Seguidores

sábado, 4 de janeiro de 2014

Freguesia de Forninhos, Almoço de Natal-2013

O almoço foi a tradicional sopa de Natal e o bacalhau com batata-à-murro seguido de vitela estufada com puré de batata...bolo-rei, filhós e outros doces...sumos e vinho também nos acompanharam, bem como a água. As fotos com 2 semanas de atraso falarão por si:


A sala enche aos poucos. Ganha cor e forma...e som!






Uns mais entusiastas que outros...






À noitinha ainda tivemos o caldo verde, pão, broa...mais filhós e bolo-rei. Foi bom. Foi com espírito antigo de passar bons momentos com algumas boas pessoas.
Um abraço e BOM ANO.

Parabéns e bem-haja 'XicoAlmeida' pelas fotos.

20 comentários:

  1. Antes de mais: Votos de Bom Ano a todos!
    Já há muito sentia, mesmo à distância, a saudade do calor da nossa terra, das cavacas a arder na fogueira da lareira e o rever família e amigos, mesmo com o senão de não poder aparecer aqui, neste espaço, durante dias, mas valeu mesmo a pena. Muito!
    Nada melhor que começar o segundo dia da chegada com esta excelente reunião que aqui se regista, de partilha de Natal, com Forninhos junto, mesmo que entre mesas distantes continue a reinar num olhar de soslaio, a inveja e malvadez a imperar, mas enfim,,, certo é que correu bem, diria, mesmo bem pois só foi quem para tal teve vontade e mesmo em tempo de crise e os onze euros pagos, a quase ninguém impediram de festejar e comungar no espírito natalício e apesar do atraso manifesto do início da refeição, na rua foi-se pondo a conversa em dia e a sopa logo aqueceu a alma e o estômago. Entre o fumegar do bacalhau e o fluir do vinho, língua à solta ao redor da mesa, durante horas reinou a paz e harmonia. Para mim foi assim. Até se cantou!!!
    Quem dera a minha terra assim todos os dias...quem dera!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Bons petiscos com alegria contagiante! Que estes momentos se repitam, são os meus votos,
    Manuel Tomaz

    ResponderEliminar
  3. Foi seguramente muito bom!
    Feliz ano, Xico!
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Bom Ano Novo a todos .Como mostram estas bonitas fotos havia muito pessoal no jantar de Natal ,todos muito alegres .

    ResponderEliminar
  5. Paula e Xico! Bom e Feliz 2014!!!
    Gostei de ver as fotos de momentos intensos! Procurei identificar vocês, mas não os encontrei!...

    Sejam bem vindos à rotina por aqui...
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula, obrigada pelo carinho/explicação por lá... Então, foi bom revê-la! Você está no lado esquerdo/meio na 5ª foto, não é?!

      Beijos... Bom Domingo... Bem-Vinda às novas emoções do Novo Ano... Rsss...

      Eliminar
    2. Sim, estou no lado esquerdo/meio da 5.ª foto.

      Beijos e Bom Ano, uma vez mais.

      Eliminar
  6. Belas fotografias....
    Votos de um Bom Ano para todos....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Oi Paula,
    Foi uma bela reunião, um encontro muito bom, as imagens mostram o quanto foi maravilhosa essa confraternização, são momentos para serem guardados no coração de todos, ah! E o cardápio... adorei, esse bacalhau com batata aos murros (como se fala aqui) eu adoro!!!! Enfim, um post lindo!
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  8. Lindos momentos, belo Natal tradicional! abração, tudo de bom, chica(com o coração doendo:filho e neto acabaram de voar pra Inglaterra, de volta, após 3 semanas aqui!)

    ResponderEliminar
  9. Anónimo1/05/2014

    Maravilloso Almuerzo con una comida exquisita de las que nos gustan a mi Esposa y a mi¡¡¡Bacalao, sopa, Ternera y Ricos Postres!!! ¡¡¡Buenísimo!!! Con buen Vino y, sobre Todo y lo más importante celebrándolo en convivencia plena con los vecinos...Me ha gustado.
    Abraos e Beijos ALUAP e XICO.
    ¡¡¡Feliz 2014 para los dos y para Todos los Forninhenses!!!

    ResponderEliminar
  10. Boa noite Paula e Xico, achei extraordinária essa forma de partilharem em comunidade o almoço de Natal em Forninhos.
    Momentos únicos de confraternização que guardarão com carinho nos vossos corações! Bjs e renovo os meus votos de Bom Ano para todos. Ailime

    ResponderEliminar
  11. Isso que é um verdadeiro espírito de natal..amei a confraternização.
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  12. Ola Paula e Chico gostei muito das fotografias ver famliares e amigos e bom, nesta Nataliecia. A ementa era boa ..

    UM BOM ANO PARA TODOS

    ResponderEliminar
  13. Bom domingo, Paula e, se puderes, permite-te pecar com uma generosa fatia de pudim.
    Beijo

    ResponderEliminar
  14. "Bendita seja a data que une todo o mundo numa conspiração de amor." Frase feita, mas que resume perfeitamente o espírito natalício vivido neste dia. Pelo menos, foi desta forma optimista que vi este almoço.
    Na nossa aldeia existem muitas rivalidades, invejas e divisões, por isso, é que a freguesia deve continuar a fazer este convívio, porque é (a meu ver) uma oportunidade de, pelo menos, por um dia, todos se juntarem e colocarem as diferenças de lado, sejam elas políticas, ideológicas ou de qualquer outra natureza.
    Mais que uma mesa farta é a alegria com que se recebe que mais enche o coração e a alma e, quanto a mim, a Presidente da Junta de Forninhos recebeu com alegria todos os presentes. Foi bom. Foi com espírito.

    ResponderEliminar
  15. Bom ano!!!
    Ainda me assustei com a "inveja e malvadez dos olhares entre mesas distantes"... mas felizmente o desfecho foi brilhante: "juntaram-se todos e colocaram as diferenças ideológicas"... compartilhando uma excelente refeição com tudo o que de melhor temos na rica gastronomia portuguesa. E então depois do tintol que, apesar de frio, também aquece... não há zanga que resista... e até se fundem as diferentes ideologias!!!
    Bonito convívio, muito bem fotografado.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Se bem que se vislumbrem ainda algumas invejas mesmo nestes momentos, tais derivam sempre dos mesmos que agora sem protagonismo se refugiam nos olhares de soslaio, remetidos à indiferença que semearam.
    Gostei da festa, do convívio e sobretudo da alegria de quase todos.
    Boa comida, bom vinho, delicioso caldo verde, boas conversas a matar saudades e sempre a mesma frase: "Votos de Boas Festas".
    Um abraço à Dona Neves, Presidente, pela simplicidade e emoção com que fez as honras da casa sem necessidade de frases feitas, apenas a emoção do momento.Isso sim, é bonito!
    Claro que iremos andar volta e meia de "candeias às avessas", na certeza porém que não é para falar mal de Forninhos, bem pelo contrário...
    Deus queira que para o ano haja mais, se não melhor, pelo menos igual.
    Bonito o esforço de fazer o cêpo no Largo da Lameira, apesar do terrível tempo que se fez sentir.
    Feliz Ano Novo.

    ResponderEliminar
  17. Desejo também que para o ano haja mais, pois é bom que que a Freguesia continue com seus eventos e projectos! Até porque nós, aqui, vamos continuar a sonhar com as obras que fazem sentido à nossa aldeia e a divulgar como até agora a história, estórias e memórias duma aldeia chamada Forninhos, porque do nosso trabalho temos orgulho, esse de levantar os ombros e pensar com um sorriso “eu também fiz”.
    E por agora é tudo. Vou preparar mais posts…

    ResponderEliminar
  18. E pronto!
    Já se foi o Natal, passou o Ano Novo e até os Reis se recolheram.
    Porém a invernia continua, dura de frio e molhada quanto baste.
    Bons momentos que de tão rápidos, se passaram num instante mas em que ainda perdura o cheiro a harmonia. E entre o vento suão de Trancoso, parece vir menos frio o de Aguiar, aquele das bandas da Lapa. Bom presságio...
    Até para o ano se Deus quiser!

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.