Seguidores

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Tradições de Natal

Na quadra natalícia usa-se uma culinária especial, conforme os costumes das diversas terras. Na nossa consoada, o costume é o bacalhau com batatas, a couve...e o nosso bom azeite.
Consta que o bacalhau foi introduzido na alimentação inicialmente pelos portugueses, que o descobriram no século XV, época das grandes navegações. Desde então faz parte da tradição dos portugueses.

Na doçaria temos as filhóses, as fritas, o pão-leve, o arroz-doce e o bolo-rei que apareceu mais tarde.

Diz a lenda que, quando os Reis Magos foram visitar Jesus para lhe oferecerem presentes, a alguns quilómetros do presépio tiveram uma discussão: qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes?
Alguém estava a escutar a conversa e propôs uma solução. Ele faria um bolo em cuja massa incorporaria uma fava. Repartiria pelos três. Aquele a quem calhasse a fava, seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino. Ainda hoje, quem ficar com a fava terá de dar um presente.

4 comentários:

  1. Ola Paula,
    Alem de ter nacido em França, tenho passado cada ano o natal na tradiçao portuguesa, sempre houve no dia 24 a noite bacalhau, filhos, e bolo rei.Mas o que ainda é melhor é quando no dia 25 come-se a ropa velha! Cortam-se aos bocadinhos a couve, o bacalhau e as batatas que sobraram da consoada!

    ResponderEliminar
  2. Ora cá está a roupa-velha. É um prato que não me lembro de comer no Natal e no Ano Novo. Este ano vou convencer a minha mãe a adoptar esta tradição do almoço da "roupa velha":))

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos.

    O Bolo Rei, creio que apareceu na nossa aldeia e circunvizinhas na década de 70, pelo menos nas casas mais modestas.
    Quanto a guloseimas de natal, e pelo que me recordo, tínhamos as fritas, havia quem chamasse fatias douradas, e em algumas regiões, eram e creio que são rabanadas.
    Também era tradicional o pão-leve (pão de ló) e as filhós que não podiam faltar.
    O prato principal era, e ainda continua a ser, o bacalhau cozido com batatas e couves, que nesta altura do ano são muito boas, temperadas com azeite novo. Também não podia faltar a sopa de natal, que hoje ainda se usa muito em forninhos pela matação do porco, que é feita na agua que serviu para cozer as carnes e leva pão de trigo, couves cominhos e muito picante, para mim, é o melhor que me podem dar quando vou a alguma matação.
    A roupa velha, (restos da ceia aquecidos) julgo que não era tradição da nossa região. O meu pai que era da Póvoa de Varzim, “vivia” com tanta intensidade a refeição seguinte á consoada como propriamente a ceia de natal e chamava-lhe roupa velha.

    Um abraço atodos.

    ResponderEliminar
  4. RECEITA DE ROUPA VELHA

    - Batatas e couves pencas cozidas e cortadas
    - Cenouras
    - Bacalhau
    - Ovos cozidos e desfeitos
    - Cebola
    - Azeite
    - Alho

    As quantidades variam em funçao do numero de comensais.

    Preparaçao:

    Refoga-se o alho e a cebola no azeite e quando estiver transparente, misturam-se as batatas, hortaluiças e o bacalhau.
    Envolve-se bem e deixa-se apurar alguns minutos.
    Pessoalmente gosto muito mais da "sopa da matança".
    Ai aquele cheirinho a cominhos...

    Bom apetite!

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.