Seguidores

terça-feira, 6 de abril de 2010

Páscoa 2010 - A Visita Pascal

"Domingo de Páscoa, manhã alta, perpassava ao cabo da rua braçada rúbida de camélias.Uma, a mais vermelha, ia o juíz da igreja entalá-la na cruz de prata de guizeiras entre a aspa e o braço do justifiçado. E, assim guarnecida, o senhor padre dava a beijar às famílias ajoelhadas Cristo e a Primavera." 
Aquilino Ribeiro.

O Sr. Adriano, Marco, Pedro, Miguel e o visitante deste ano, o Seminarista Adelino, caminharam os caminhos da nossa aldeia. 

Note-se que Seminarista Adelino foi um companheiro com espírito, desta festa que se celebrou neste soalheiro Domingo de Páscoa.
 
Gentes do Ribeiro e Outeiro a cantar a Aleluia neste dia radioso. Momentos de amizade e da boa convivência comunitária desta freguesia que se orgulha de ser hospitaleira e amiga.
 
Fica este pequeno registo feito com o intuito de chegar a quem não pôde estar presente e assim poder "viver" aqui os lugares, ruas e a gente que fazem parte desta aldeia, mantendo vivas as tradições destas visitas da Cruz com a mensagem da Ressurreição e de um novo ciclo que se cumpre sempre pela Primavera. ALELUIA!

Visita Pascal do Dia 4 de Abril de 2010.

5 comentários:

  1. Se não podemos ir a Forninhos, Forninhos vem até nós. Ao ver estas fotografias tenho a sensação de estar em casa. É nestas alturas que as saudades e vontade de estar aí aumentam. Obrigada Paula.

    ResponderEliminar
  2. A Visita Pascal é um costume muito enraizado na nossa freguesia e sempre que possível é realizada pelo Sacerdote. Este ano foi feito pelo Seminarista Adelino que sempre bem disposto percorreu os lares cristãos a anunciar a Ressurreição de Cristo. Cantou-se no Outeiro a Aleluia e recebeu-se a Cruz enfeitada.

    ResponderEliminar
  3. Este blog nasceu na saudade e é para a alimentar que aqui estamos e ninguém poderá dizer que não sabe o que se passa por cá, pois as coisas passam por aqui... e como as coisas importantes devem ser contadas e apreciadas e porque outras fotografias me foram enviadas, irei concluir nos próximos dias este “Capítulo da Páscoa” vivido pela nossa aldeia de forma muito interessante…não percam;)

    Parabéns ao Sr. Adriano que está sempre disponível e com pernas ainda para acompanhar esta tradição :) Também é bom ver os novatos, Pedro e Miguel, a participar nestes acontecimentos :)

    O pessoal do Outeiro Recordou outros tempos, em que as casas forninhenses se enchiam de famílias e Cantaram ALELUIA. Fica o agradecimento e que continuem a mostrar o verdadeiro espírito forninhense assim ou ainda melhor.

    ResponderEliminar
  4. Na minha aldeia no Minho também temos a tradição da visita pascal,ou compasso.É costume deitar um foguete na porta de cada casa que abre as portas.Todas as pessoas, familia, amigos e vizinhos entram para desejar Feliz Páscoa, Aleluia, Aleluia, à família de casa.É bonito de se ver!

    ResponderEliminar
  5. Em diversas aldeias portuguesas a Festa da Páscoa é festejada de um modo característico. Numas, são lançados foguetes enquanto decorre a Visita Pascal em cada uma das casas; noutras, por exemplo, é afixado um raminho de flores em cada porta da casa a visitar, mas todas têm como objectivo anunciar em todas as casas, que estiverem abertas, independentemente do estatuto social de cada uma, que Jesus ressuscitou e que está vivo no meio de nós.

    Um costume tradicional da nossa aldeia é os padrinhos neste dia oferecerem aos seus afilhados o folar.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.