Seguidores

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Miradouro "Cabeço do Gato"

Alguns conhecerão o miradouro "Cabeço do Gato", outros não. A minha sugestão é que nesta Quadra Natalícia, quem visitar a aldeia de Forninhos se desloque a este lugar panorâmico, sito no alto da N. Senhora de Fátima, perto da localidade dos Valagotes.
E, posto isto, pergunto: Forninhos tem aproveitado e valorizado as boas coisas e a história que a terra tem? Ou, pelo contrário, continua a existir uma mentalidade que vive à sombra do idealismo pré-histórico, onde tudo é belo como está?
Eu sou de opinião que Forninhos tem todas as condições para a edificação de outros miradouros e escadinhas de acesso (como as da foto) noutros pontos da Serra, estou a lembrar-me da "Cadeira do Rei" que se encontra num pedregulho enorme. 

3 comentários:

  1. Olá a todos.

    As minhas desculpas por entrar neste espaço com um assunto fora do tema, mas não queria deixar passar despercebido este dia.
    Faz precisamente hoje que o feliz casal Lurdes/ Tónio fazem os 25 anos de casados e como a sabedoria popular nos diz que não se deve dar os parabéns antes da data, faço-o só hoje embora desenquadrado deste post.
    Parabéns Lurdes parabéns Tónio, e daqui a 25 quero desejar-vos novamente felicidades, posso já cá não estar para o fazer, mas penso que sim, como ando de bem com a vida devo chegar aos 99.
    Parabéns ao casal.

    E um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  2. Uma das vantagens dos blogs é ter os assuntos sempre disponíveis e para mim qualquer assunto abordado em forma de comentário, mesmo que não aborde o tema do post tem o mesmo valor e nunca o entendo como estivessem a falsear o debate. Aqui a liberdade de expressão não está em perigo e todos devem expressar-se tal como o desejam!

    Em relação ao miradouro e miradas além da miragem e depois de uma análise sou de parecer que Forninhos tem todas as condições para a edificação de outros miradouros, podendo criar-se outros. Há que inovar e fazer melhoramentos nesse sentido. Apesar de faltar ainda algum tempo, porque não começarmos já a pensar num novo percurso pedestre, pelo que sugiro que a próxima caminhada tenha um nome e um percurso diferente, tipo: “trilho dos miradouros”, mas para isso, claro, há que criar pelo menos mais um ou dois miradouros, por exemplo, em S. Pedro.

    Assim, este percurso poderia começar na povoação dos Valagotes, subindo até ao Parque das Merendas, topo do miradouro (onde se avista uma admirável paisagem) e depois prosseguir-se-ia até S. Pedro e zona envolvente. Visitariam já o habitual (Castro, Cadeira da Rainha, etc), mas…porque não recuperar o cemitério, podendo para tal a JF a unir esforços para que seja possível devolver àquele espaço, pelo menos, algumas das sepulturas e também assinalar o local onde em tempos se situou a Capela de S. Pedro de Verona? Edificar-se-ia outros miradouros noutros montes, escadinhas de acesso, etc.

    Bem sei que o orçamento da JF não o permite, mas agora que tem o apoio da CM AGB será que é pedir muito a uma Câmara que nos últimos 4 anos nenhum apoio monetário e outro deu à Junta de Freguesia de Forninhos? Também poderia recuperar-se o pitoresco moinho da carvalheira.

    O percurso finalizaria na povoação, com comes e bebes ou só bebes, já que o orçamento é curto.

    ResponderEliminar
  3. promover o desporto e o convívio são o principal objectivo das caminhadas e se juntarmos a isso o contacto com a natureza e o meio rural melhor ainda.
    os miradouros rurais permite-nos deixar a imaginação fluir sendo mesmo possível imaginar os duendes da floresta...sozinhos ou acompanhados são sempre momentos de grande beleza, a céu aberto, momentos onde é possível saborear a natureza no seu estado mais puro, é uma sensação de tranquilidade infinita.

    BOAS MIRAGENS

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.