Seguidores

domingo, 19 de novembro de 2023

Jogo "Par ou Pernão"

Deixo-vos mais uma ilustração de Laura Costa que representa uma reunião familiar no campo. Laura Costa coloriu maravilhosamente o Portugal de 1940-1950.
À esquerda da representação está uma mãe, segurando um bebé que se encontra a dormir.
Do lado direito da representação, um jovem pega na mão de uma outra criança.
Na parte central, vemos duas crianças, a menina segura uma pinha e o menino parte pinhões contra uma pedra. 
Postal dos CTT (1944), retirado daqui


Como escrevi há uns tempos: Os pinheiros mansos eram espécimes raríssimos em Forninhos, só me lembro de um, frondoso, bonito e "de passagem" apanhar pinhas e comer aqueles frutinhos saborosos, mas ao encontrar este postal, impossível não lembrar os jogos duma infância muito feliz e diversificada, o nosso património cada vez mais imaterial.
- E se jogássemos, agora, ao par ou pernão?
Vamos lá. É um jogo simples, basta palpitar e acertar.

Material - pinhões, se não houver pinhões, pode ser utilizado um punhado de feijões
Terreno - qualquer terreno
Participação - Grupos de dois
Desenvolvimento - Joga-se com pinhões ou com feijões que se escondem no bolso, onde disfarçadamente metem a mão e tiram um certo número de pinhões, por exemplo 4; com a mão fechada, mas sempre com os dedos para cima, pergunta:
- Par ou Pernão?
Resposta: Par - acertou!
Se o número for ímpar, ganha quem apostou pernão.
- Não vale ir de mãos vazias!!

Feliz Dia dia Internacional do Homem para todos (hoje, 19 de Novembro)

16 comentários:

  1. Bons tempos desses joguinhos em família...
    Linda ilustração! beijos, ótimo domingo! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era desta boa maneira que as pessoas passavam os seus tempos livres. Se a televisão veio, retirar algum desse convívio, a internet acabou de vez com essas convivências.
      Bjs, tudo de bom.

      Eliminar
  2. Boa noite de domingo, querida amiga Paula!
    Gostei muito do jogo como pinhão, bela brincadeira que distrai muito a vida familiar.
    Tão bom quando tudo está ao ar livre e em paz!
    Tenha uma nova semana abençoada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como um postal simples pode trazer-nos tantas lembranças!!
      Ao olhá-lo, fui invadida por uma imensidão de recordações boas, do tempo de infância.
      Bj, boa semana.

      Eliminar
  3. Bons tempos dos jogos em família e longe das novas tecnologias.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda saborear, ao ar livre, pinhões, romãs ou outra fruta da época...
      Bom domingo Isa.

      Eliminar
  4. Boa Tarde

    .....
    Oh rato, que força é a tua ?
    Que furas a parede...
    A parede tapa o vento..
    O vento espalha as nuvens..
    As nuvens tapam o sol ..
    O Sol derrete a Neve ...
    E a Neve o meu pé prende ..

    Eu sou tão forte que
    Gato me come..!!

    Oh Gato , que força é a tua ?
    Que comes o rato ...
    O Rato fura a parede ..
    A Parede Tapa o Vento ...
    O Vento espalha as nuvens...
    As nuvens Tapam o Sol...
    O Sol Derrete a Neve ....
    E a Neve o meu pé prende ..

    Eu sou tão forte que o Cão me come ..!!

    Oh Cão, que Força é a tua ?
    Que comes o gato..
    O Gato come o rato ..
    O Rato fura a parede..
    A Parede tapa o vento..
    O Vento espalha as Nuvens..
    As Nuvens tapam o sol....
    O Sol Derrete a Neve ...
    A Neve o meu pé prende ..

    Eu sou tão forte que o pau me bate..!!

    Oh pau, que força é a tua ?
    Que bates no cão...
    O cão come o gato...
    .....

    E assim se passava uma tarde entre primos e Família em Criança

    Com meu Primo Luís e nos maravilhar com esta" lenga lenda"
    Afinal de contas VIDA.

    Abraço
    António Miguel Gouveia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sempre que aparecia uma joaninha?
      Era hora de lengalenga:

      Joaninha voa voa
      Joaninha, voa, voa
      Que o teu pai foi para Lisboa.
      (...)

      São intemporais as lengalengas tradicionais.

      Abraço

      Eliminar
  5. Boa noite Paula,
    por motivos vários, tenho andado afastada das redes sociais. No dia 1/11 estive no Cemitério de Forninhos a visitar os meus avós e tia, mas não pude ficar para a cerimónia dos finados... Hoje, vim aqui dar uma espreitadela e vi que o blog faz 14 anos, por isso, não queria deixar de lhe dar os parabéns e desejar-lhe força para continuar a alimentar o blog com assuntos sempre tão interessantes para todos, forninhenses e não forninhenses.
    Um beijinho e um abraço agradecido.
    Maria José Bernardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos parabéns e também incentivos!
      Este ano não fui lá nos finados. Já é quase Dezembro, e temos mais um Natal à porta, conto lá ir passar uns dias.
      A missão do blog vai-se complicando, por falta de materiais antigos, apesar da minha vontade de a continuar enquanto possível.
      Beijinhos e bom domingo.

      Eliminar
  6. Não conhecia o jogo! Bj e continue partilhando memórias que são verdadeiras relíquias 👏😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, este espaço nasceu para dar a conhecer a História, estórias e memórias de Forninhos.
      Bj, bom domingo.

      Eliminar
  7. Agradeço seu conteúdo instigante. Sua postagem ressoou em mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem outras no nosso arquivo, acessível a todo o momento.
      Bom domingo e...obrigada pela visita comentada.

      Eliminar
  8. Boa tarde Paula,
    Deixei escapar este post tão lindo!
    (Tenho aulas na univ sénior) e não estou tanto nos blogues;))!!!
    Estes postais já não são da minha meninice, porque escrevia ao meu pai que estava em Lisboa a trabalhar e já eram outros postais e volta e meia um ilustrado pelo aniversário dele, que adorava!
    Esse jogo é muito interessante. Não me recordo de na minha aldeia o jogarmos.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ailime,
      Os postais de Natal de Laura Costa foram publicados pelos CTT durante vários anos, na década de 1940, mas é com entusiasmo que hoje os descubro. Também ilustrou livros escolares e catecismos, etc...
      Acabei por associar este seu desenho que representa uma reunião familiar, ao jogo do par ou pernão, pela beleza e pureza.
      Boas Festas!

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.