Seguidores

domingo, 20 de março de 2022

Memórias 1961: A Escola Velha

Ora, aqui temos a "escola velha" caiada de branco e, embora não seja possível verificar, com metade do tamanho atual (pois sofreu um aumento do lado contrário há alguns anos atrás e foi construída uma cozinha do lado direito). 
Hoje é um Salão de Festas e é lá que a Junta de Freguesia de Forninhos tem a sua Sede.



Antes deste aspeto degradado, lembram-se os mais velhos que a escola tinha carteiras para dois alunos que tinham ao centro um tinteiro. A escola (não se dizia aula) começava às 09h00 e terminava ao pôr do sol, pois não havia elecricidade. A aldeia teve luz muito tarde, em Julho de 1959 é que foi inaugurada a luz eléctrica. Foi uma festa. Mas uma grande festa...
Em Junho de 1959 tinha sido inaugurada, maior, novinha, bem apetrechada e cheia de crianças, a escola nova, mas já tudo mudou, tanto que a escola nova também já passou à história, as crianças acabaram e fechou portas em 2006. Resta o edifício em degradação.
Lá está também a torre ou cabine da electricidade da aldeia e o Cruzeiro da Comemoração dos Centenários Nacionais, em Dezembro de 1940. Autênticos documentos colectivos que devíamos salvaguardar.
Soube a pouco a conversa...

Foto de João Albuquerque, 11-09-1961.

22 comentários:

  1. Lindas lembranças me trouxeste aqui com as velhas escolas, suar carteiras bem diferentes das de hoje, o porta tinteiros, tudo mais.Adorei! beijos, chica e feliz Primavera!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As carteiras eram tão resistentes que foram usadas por sucessivas gerações de alunos. Eu já estudei na escola nova e as carteiras também eram de madeira; tinham uma ranhura para colocar os lápis e as esferográficas e um buraco redondo para o tinteiro, mas na minha altura já não se usava o tinteiro.
      Lembro-me que madeira era perfeita para quem queria escrever com uma esferográfica ou lápis marcador, o seu nome próprio ou outro registo. Essas escrevinhações ainda hoje devem ser visíveis. O dramático é estarem há anos todas amontoadas num barracão😞
      Mas ainda não perdi a esperança de ver "a minha escola" tornar-se num Espaço Museológico afim de proteger objectos e avivar memórias.
      Beijos e uma linda nova estação para todos nós. Pena é ela não chegar da mesma forma para todos...

      Eliminar
  2. Recordar é uma forma diferente, mas bonita, de viver.
    .
    Domingo feliz … saudações cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo! Não é por acaso que existe a saudade. É que, apesar das dificuldades que muitos recordam viver nesses anos, o que fica, no final duma conversa, é mesmo saudade...
      Bom domingo.

      Eliminar
  3. Uma pena que a Junta de Freguesia, não cuide de um edifício que devia ser histórico.
    Abraço, saúde e boa Primavera. E já que ela nos trouxe a chuva tão necessária, nos traga igualmente a PAZ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve uma altura que Forninhos estava a ser "reciclado", o que era bom, já que aproveitavam da melhor maneira o património edificado da freguesia e com isso, poupava-se imensos recursos.
      A Sede da Junta, por exemplo, situa-se hoje na "Escola Velha" (a da foto), um imóvel que estava degradado, mas hoje está bem cuidado.
      Da Casa Paroquial fizeram um Centro de Dia.
      Um Centro antigo virou Casa Mortuária.
      Parte da "Escola Nova" chegou a ser a Sede da nossa Associação Recreativa e Cultural.
      Foi um tempo muito positivo para Forninhos.
      Depois...construiu-se um novo Centro de Dia e abandonou-se a Casa Paroquial e duvido que volte a ser a residência de algum padre!
      A Associação fechou portas e como já que não temos crianças suficientes para um dia a escola reabrir, antes que caia, podiam "reciclá-la".
      Somos uma freguesia que, Graças a Deus e aos nossos antepassados, possui muito património. Temos alguns imóveis que não estão a ser reaproveitados como deviam. Outras freguesias terão o problema de não os ter!
      O aproveitamento de espaços antigos foi no passado uma boa solução económica para a nossa Freguesia. Porque não há continuidade, francamente não sei...sei que dar vida aos espaços que anteriormente faziam parte do quotidiano dos forninhenses será sempre uma boa solução!
      E fico por aqui...
      Abraço e boa semana.

      Eliminar
  4. Boa Noite

    A Nossa Escola ..
    Que Tema de vida..
    Nesta Primavera ..
    Que Lição tão Bonita ..

    Boa Semana para todos .

    Abraço

    Antônio Miguel Gouveia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      O passado serve para nos dar lições e não voltarmos a cometer os mesmos erros!
      Um abraço e boa semana p si também.

      Eliminar
  5. A escola velha.
    Quase que cheguei a pensar num mundo de encantos, que por ainda tinha passado pelo menos na primeira, mas fui desenganado, passava, isso sim, de sacoicala às costas rumo à escola nova com os segredos dos mais velhos ali guardados.
    Da nova restaram heranças, mas a velha tinha a precisão no aprender nos filhos da terra e se possível, até à quarta classe, coisa rara.
    Que eram muitos na velha, diz-me quem lá andou ao tempo, rapazes e raparigas, mas alguns tinham de ajudar nos campos e aos poucos, iam abalando, tal como o caso de uma senhora que aquando lhe faleceu o pai e tinha acabado a terceira, teve de abandonar e chorava com saudades da escola e das regentes.
    Dizia-me ter mais saudades do giz, de ir ao quadro fazer contas, tal como na pedra de lousa escrever os deveres e os levar para casa, pois coisa séria, era o caderno de escrever com caneta de tinta de aparo, mergulhado no tinteiro.
    Como deve ter sido bonita esta escola...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O trabalho do menino é pouco mas quem o perde é louco". Por tal, uns nunca foram para a escola, outros, antes de entrarem na sala já tinham ordenhado as ovelhas...cabras...vacas...quando acabava a escola também tinham de ir para o campo ajudar os pais. No meu tempo ainda era um pouco assim. Só estudar sem fazer mais nada, não cabia na cabeça dos nossos pais.
      A escola era bonita.
      Da velha só me lembro vê-la a cair de podre, mas quem lá andou, como essa senhora, que creio foi a tua mãe, lembram de muita coisa.
      O meu pai lembra muitas vezes a professora Fernanda que era de Dornelas. O meu tio António Cavaca falava da professora Ema (que veio a ser a madrinha de batismo da minha mãe).

      Eliminar
  6. É obrigatório salvaguardar este património para memória futura
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O edifício da foto já foi reciclado, mas da escola nova podiam fazer um espaço com memórias e com a história da escola e manter a sua "fisionomia".
      Boa semana.
      Abraço.

      Eliminar
  7. A vida também se faz de memórias...
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade.
      Da mesma maneira que o homem muda sem deixar de ser ele mesmo, assim a história duma aldeia avança (ou devia avançar) sem deixar para trás o passado.

      Eliminar
  8. Ainda hoje passo pela "escola velha" onde um dia dei aulas!
    Obrigado por dar a conhecer e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E os ex-alunos da Gracinha vão sempre lembrar-se de si, porque os/as professor(as) das primárias, são um dos quatro pontos cardeais das nossas vidas.
      Boa semana!

      Eliminar
  9. Coisas antigas nos fazem trazer à memória boas sensações, tantas vezes. Hoje tudo é bem diferente, mas o que ficou para trás tem o seu valor. Gostei de ver e saber da escola velha.
    Boa semana.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo mudou!
      Já se passaram muitos anos, Anete!
      Boa semana.
      Bjs

      Eliminar
  10. Boa tarde Paula,
    Gostei de ver a fotografia da vossa escola onde funciona a Junta de Freguesia e o cruzeiro.
    Pena a escola nova já estar degradada.
    A escola da minha aldeia que, apesar de já ser muito antiga (escola dos meus pais e da minha primária) não estava degradada, foi adaptada recentemente a Museu funcionando lá um Núcleo Museológico relacionado com as artes do rio Tejo!
    Um dia, quando tiver oportunidade, quero ver se vou lá e tiro fotografias para partilhar. Quando vou visitar a minha mãe (as visitas são de tarde) coincidem com os horários do Núcleo e ainda não deu para lá ir. De manhã o Núcleo está encerrado, o que tem dificultado a minha visita.
    Desejo que na vossa terra surjam pessoas com carisma e boa vontade para fazer os melhoramentos que desejam.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ailime,
      Não deixa de ser curioso que a restauração ou reabilitação da escola primária que se encontra há muito fechada e em adiantado estado de degradação, seja uma presença habitual entre as promessas eleitorais das forças partidárias que se têm apresentado a votos para a Junta de Freguesia de Forninhos há vários anos, porém, até hoje, tudo permanece na mesma e nem o esboço de um qualquer projecto se conhece!
      Quem dera um núcleo representativo da memória da aldeia, destinado a todo o público!!
      E há tantos objectos representativos da vida diária da aldeia e
      também espólio documental, documentos antigos, alguns recolhidos na Torre do Tombo, fotos, livros, etc...
      Será sonhar demais? Acredito que não.
      Parabéns às gentes da sua aldeia.
      Beijinhos.

      Eliminar
  11. A passar por cá para desejar bom fim de semana!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, igualmente, bom fim de semana!

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.