celebrada no Terreiro da Nossa Senhora dos Verdes.

5 comentários:

  1. bem hajam pelas fotografias.

    Um abraco dalgodrense

    ResponderEliminar
  2. São registos de momentos para recordar, pois mesmo repetidos nos anos, nunca são iguais, e que aqui ficam para os que não puderam estar nesta festa muito especial para as nossas gentes que continua a valorizar os usos e costumes à volta desta Capela.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado irmã pelas belas fotos desta festa do Divino Espirito Santo da nossa freguesia de forninhos que é sempre na sétima Segunda-feira a contar da pàscoa ou até na Segunda-Feira de pentecoste.mas o que também reparei nestas fotos foi que a erva ou relva desapareceu afinal o que lhe aconteceu?porque nesta altura a erva costuma estar bem verde não é como agosto que està meia seca mas agora nem verde nem seca.mas se calhar andaram là a pastar antes da festa para ela desaparecer.porque essa erva também fazia parte da festa.

    ResponderEliminar
  4. Sabes Luís, cheguei à conclusão de que se trata de uma questão ligada à sensibilidade e ao bom gosto de cada um e de que não vale a pena falar, pois estas fotografias já espelham um bocadinho o estado em que se encontra o terreiro, completamente “rebentado”. Quem quiser comparar basta ir à página da Junta de Freguesia, clicar no item “Cultura e Desporto” – depois clica em “Irmandade de Santa Marinha” e é possível observar uma fotografia da Procissão do ano passado, na mesma altura (Festa do Espírito Santo) e poderá encontrar as diferenças. Mas em Forninhos haverá sempre determinado tipo de pessoas que se julgam donos da verdade universal, da sabedoria dos céus e além, mas que no fim até levam a sua avante e é frustrante ver que aquelas que são humildes e que transmitem a verdadeira mensagem da humanidade: o bom senso, apenas servem, para os peditórios e contribuírem para a realização de obras, sejam para a Capela ou Igreja.

    Por fim, gostava de salientar todo o trabalho da Comissão de Festas que está de Parabéns. Apesar de não ter acompanhado a nossa Procissão, gostei muito da festa religiosa. No que respeita ao baile, foi pena verificar a pouca adesão ao mesmo, que já não é nada do que era.Talvez seja de repensar esta festa e ficar-se apenas pela parte religiosa.

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos.

    Mais uma vez se cumpriu a tradição.
    Os devotos seguiram em procissão, embora, de modo diferente do que era, que se deslocavam a pé desde as suas aldeias, mas os tempos são outros, e contra isso, nada a dizer, antes pelo contrário, é de louvar as pessoas que se deslocaram ao santuário em procissão, algumas desde a igreja matriz na povoação, outras de locais pré-determinados, e com aquela devoção simples e sem vaidade, como é normal nestes momentos.
    Também não queria deixar de fazer aqui um reparo, mas só um reparo e não uma crítica como por vezes se entende. Este tipo de festas, como diz a Paula, podia e devia ser unicamente religiosa, e não festa do povo com conjuntos modernos como tem acontecido todos os anos.
    A festa de 15 de Agosto é diferente desta, embora de cariz religioso, também é festa do povo onde se pode misturar o antigo com o moderno, o passado com o presente, mas esta devia ser unicamente religiosa.

    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.