Seguidores

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Modos de Dizer: "Matar o Bicho"

"Matar o Bicho" é uma expressão muito conhecida do povo forninhense, como designação da primeira refeição do dia, a que hoje habitualmente chamamos de pequeno-almoço. As outras refeições principais eram o “jantar” por volta do meio-dia e a “ceia” à noite. Ainda hoje as pessoas mais velhas referem-se ao almoço, como jantar.

Antigamente eram os próprios patrões que ofereciam o “mata-bicho” aos trabalhadores do campo, antes de estes começarem o trabalho; e, a meio da manhã, portanto, antes do meio-dia, comiam a piqueta, o que ainda hoje é usual nos trabalhos rurais.
Outra expressão que ainda hoje é usual e habitual entre os forninhenses é a merenda, que é uma refeição feita por volta das 16h.

Contribuam com outros modos de dizer, palavras ou frases que podem ser usadas para expressar outro significado.

« eu já estou com a barriga a dar horas»

9 comentários:

  1. Sem menosprezo para a cabidela de coelho (nunca comi e daqui a 1 hora vou para o Alentejo jantar uma lebre com feijao branco), nao se podia tambem arranjar na data propicia a todos os contribuintes deste Blog, a matança de um porquito na tradiçao unica e castiça de Forninhos, chamuscado com palha de trigo e com cujo grao fariamos o trigo para meia duzia de morcelas que comeriamos com uns belos grelos e batatas cozidas,entrecosto, entremeada e umas febras, para comemorar o nascimento deste Blog?

    Eu dou o vinho!

    ResponderEliminar
  2. Matança ou Matação?

    Diga-se o que se disser, o dia da matação foi sempre de festa para as famílias forninhenses, onde sobressaem as práticas alimentares, como a "sopa da matação".

    Com o tempo certos costumes e tradições vão desaparecendo, como o de substituir a palha pelo maçarico a gás para chamuscar o porco. Não há dúvida que a tradição fica a perder, mas a tarefa é facilitada.

    Para celebrar o nascimento deste blog sugiro também umas rabanadas ou "fritas" como se diz na nossa terra, que era sobremesa típica dos baptizados. Ficam por minha conta!

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos.

    Permitam-me fazer aqui uma correcçãozinha, isto quanto a mim, claro, porque posso estar enganado, mas, o mata bicho não era propriamente o pequeno almoço de hoje era sim uma “refeição” que antecedia o almoço daquele tempo, que era por volta das 8 horas, o mata bicho era normalmente uns figos secos e aguardente antes de sair de casa (nessa altura, quando nascia o sol já se estava no trabalho e só terminava já noite.
    Por ordem.
    Bata bicho - figos secos e aguardente.
    Almoço - chícharros com sardinha pequena ou ovos cosidos.
    Piqueta - (quando havia) omeleta de ovos e batatas albardadas
    Jantar - batatas cozidas com casca e carne de porco com bastante toucinho e caldo de feijão.
    Merenda - (só até ao S. Miguel) queijo da serra (do verdadeiro) chouriço também do bom.
    Ceia - arroz de couves e por vezes com bacalhau albardado.

    Agora digam lá se não se alimentavam bem nesse tempo!?

    Quanto á cabidela de coelho, já comi muita vez e garanto que é um bom prato. Já os grelos também se recomenda mas não é altura deles, mas o chouriço, entrecosto e morcela come-se bem sem grelos, também alinho.

    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  4. "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar!"

    A tradição é também a transmissão de valores, práticas ou costumes de geração em geração. Obrigada Sr. Eduardo por transmitir a sua sabedoria e as suas experiências. Que tal marcarmos a cabidela para o próximo dia 26 ou 27 de Dezembro?

    Quanto à expressão “matar o bicho” descobri que em francês há a expressão "boire un coup de gnôle pour tuer le ver" (beber um gole de conhaque para matar o verme, mas significa mais propriamente consumir bebida alcoólica em jejum). Portanto, não estamos sozinhos nisto hehehe.

    Se há quem use a expressão matar o bicho para se referir a tomar bebida alcoólica, há quem use a expressão matar o bicho ao acto de comer. Eu pensava que se referia ao acto de comer em jejum (pequeno-almoço/mata-bicho), que n´outros tempos se referia a umas azeitonas com pão e um copito de aguardente, mas pelo menu apresentado pelo Sr. Eduardo o manjar era bem melhor!

    Sr. Eduardo, outra expressão ainda muito useira é comer uma bucha ou buchita! Este termo refere-se propriamente a quê? Merenda ou ao que hoje chamamos de entradas?

    ResponderEliminar
  5. No meu concelho usamos muitas vezes a palavra FARNEL que no essencial refere-se a um lanchinho que levamos para os campos ou numa viagem, excursão por exemplo.

    ResponderEliminar
  6. Este blog tem o objectivo como já referi de retratar também de uma forma simples um pouco da história dos usos e costumes da nossa terra e das nossas gentes. Por vezes gosto de ouvir o que os mais velhos têm para contar e nunca pensei em escrevê-lo, apenas ouvir…muitas dessas vezes apercebi-me que a única coisa que me pediam (sem mo dizerem) é que os/as ouvisse. Às vezes ouve-se as histórias mais “recambulescas” que possam imaginar, mas contadas com imenso orgulho de quem as viveu.

    É muito importante dar oportunidade a quem tem muito para contar, pois podemos retirar muitas aprendizagens das coisas do passado que nos ajudam a viver o presente. Apenas tendo conhecimento de como era a vida antigamente nos é permitido dar valor ao que temos actualmente, e não sabemos dar esse valor, pois vivemos embrulhados em doenças modernas como o stress e as depressões, enquanto que antigamente tratavam-se estes "males da alma" com uma moda bem cantada enquanto se sachava uma leira de milho.

    Obrigada Sr. Tavares pela visita a este blog, vejo quem em Pedrógão Grande os costumes também são idênticos. Volte sempre, porque os forninhenses são pessoas que sabem receber bem:))Sabe que em terras forninhenses também se usa o termo farnel e claro está sempre composto por alimentos: chouriça, toucinho, azeitonas, ovos fritos e pão, que quer os pastores ou agricultores levavam para os campos, para se alimentar durante todo o dia.

    Cpts,
    Paula

    ResponderEliminar
  7. Olá a todos.

    Realmente, os hábitos alimentares de outros tempos não tem nada a ver com os actuais.
    O porco tinha de dar para o ano inteiro, frango? Nem os ricos o comiam, ou poucas vezes, galinha? Só para as mulheres quando tinham as crianças! mas havia sardinha salgada, chicharro e o fiel amigo (bacalhau).
    Mas vamos á bucha. Eu não sei bem de onde vem esta expressão, mas utilizava-se, e creio que ainda hoje se usa, quando o pessoal das obras, ao meio da manhã comem o seu lanche, ou seja; enquanto a piqueta se refere mais a uma refeição em conjunto, a bucha é mais individual, cada um tem a sua bucha, que levou de casa, hoje, já é mais moderna, (sandes e uma cerveja).

    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  8. E a sardinha era em muitas casas de famílias numerosas dividida em duas. Uns ficavam com a parte da cabeça e outras com a parte do rabo.

    Eu tenho primas, portanto, não foi assim há tantos anos, que ainda se lembram que no seu aniversário comia-se um ovo estrelado, isto aquelas que faziam anos depois da Páscoa, porque quem fazia nos meses antecedentes à Páscoa nem direito a um ovo estrelado tinham! É caso para dizer: "como os tempos mudaram".

    ResponderEliminar
  9. Na terra de meus pais o mata bicho é tomar um cálice da águardente ou um copo de vinho a meio da manhã, mas na vossa terra existe um dizer "fazer sussia" o que no meu entender é nada mais que juntar-se aos demais e com eles partilhar do momento que está a ocorrer nesse momento (convivio)
    Um abraço

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.