Seguidores

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

9.º Aniversário

Quanto anos tenho?
Tenho a idade em que as coisas são vistas com mais calma, mas com o interesse de seguir crescendo.
Tenho os anos em que os sonhos começam trocar carinhos com os dedos e as ilusões se transformam em esperança.
Tenho os anos em que o amor, às vezes, é uma chama louca, ansiosa para se consumir no fogo de uma paixão desejada. E em outras, uma corrente de paz, como um entardecer na praia.
Quantos anos tenho?
Não preciso de números para marcar, pois meus anseios alcançados, as lágrimas que derramei pelo caminho ao ver meus sonhos destruídos... 
Valem muito mais que isso...
O que importa se faço vinte, quarenta ou sessenta?
O que importa é a idade que sinto.
Tenho os anos que necessito para viver livre e sem medos.
Para seguir sem temor pela trilha, pois levo comigo a experiência adqirida e a força de meus anseios.
Quantos anos tenho? Isso a quem importa?
Tenho os anos necessários para perder o medo e fazer o que quero e o que sinto.

Autoria desconhecida -falsa atribuição a José Saramago

Escolhi este texto para definir o percurso e o estado de maturidade a que chegou o "novo" Blog dos Forninhenses.
Durante estes nove anos muita coisa se escreveu, História local, estórias populares, tradições, poesia, vivências, divulgação de património e eventos, notícias da minha terra...boas e más...
Ao comemorar nove anos de Blog, venho lembrar a todos que para compreender o presente é preciso primeiro conhecer o passadoEntão, a prenda que vos deixo são duas fotos do antigamente, tiradas durante o período da Guerra do Ultramar.


15 de Agosto de 1969

O terço era rezado com devoção pedindo protecção de Nossa Senhora à freguesia, para que os seus soldados regressasem vivos.
Cantavam "Faz com que a guerra se acabe na terra..." "Pelos soldados que à guerra vão, Senhora escuta a nossa oração".
Quatro soldados morreram; aquando desta procissão o primeiro já tinha falecido, a 22 de Agosto de 1961.


Os homens fardados são agentes da GNR, pois nesses anos era obrigatório comunicar às autoridades todas as festas que se realizavam e assim sendo estariam presentes para evitar desacatos, controlarem o lançamento de fogo, evitando incêndios iniciados por foguetes.

2009...11-09, há datas que não se esquecem...2018

PARABÉNS A TODOS OS QUE FESTEJEM CONNOSCO

Há muita gente que me diz que lê o que aqui se escreve e mostra (até têm o blog como um livro de cabeceira), mas não colabora, nem faz comentários, simplesmente porque dizem não ter jeito para a escrita, o que é uma pena, porque fica a ideia de que tudo isto se passa entre mim e o XicoAlmeida e mais alguns/algumas colaboradores. E isto não é verdade, pois o Blog tem muito maior plateia de leitores e visitantes e sei que há muita gente de Forninhos com capacidade que poderia colaborar, mas como têm medo de represálias...
As acções ficam com quem as pratica.
Como já escrevi, encaro esta tarefa como um trabalho cívico, é a minha contribuição para um Forninhos melhor, mais genuíno, mais justo (e tenho a noção do quão reduzido é este meu contributo e do XicoAlmeida). Não inventem mais...que nada fazemos em prol da nossa terra, porque a aldeia de Forninhos não nasceu no ano 2009...nesse ano apenas nasceu um novo Blog e foi após o seu aparecimento que começaram a dar importância e alguma atenção às nossas tradições, ao nosso património, à nossa História Colectiva, ao Forninhos antigo, aquele que era a preto e branco e de que gostam tanto...agora!
Afinal valeu a pena o nosso "não fazer nada"!
Seja qual fôr o futuro "Dos Forninhenses", o que se conseguiu, ultrapassou tudo o que se pretendia no projecto inicial, até porque o Blog é feito a mais de 300 km de distância de Forninhos e a distância não ajuda a publicação dos acontecimentos "on time", mas onde quer que estejamos, é evidente para todos que esta página é uma forma de conservamos a nossa identidade.
É tudo.
Amanhã, cá estaremos no lugar do costume, com todos aqueles que gostam de viajar no tempo, recordar quem já partiu e que nos é tanto, sempre em prol da divulgação da história e da gente antiga da nossa terra.

26 comentários:

  1. Parabéns. Que venham muitos mais para nossa alegria. Sabe que casei no dia seguinte àquela procissão? É verdade. E só não casei nesse dia porque naquele tempo o registo não funcionava aos domingos e feriados.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira, aquele que veio a ser o meu pai estava na Guerra no dia 15 de Agosto de 1969; o meu pai andou por lá quase 26 meses!
      Obrigada pelos Parabéns dirigidos ao Blog que são obviamente extensíveis a todos os colaboradores e leitores.
      Abr/Bom fds.

      Eliminar
  2. Parabéns por tão bela idade que vos permite perder o medo ... dizer o que presenciam e transmitir o que sentem !!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Transmitimos sempre os pensamentos em que acreditamos; de joelhos perante Deus; perante os homens, nunca. "D. António Ferreira Gomes" antigo Bispo do Porto.
      De maneiras que é assim...
      Bjo e obrigada Garcinha por comentar. Se houve ano em que o Blog dependeu dos bloggers, foi este.

      Eliminar
  3. Adorei o texto inicial e deixo os PARABÉNS e desejos de ler muitas histórias e fatos de Forninhos por aqui! Mais e mais anos a festejar! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns a nós e a ti "joaninha" que nos visitas há anos, pois este blog já não é novo, já atingiu a maturidade; não esquecer que em Julho de 2011 já dava os seus primeiros frutos, a saber:
      1) Forninhos homenageava os ex-combatatentes da Guerra do Utramar e 2) "Forninhos parou num tempo antes": as suas gentes retratavam as artes, ofícios e profissões antigas da terra que os viu nascer.
      Venham então mais anos e outros contributos.
      Beijos.

      Eliminar
    2. Ah! O texto inicial é um texto extraordinário, em muitos aspectos. Não foi escrito para o Blog, mas acho que ficou aqui muito bem :-))
      Beijo, beijo.

      Eliminar
  4. Olá, Paula e Xico! Os meus parabéns pelo blog! Puxa, quase uma década; gosto sempre de saber de Forninhos e também de vocês!...
    O texto é muito bom, li e reli! Trouxe uma reflexão agradável e fortalecedora ao meu coração...
    O meu abraço de aniversário 🎁! Mais e mais inspirações, queridos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu já o li e reli várias vezes.
      Este foi o ano da maturação e eu nunca pensei chegar tão longe, no tempo e em termos de qualidade e, diga-se, desconhecia a carga de trabalhos em que me estava a meter ;-) mas valeu a pena.
      Um abraço e obrigada pela sua presença assídua.

      Eliminar
  5. Faz hoje nove anos que aqui me iniciei a convite da Paula. Aceitei esta demanda, abracei a Causa de dar o meu contributo para não deixar esmorecer e morrer de morrer Forninhos das suas lembranças, sua história que se alicerça em maneirismos remotos de gentes trabalhadoras e honradas, mesmo que os seus sapatos fossem apenas e só, a sola do pé descaço que trilhava o chão ora geado ou tantas vezes escaldante.
    Assim tem sido o percurso difícil deste Blog que no meio de tantas "pedras" atiradas ao longos destes anos, resistiu ao ponto de não nos conseguirem escorraçar para apagar a memória até dos seus próprios e por tal muitos debandaram para abraçar a causa do interesseiro populismo barato a troco de meia dúzia de caroços de azeitonas chocas. "Só faz falta quem cá está" e esses são muitos os que nos apoiam, basta ver as centenas de milhares de visualizações e comentários de tantas partes do mundo que mais reforçam a coragem e força para se continuar a "fazer" e de modo gracioso, a verdadeira história da nossa terra. A sua obreira, Paula Albuquerque, hà muito que merecia um agradecimento público pelo que tem dado à sua/nossa terra, mas esses estão reservados para os mentores de pedras e tijolos, a cultura da escrita, quantos menos souberem, menos incomodam.
    Tem sido assim esta luta de por um lado dexar registos do passado para presentes e futuros, por outro um "abre-olhos" para que muitos não se verguem ao caciquismo.
    Por tal, vamos continuar a caçar nesta terra velha de coisas do tempo que nos contaram e contam, outras que se procuram e desenterram para ler, estudar, sentir saudade e guardar e isso é muito importante para um povo se sentir mais feliz e orgulhoso.
    Um grande Bem-Haja Paula!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando, em Outubro de 2009, te expliquei este projeto logo me incentivaste a avançar, pois a ideia tinha pernas para andar, bastava fazer diferente, retratar as nossas tradições.
      Com naturalidade decidi que a gestão do Blog não devia ser individual e foi assim que tivemos um grupo de contribuidores em prol da divulgação da história e das gentes da nossa terra. Depois, debandaram...
      Claro que fazem falta e até tenho saudades de alguns que, por razões várias, têm aparecido raras vezes.
      Mas sei (todos sabem) perfeitamente que houve 2 a viver fora que se aproveitaram do Blog para serm conhecidos em Forninhos, ainda não percebi bem porquê e fico triste por haver pessoas ligadas a Forninhos assim: interesseiras e falsas.
      Já ambos estarem ligados às terras onde nasceram ou foram criados não me faz fraterna!
      "Só faz falta quem cá está" (bem dito!).
      Quanto ao agradecimento público, comparo-o à cobertura da fonte da Lameira.
      Aquela cobertura não virá abaixo enquanto viver a pessoa que a mandou edificar. E, enquanto Forninhos fôr "mandado" por essas pessoas que não têm coragem de o fazer já, também o Blog não terá o reconhecimento que lhe é devido!
      Vamos continuar.
      Parabéns, Xico! Muito Obrigada pela tua contribuição e incentivos, às vezes é mais chato que a sarna, mas o teu amor a Forninhos é Grande.
      Beijo.

      Eliminar
  6. Quantos anos tem o tempo
    Quantos anos a gente tem
    Além dos destinados
    Por deuses ou por diabos
    Não ao contento de alguém
    Remedeiam-se suas dores
    Com receitas milagrosas
    Feitas de mezinhas caseiras
    Não sendo flores eram rosas
    E por aqui fomos indo
    Ao longo de tanto tempo
    Sem ver o tempo passar
    Chorando e rindo...
    Para ter coisas a dar
    Claro que o tempo era duro
    Mais feroz que uma mó
    Que ia rilhando o grão
    Por vezes duro de moer
    Mas sempre havia um luar
    De tão celeste e tão puro
    Que nos libertava do dó
    Bonito é estar feliz
    Como um lameiro lavrado
    O ganau acomodado
    Tudo o resto que se diz
    Venha do mal o diabo
    Ao blog dos forninhenses...

    (xicoalmeida 2018)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bonito!!!
      Tudo o resto que se diz, são justificações a mais...e quem muitos se justifica...
      Quanto a nós, a solução é fazermos cada coisa o melhor possível, sem esperar que os outros o façam.
      Já olhaste bem para as fotos?
      Na 1ª foto não está lá a tua prima Luz e a Agostinha Carvalho?
      E na 2ª foto?
      Será a Banda Filarmónica de Vilar Seco ou a de Vila Cova à Coelheira?
      Este Blog já deu muito futos, mas ainda não conseguiu que os andores voltassem a ser transportados com a dignidade merecida.
      Tive esperança quando fui mordoma em 2013.
      Se ainda houver espaço (parede) também vou querer um quadro meu na capela com fotos de procissões antigas, do tempo em que os andores eram carregados ao ombro de pessoas e raparigas.

      Eliminar
  7. Parabéns !!! Aos obreiros deste BLOG ..
    Saûde e Coragem....

    A escrita é uma " arma " poderosa. Nem todos sabem intrepertar
    entender, avaliar, perceber o contexto.
    Um ponto ou uma exclamação mudam o sentido da intenção de quem
    escreve. Eu gosto de escrever mas não sei escrever. Não tenho
    formação Académica, mas tenho o dom da palavra, sou um grande
    comunicador , e , por isso uma carreira fulminante nas vendas
    sempre com grandes marcas e produtos a ajudar-me !!!
    Dou imenso valor , por isso , aos mentores deste BLOG , pela
    CORAGEM/ EMPENHO/ RIGOR e pela PERSISTÊNCIA.

    Participo neste BLOG porque quer a PAULA , quer o XICO me acarinharam e aceitaram , tal como o HENRIQUE , perceberam
    que FORNINHOS fez parte de uma etapa da minha vida ( 89/2006)
    e que desde a minha decisão a 9 Julho de 2006 no Serrado ,
    nada mais foi igual na minha CAMINHADA . No entanto, contra
    " ventos e marés " foi CRESCENDO com este Blog aprendendo a
    a CULTIVAR-me , a entender que a revolta, o ódio , o massacre
    que o Julio " Grilo" e Comp. Lda me imprimiram fazendo- me
    perder o contacto com os MEUS FILHOS - NETOS DE FORNINHOS ,esse
    ódio, massacre , revolta , têm afinal factores históricos, sociais e conjecturais que marcam gerações até aos dias de hoje.

    Este BLOG é , pois , uma forma de REAVIVAR , de RENASCER , de
    RENOVAR esse ORGULHO perdido pelo desgaste da VIDA , pela Morte
    e abandono de UMA VERDADEIRA HISTÓRIA ,que só alguns têm coragem de contar !!!
    Já te perdoei pobre JÚLIO .Graças a este BLOG.
    Ao menos uma vez de mim me abeiraste para eu não escrever aqui
    aquilo que sempre falaste do teu pobre avô !!
    Fragilidades e medos todos temos.
    Só foi pena que essa GENTE DO PASSADO mesmo com as suas birras
    e bebedeiras não estivessem em Agosto de 2006 na R Luis de Camões , ao Infantado em Loures. Certamente FORNINHOS estaria
    bem mais, bem melhor representado. Não destruiriram assim,
    num ápice , 15 anos do meu suor...só porque esgotei o tempo de
    partilha com uma neta da aldeia...
    Enfim..passou..

    A todos os FORNINHENSES um apelo : Aproveitem !!!
    Poucas aldeias e terras , lugares ou Freguesias têm uma Paula
    Albuquerque e um Xico Almeida.

    Quero sublinhar que ADORO FORNINHOS e sem traumas ou vaidades
    não misturo uma ovelha com um rebanho , nem " Cabaças " com
    Coragem e Transparência !! Quem me conhece sabe que onde está
    um beirão eu paro, aperto a mão , sai naturalmente um bom pedaço
    de saudade !!
    Eu SOU metade ILHÉU..metade BEIRÃO !!
    Vivo com a BEIRA ALTA todos os dias.Durmo com ela.
    Com a neta da Ti Adélia.

    Obrigados pela oportunidade e partilha.
    Daqui a 9 anos ...que aqui possamos estar !!
    Seria maravilhoso.
    VIVA a FORNINHOS

    Abraço
    MG

    ResponderEliminar
  8. Erro
    .".. te abeiraste .." e não "....me abeiraste.."

    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo o porquê de não querer que se fale do avô (ou avó), quando depois tanto teatro e encenação há à volta da terra dos seus!!
      Alguma coisa não vai bem...
      OBRIGADA MG e continue a brindar-nos com os seus comentários se isto lhe dá prazer.
      Uma das virtudes do homem é ter a capacidade (e a necessidade) de partilhar com o seu semelhante os momentos melhores ou piores da sua vida. Uma caraterística dos animais gregários.
      Nós iremos continuar a ajudar os forninhenses a reforçar os laços afetivos com as suas origens, ainda temos muito caminho para andar...
      Quanto ao "cultivar", a criação de hábitos de consumo de cultura foi também um dos motivos que me levou a criar este blog, pois Forninhos, como comunidade, andava por caminhos errados, melhorou, mas ainda há muito lugar vazio e não são só os bancos da igreja!
      Na altura, cheguei mesmo a escrever isto:
      "Este blog é pois também uma iniciativa cultural e educativa. Que sirva para motivar também OUTROS no empenho e desenvolvimento intelectual".
      Houve um "contribuidor" que levou tão a sério esta frase que disseram-me que agora anda a dar lições de literatura, de bom português, não era bem isso o que se pretendia, como vc acima disse:
      "Nem todos sabem intrepertar, entender, avaliar, perceber o contexto.
      Um ponto ou uma exclamação mudam o sentido da intenção de quem escreve".
      Vamos continuar a nossa luta deixando as tristezas de lado.
      Um abraço e boas continuações bloguistas.

      Eliminar
  9. Sabe a Paula ,todas as comunidades, aldeias,lugares ,familias,
    têm os seus segredos. As suas vergonhas aos olhos dos outros.
    Criam-se mitos. Elevam-se silêncios.Vocês aqui têm aberto o
    caminho dificil de descobrir as ORIGENS ,AS VOSSAS ORIGENS ,
    Dignas, extensas, fortes . Laços comuns de estórias arrepiantes.

    Na minha familia acontece o mesmo. Segredos. Vergonhas. Traições. Partilhas. Enfim. Ninguém foi preso é verdade !!
    Mas deu para pôr tudo e todos ao barulho.
    Quando meu avô FRANCISCO fez 50 anos de casado , meu pai José
    ia levando uma sofa. Foi aos registos e descobriu que sua Mãe,
    miha Avó Bela foi para o altar grávida em 1935 do seu 1 filho.
    Era um segredo muito bem guardado. Francisco e Bela estão na
    Eternidade e provavelmente esse longiquo almoço nos anos 80 foi
    dos momentos mais altos da nossa FAMILIA,enquanto FAMILIA unida.
    Eu saio a minha MÃE , Maria , que sempre denunciou injustiças,
    era critica, frontal,sincera, humilde, honesta e senhora de Fé.
    Sempre quis o " pessoal" unido , mas um dia ia dando um raspanete num genro que ao que parece comportava-se mal !?

    Dos " Grilos" de FORNINHOS não falo. Mas que Júlio Almeida tem
    " pânico " tem . Pois , enquanto foi meu sogro bem se gabou
    da " obra " de seu avô !! Cobardia não se paga com cobardia e
    por aqui me fico ...Se Maria não tivesse " partido" naquele Natal quando eu estava em Forninhos, Júlio e Comp .Lda tinham
    tido uma oposição de esquerda, frontal , de punho , e os três
    inocentes não teriam perdido o PAI...

    Bom , PAULA , desejo-lhe saúde e capacidade para continuar.
    Com o XICO ALMEIDA , e todos os que NÃO TÊM VERGONHA de serem
    filhos, netos, bisnetos de quem são !!!
    Eu não tenho.Nunca vou ter.
    Sou neto de MACHICO e do ARCO de S.JORGE e dos dois lados conquistei esse apelido que me leva ao SUCESSO : GOUVEIA.

    A minha sobrinha Joana ,neta da Beira Alta quando liga cá para casa pergunta : " Tia , onde está o Gouveia ?? .."
    Quando eu tiver 60 ainda é uma criança .Digam lá se vale a pena
    chamar nomes ao pobre JULIO que me roubou uma filha, que dizem
    ser minha e se chama LAURA ...quando quem a gerou esconde no
    Face que ALMEIDA era seu avô ??

    Parabéns.
    Obrigado pela oportunidade.
    VIVA A FORNINHOS
    MG

    ResponderEliminar
  10. Erro
    .."sova"..e não "sofa"..
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei disso. Mas eu sempre gostei de história, ainda mais da terra que me viu nascer e as estórias dos nossos antepassados, as estórias da minha aldeia de tempos idos, deixam-me encantada e não envergonhada. São estórias que aconteciam por outras zonas do país.
      Um dia ainda hão-de ser ilustradas e editadas para memória futura. Nem sei quando, nem sei como, só sei que vai acontecer.
      Há dias publiquei a estória do "argentino" para ver o que dava e correu bem, sem polémicas à sua volta. Mas sabe como é, todas as famílias são diferentes e algumas podem não achar piada. Logo se vê...
      Bom S. Martinho.

      Eliminar
  11. Muitos parabéns para o blogue e gostei bastante do que li.
    Um abraço e bom Domingo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou um daqueles que não gostam de escrever mas deixo sempre uma mensagem e é um prazer visitar o blog.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Pois, não custa nada deixar uma mensagem.
      Olhe que até já me tiraram fotos para emoldurar e nem burra tu água!
      Mas as acções ficam para quem as pratica.
      Um abraço e obrigada pelos parabéns.

      Eliminar
  12. Venho aqui um pouco tarde mas o tempo é pouco e não espera por nós. Existe um slogan, muito verdadeiro neste blog que resumindo quer dizer que os velhos ensinam os novos mas também aprendem com eles. Parabéns a este Blog, revivi muita coisa que estava no esquecimento, muita história de Forninhos que desconhecia e fiquei a saber, troca de pareceres sobre a vivência da nossa Terra, em suma, o meu saber sobre Forninhos ficou mais rico graças a este Blog. Tenho pena que os colaboradores não sejam tantos como no inicio, sabemos o porquê. A Terra é para os homens e os homens fazem a Terra. Força para mais um ano, eu sou um que colabora para que a Terra se continue a fazer. Um bj para a Paula e braço para o Xico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos males do povo de Forninhos é a inveja e a mania da superiodidade em relação aos seus vizinhos, como se isso levasse Forninhos pra frente.
      Depois dizem que Forninhos está diferente, está lindo há uns largos anos para cá.
      Eu só pergunto: de que vai adiantar ter uma casa maior e mais linda que a do vizinho, ruas limpas, alcatroadas ou calcetadas, jardins, se depois não há pessoas?
      As pessoas são a vida duma terra, se não existissem, não teríamos belas estórias, tantas recordações e tanta tradição.
      Devemos perguntar-nos o que fazemos por Forninhos, sim, mas também perguntem o que Forninhos faz/fez por nós!
      Este nove anos foram para mim um enriquecimento e também um investimento, por isso o futuro só poder ser o da continuidade.
      Obrigada Henrique pelo teu apoio. Bjo meu e um abraço do Xico.

      Eliminar
  13. Boa noite Paula e Xico,
    Os meus Parabéns pelo Aniversário do vosso Blogue.
    Através dele têm feito um enorme trabalho altamente louvável em relembrar o passado, avivando a história e estórias de Forninhos, para que esse legado se mantenha sempre vivo, principalmente para os vindouros.
    Desejo que o Blogue se mantenha por muitos mais anos e que eu vá acompanhando.
    Abraços aos dois.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim espero Ailime.
      O melhor de Forninhos, é mesmo o passado Forninhos, hoje com cada vez menos gente, por tal a ver vamos se haverá vindouros residentes.
      Mas s não os houver, haverá imensos espalhados pelo mundo que vindo aqui ficam a saber o que fomos e o que somos.
      Beijinhos e...bem-haja por acompanhar a historia e histórias da minha terra, Forninhos.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.