Seguidores

sábado, 22 de maio de 2021

Vem aí o Espírito Santo

No dia 24 de Maio já haverá missa na capela, mas ficam a falar os "Votos" do Espírito Santo, os pic-nics e os bailes. No entanto, como temos em arquivo desde que há Blog, muitas imagens da festa podemos recordar e rever o nosso/vosso passar pelo tempo e ver como crescemos todos, mas nos mais novos nota-se mais como esta 1ª que foi da festa de 2010:


Apesar de haver que comer e beber com fartura no recinto da festa, algumas famílias levavam "almoço", quase sempre convidavam amigos e familiares de longe ou de outras terras ali à roda e comiam ao redor da capela e por ali ficavam até à hora de merendar. Outras já iam comer a merenda em casa. 
Na véspera era uma azáfama a fazer a merenda: tudo do melhor que era dia de festa!! 
Se há tempo revejam mais umas imagens que valem mais que mil palavras e abraçam a saudade. 


E muitas mais há para rever, basta procurar no índice que está organizado por temas ou por ano civil.
Tantos já nos deixaram...

Com cuidado, façam a festa possível e para o ano que volte a tradição.
Bom Espírito Santo 🕊️

19 comentários:

  1. Boa tarde boa festa e tradição com todos os cuidados necessários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, porque a capela é pequena, era preferível passar o lugar da missa para uma campal.
      Todos os cuidados são poucos..

      Eliminar
  2. Como é bom para os daí rever as festas, pessoas ,matar saudades... Desejo que a festa desse anos possa acontecer lindamente e com cuidados. bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, chica!
      Foram anos saudáveis e coloridos como as imagens mostram, pena o luto pelos já falecidos.
      Olhar estas fotos faz-me pensar muito sobre a vida e como a nossa passagem é curta.
      Bjs e bom domingo.

      Eliminar
  3. Olá, querida amiga Paula!
    Nosso ser hoje abraça aos Dons do Espírito Santo.
    Gosto muito e sinto saudade das festas do Divino. Da Vigília de Pentecostes.
    Aí, tudo muito organizado e bonito, mesmo revirando festa passada.
    Amo a Vinda do Santo Espírito, querida.
    Tenha um domingo abençoado!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem sombra de dúvidas, tudo muito organizado, bonito e, acrescento, admirável pela imponência, grandeza e respeito!
      Para mim, a festa do Espírito Santo é a festa mais bonita que temos, porque é realizada com mais compustura, devoção e respeito como deve ser nestes momentos.
      Admirável!
      Bjs e bom domingo.

      Eliminar
  4. Com o Covid teve-se de interromper estas belas tradições que era um espaço de convívio e encontro.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a fé no poder divino e dos santos acho que continua. Há dias o Papa Francisco pedia a união dos povos numa oração pelo fim desta pandemia. Só por isso era bonito os povos unirem-se, tal como o fizeram na Era de 1720 quando uma praga de gafanhotos destruiu todas as searas.
      Abraço e bom domingo!

      Eliminar
  5. Recordar coisas bonitas e alegres assim FAZ MUITO BEM!
    Que venha o tempo de celebrações mais livremente outra vez. Enquanto isso, aguardamos com a ajuda do Espírito Santo e nos consolamos também.
    Boa semana. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Recordar é Viver" ainda mais actualmente que não pode haver procissões nem ajuntamentos.
      Felizmente estas fotos já ilustram um tempo e uma forma alegre de encarar a vida, porque as condições materiais de vida melhoraram bastante, o que tem aliviado os povos do sofrimento a que estiveram sujeitos noutras épocas.
      Boa semana, bjs.

      Eliminar
  6. Mais de uma década de coisas por aqui escritas, centenas de milhares que por aqui passaram, na curiosidade de saberem coisas da nossa aldeia, a caminho de um milhão, sinal que temos algo de bom, coisas nossas bonitas,
    contos, lendas e estórias amargas, coisas que poucos vão contando, para tais basta os caminhos da da fé...
    Mas...
    Tanta a gente que já partiu, olho as fotos e recordo e percebo que a vida pouco dura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelas noticias de falecimentos que temos tido, a nossa terra está bem pior que aquela aldeia do norte da "A História da Minha Vida" do Raul Solnado; essa aldeia tinha uma característica: a população nunca aumentava, quando nascia uma criança fugia um homem...
      Vá lá que este ano, neste mês de Maio, para alegria da família e de Forninhos nasceu a Sofia!
      Aproveito para dar os Parabéns aos papás e avós pelo nascimento desta menina, com votos de que a vida lhe sorria sempre...

      Eliminar
  7. Uma celebração que também é um convívio familiar!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um convívio familiar que o covid adiou quem sabe para tarde demais, porque hoje estamos cá; amanhã, não sabemos.

      Eliminar
  8. Boa tarde Paula,
    Hoje então já houve Missa do Espírito Santo! Muito bom!
    Pelas fotos nota-se perfeitamente a grande adesão do povo a essa Festa tão especial e como era ocasião de confraternização com as merendas e os bailaricos.
    São momentos que decerto ficam na memória de quem os viveu e dá testemunho!
    Gostei imenso de ver a alegria do povo de Forninhos.
    Que no próximo ano possam regressar os convívios que tanta falta fazem.
    Um beijinho e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, confirma-se, houve Missa na Capela!
      Para o ano, oxalá comece com as procissões e termine com o bailarico!
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  9. Olá Boa Tarde

    O Papa Francisco acaba de ter um momento incrível que está a circular na NET .
    Dois padres brasileiros pedem ao Santo Padre para rezar pelo povo brasileiro .
    O Papa Argentino ao seu jeito disse que os brasileiros não têm salvação possível .
    É muita cachaça e pouca oração.
    A rir .Claro.
    O Santo Padre certamente vai rezar pelo imenso Brasil.

    Eu sempre olhei para as pessoas de Fé com respeito . Aprendi assim.
    Acredita a nelas .
    Achava que a Fé nos ajudava nos bons
    e mais momentos ...
    Mas ter Fé não ir á missa !!!
    Rezar . Andar atrás dos padres !!
    Ir á Aldeia no Divino Espírito Santo.
    Não . Fé é muito mais que isso.

    As maiores atrocidades da minha vida ( FAMILIAR ) foram cometidas por pessoas de Fé que vão ou iam á missa
    aos Domingos ...

    Eu jamais entraria na casa de alguém que se tivesse a divorciar para sacar tudo a seu bel prazer por vingança da outra pessoa no processo ....não faria isso nunca !!!

    Porque é crime e tenho Fé .Boa Fé.
    Equilíbrio qb.

    Eu jamais esperaria que pessoas de Fé que vão ou iam á missa aos Domingos que vão ou iam á Aldeia com ar sonso e hipócrita me tivessem feito tanto mal.

    Perdoai - lhes Divino Espírito Santo
    e dá - lhes o que eles merecerem.

    Não sendo nenhum Santo .
    Faço o Bem quase todos os dias na cada vez mais difícil e dura vida na Cidade .Na miséria levanto quem cai e me pede uma carcaça a meu lado..

    Sinto - me bem assim .
    Tenho Paz e Fé de que se fiz pelo
    Bem o Bem se cruza no meu Caminho.

    A minha Fé dá - me isto !!!...
    Á missa já não vou há quase três anos .
    Talvez por medo de me encontrar com algum sonso que me roubou o meu suor e anos de sacrifícios .

    Perdoai - lhes Santo Divino Espírito Santo .

    Abraço
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos ainda hoje marcam presença na Festa do Espírito Santo e a de Nossa Senhora dos Verdes, levados pela fé ou apenas pela tradição, mas bem sabemos que a fé duma grande parte é andar a bater com a mão no peito e dizer muitos Pai-Nossos e Ave-Marias...
      Sabe, nestas coisas da fé, há de tudo...há os que creem na lenda da Senhora dos Verdes ou outra lenda, sem questionar, e há aqueles que não creem, mas acreditam na oração colectiva a Nossa Senhora dos Verdes e acreditam nos santos protetores, por exemplo, em Santa Bárbara para nos livrar das trovoadas. Mas a fé não pode ser só baseada no medo ou nos perigos, digo eu, que também não sou nenhuma Santa e não faço mal a ninguém.
      Bom fim de semana.
      Um abraço.

      Eliminar
  10. Bom dia

    A Paula e o Xico e quem conhece Lisboa,com a Crise Pandémica percebe o que digo.

    Por incrível que pareça anda tanta gente perdida na Cidade. Com Fome .
    Com Frio . A dormir na rua.

    Ha dias eu e a minha Ana fomos de carro dar uma volta .Com cobertores no carro .Casacos .Não precisamos de chegar á baixa . Na zona do Beato um casal que ficou sem trabalho .
    Ele com garrafões de água a ajudar a companheira a lavar o cabelo .
    A tomar banho ..
    Aquilo impressionou-me.
    Voltados para o rio . Na marginal.
    Ali vivem . Num recanto abandonado de um prédio devoluto.
    Levamos casacos .
    A senhora humildemente disse que um dos casacos não lhe servia .
    Não quis ficar com ele..
    Demos a outra senhora na Almirante Reis . Moribunda.
    Com palavras de conforto .
    Também se ajuda .
    Tem sido assim quase todos os dias.
    Por isso digo que a Fé , a minha Fé é dar aos outros um pouco do que tenho.
    E como tenho trabalho , comida e Família , Saúde, olho para isto com
    Seriedade . A Oração faço - a á minha maneira . Não vou á missa porque os cínicos da Minha vida , os ladrões , os falsos estão lá de mão no peito .

    Retribuo de outra forma ....
    Olhando para a Miséria que me rodeia. quando uns simples sapatos
    que já não uso servem para
    alguém que vive em frente de mim.

    Como é possível milhares olharem para o lado e nada fazerem .
    Pessoas que passaram 10/15 anos
    a olhar para a TV a criticar tudo e todos , a apontar o dedo .
    Nada fizeram .Nada .
    Só pensar na vida alheia ...

    Criticar é fácil . Acusar o Estado
    de ser o culpado . quando o Estado somos todos nós.

    Isto na semana em que Bispos portugueses denunciam que já podem
    ajudar mais quem lhes bate á porta
    do Alentejo aos Açores . Do Minho
    ao Algarve .
    Dá que pensar ...
    Por isso que me perdoem , respeito
    a Fé das pessoas , nem sou capaz de
    atrever - me a julgar seja quem for.
    Mas..
    O Ritual da Fé ás vezes está parametrizado e isso dá que pensar.

    Porque se a Fé de todos nós fosse
    verdadeira não seria preciso Tribunais e Polícias . Crianças sem
    Pai e Mãe . E gente á fome.

    Cálculo que algo esteja errado...

    Para quem viveu na fartura e foi roubado por homens e mulheres que
    vão á missa ou iam .

    Agradeço aos mentores deste Blog me deixarem escrever isto .
    Penso que não ofendo ninguém.
    Apenas quero contribuir para o debate ...

    Bom fim de semana .
    MG

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.