Seguidores

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

As carvalhinhas


Vêm-lhe o nome, certamente, porque a margem das folhas tem recortes que se assemelham às do carvalho. Florescem naturalmente a partir do Outono, quando o número de horas de luz começa a ser reduzido. Hoje em dia já existem muitas variedades, logo podemos ver carvalhinhas com tamanhos variados e cores diferentes (branca, amarela, cor-de-rosa, lilás...), mas há anos atrás eram só as branquinhas que enfeitavam as campas dos nossos defuntos daqui a dias, dia de "Todos os Santos", quando as campas do cemitério eram mesmo campas e poucas pedras sepulcrais havia. 

16 comentários:

  1. Não sabia o nome!
    Tenho muitas cores na minha floreira e adoro_as pois são lindas!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei se em mais algum lado chamam "carvalhinhas" a estas flores, sei que noutras terras chamam "carvalhas" ou "crisantêmos".
      Bj amg tb.

      Eliminar
  2. Muito lindas e acho que aqui são os crisântemos...Lindas! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os crisântemos aqui são aquelas maiores e com aspecto de pompom. São lindos.
      Bj**

      Eliminar
  3. Não sabia o nome destas belas flores.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.
    Andarilhar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Forninhos são conhecidas por "carvalhinhas, mas o nome até será algum regionalismo!
      Cont. boa semana.
      Abraço.

      Eliminar
  4. Lindas flores e as conheço por Crisântemos...
    Tenha uma boa 5a feira, Paula!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que crisântemo (chrysanthemum) é o nome científico destas flores.
      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Não lhes conhecia esse nome. Aqui se chamam crisântemos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os pequenos como os da fotografia, sempre os conheci por "carvalhinhas". Regionalismos!?
      Abraço.

      Eliminar
  6. Não abundam em Portugal, aldeias a chamar por carvalhinhas o vulgarizado crisântemo.
    O porquê de nós assim tais apelidarmos, desconheço.
    Pessoalmente não gostava destes enfeites, parecia que foram cultivados para os mortos, achava tétrico, porventura por em miúdo ter de cumprir o ritual do dia dos santos e ver tantas campas compostas nesse dia, mas nos outros definhadas, folhas mortas fazendo juz a quem por debaixo delas estava. O cheiro a cera queimada...era uma noite mal dormida.
    Agora e na distância, compreendo um pouco melhor o ritual das viúvas que levavam arregaçadas delas para o cemitério em homenagem aos seus que haviam partido.
    Quando se foi tornando normal as campas de mármore e nas modernices, predominam as flores de plástico compradas nas lojas chinesas, mas sem cheiro...
    Por mim e fora deste dia, gosto de levar um raminho de alecrim.
    O meu pai gostava de o trazer ao domingo por detrás da orelha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez porque a margem das folhas têm recortes que se assemelham às do carvalho ou então a denominação de "carvalhinhas" surgiu por lá para “aliviar”, afinal os crisântemos ainda hoje estão associados a algo triste e fúnebre.
      Eu gosto de ver o cemitério todo enfeitado de carvalhinhas ou crisântemos. É essa a imagem que tenho destas flores por altura dos Santos e Finados.

      Eliminar
  7. Crisantos, carvalhinhas, despedidas de verão, monsenhores, tudo crisântemos, segundo nos diz o dicionário Priberam. Muita variedade de flor e cores e tamanho da planta. Em Forninhos eu já tenho cor verde, oriunda de Lisboa há uns anos atrás. Algumas me deslumbram, aquelas que têm pétalas , umas mais compridas que outras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Henrique!
      Eu não sabia que os crisântemos eram também conhecidos com o nome de "monsenhores", mas "despedidas de verão", para mim, são umas flores de pétalas muitos pequenas que em Forninhos chamam de "setembreiras" porque florescem em Setembro, quando o verão se despede.
      Os crisântemos ou carvalhinhas já florescem no Outono (Out/Nov) e por isso é que era/é a flor mais utilizada nos cemitérios para a ornamentação das sepulturas nos "Santos" e "Finados".
      Do Outono, o dicionário Priberam também nos indica os "cravos túnicos", uma flor também conhecida por "cravo de defunto" que n´outros países é bastante utilizada na decoração do “Dia dos Mortos”. O nome não é simpático mas eu gosto das suas cores que podem ser amarelas, laranjas ou vermelhas alaranjadas.
      Aqui, agora, há imensos.
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  8. Fui pesquisar, pensando eu, que carvalhinha era nome utilizado para os crisântemos, na nossa região, enganei-me, existe mesmo e mais nomes fiquei a saber. A busca foi com crisântemos, desconhecia que as despedidas de verão também fazem parte, tenho aqui , em vasos, na zona de Lisboa, e realmente são as primeiras a florir pós verão mas também tenho algumas carvalhinhas que só abrem em dezembro, deduzo que deve haver bastantes espécies com floração em alturas diferentes. Algumas são bastante lindas e em Forninhos, há pessoas que têm espécies que nunca vi em lojas comerciais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe a "erva-carvalhinha", mas a flor carvalhinha da nossa terra são da espécie crisântemos!
      Hoje em dia há flores a florir durante todo o ano, mas dantes em Forninhos, devido ao Inverno muito rijo, as carvalhinhas e os crisântemos, eram as últimas flores a abrir e tínhamos que esperar pela Primavera, para voltarmos a ver os jardins, campos e caminhos floridos.
      Sobre o assunto Aquilino Ribeiro, sobre a nossa região, in Arcas Encoiradas, até escreveu que "...no quintalejo da planície, ver-se-à luzir a dália, o crisântemo bastardo, o nome de despedidas do verão...na horta além da couve galega, do cebolinho, dos colondros quando muito medram a alosna, o aipo, a arruda, o alecrim, a alfazema, que entram no condimento das mezinhas com que é vezo..."
      A alosna é o absinto.
      O crisântemo bastardo, para mim, são as antigas carvalhinhas que ainda há em Forninhos e que ninguém as vê no mercado.
      É como o nosso chícharo, ninguém o vê há venda, no entanto, é de longe bem melhor de que o feijão-frade comercializado.
      Temos alimentos e flores diferentes, que podiam ser certificados. Criada a "marca", era só necessário garantir que os produtos vão ao mercado, a nível regional e nacional, mas isso acho eu são coisas que cabem às autarquias (Municipal e Local).
      Como foi que Esmolfe, requereu o certificado da maça bravo de mofo hoje com o nome de Esmolfe?
      Forninhos. Henrique, não passará da cepa-torta enquanto só pensarem em fazer festas para entreter...

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.