Seguidores

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Procissão da Padroeira, Ano 1987-JUL-18

Encontramos no baú este belo momento da saída do andor da nossa Padroeira, do tempo em que era sempre transportado por raparigas solteiras, tal como manda a tradição, que já vem do Século passado. É claro que dantes a Virgem Santa Marinha era transportada por quatro Irmãos da Irmandade, mas porque a história/lenda de Santa Marinha foi de grande importância para o povo de Forninhos, pode dizer-se que com o decorrer dos anos começou a transformar-se em tradição.

2 comentários:

  1. Eu tambem sou de acordo que se mantenha esta bonita tradição. Apesar de o nº de raparigas solteiras em forninhos ser inferior ao numero de raparigas solteiras do antigamente, esta tradição devia ser mantida, pois ainda existem raparigas suficientes para levarem o andor da Virgem Santa Marinha.

    um abraço

    ResponderEliminar
  2. Quem conhece a história da Virgem Santa Marinha, compreende bem o porquê desta tradição e da importância de ser as raparigas solteiras a transportar o andor da nossa Padroeira… mas de vez em quando o povo surpreendo-nos com comportamentos inusitados e contraditórios…enfim, outros tempos, outras fés!

    Manter vivas as nossas tradições, que são a nossa referência, é um bem cultural! Portanto, que esta bonita tradição, que foi transmitida de geração em geração, de pais para filhos, no próximo dia 18 se cumpra.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.