Seguidores

sexta-feira, 12 de março de 2010

Limpeza do Pinhal e outros

A floresta é talvez a maior riqueza da nossa freguesia e precisa de todos nós. No entanto, nem sempre lhe prestamos a atenção devida, nem cuidamos dela da forma mais correcta. Perante este cenário, a iniciativa do Movimento Limpar Portugal (MLP) faz todo o sentido. A ideia do MLP é simples: limpar a floresta portuguesa num só dia. 20 de Março de 2010 foi o dia escolhido e é necessária a ajuda de todos para levar a bom termo esta tarefa. Para quem quiser obter mais informações, basta ir ao site http://limparportugal.ning.com/
A Junta de Freguesia de Forninhos também nesta matéria tem aqui uma iniciativa de elevado valor e grandiosidade, que com a venda dos pinheiros queimados aquando do incêndio nos Valagotes, aplicou essa verba na limpeza da nossa floresta e na limpeza da zona do Cemitério e Largo da Capela, em S. Pedro. Agora só falta a devolução das urnas ao local, pois tenho a certeza que, se essas urnas ainda existirem, se explicarem bem a situação àqueles que as possuem, as mesmas serão devolvidas.
O que acham sobre estas questão das urnas?
Acham que ainda é possível recolher algumas ou não?

5 comentários:

  1. Olá a todos.

    Eu já em tempos, não me recordo quando, me referi á recuperação destas urnas, e julgo que devido á sua importância, a JF não deve ter descurado este assunto.
    Nesse meu comentário sugeria a recolha destas urnas, que deviam ser colocadas junto á sede da Junta onde aguardariam a requalificação do cemitério onde pertenceram e para onde seriam devolvidas.
    Enquanto isto não acontece, serviriam de atracção e curiosidade, tendo também em conta, que a sede da JF se encontra junto a duas casas de turismo de habitação.
    Quanto á sua recuperação, também creio, que quem as tem, não se importará de as devolver, sabendo que o seu valor é histórico e não monetário.

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  2. Eu participei muitas vezes e com muito gosto nestas jornadas da Junta, de limpeza das matas e cortar giestas, pois havia uma sã camaradagem e era um prazer ver o resultado final quando se olha para o trabalho feito. Andei muitas vezes em S. Pedro e lá deixei algum esforço e suor, por isso é um lugar que conheço bem e a que estou ligado. Foi uma pena o que fizeram com as urnas que descobriram na altura da abertura do caminho para Penaverde. Mas quem estava na Junta (nessa altura) sabe bem quem as levou e não é só urnas é também lenha que muitas vezes desaparece com o consentimento da Junta. Se houver vontade de as recuperarem sabem bem a quem perguntar, acho eu.

    Abraço
    David

    ResponderEliminar
  3. Pelo menos agora a lenha (pinheiros) já são vendidos e essa receita aplicada na limpeza da floresta :))

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos.

    Finalmente começamos a ver as nossas florestas sem aquele aspecto de total abandono.
    A JF mandou cortar o mato e aparar os pinheiros novos para que estes possam crescer, e, como a Junta, também já há alguns proprietários a fazer o mesmo, o que é de louvar, é pena que não se limpe o mato cortado e se não transforme em combustível, bio-massa ou seja lá o que for, mas creio que isso ainda virá a acontecer um dia. Entretanto, fica um risco acrescido de incêndio, que nestes casos é desbastador, mas se isso não acontecer, o que esperamos que não, este mato acaba por se decompor e entretanto, evita ou dificulta o crescimento de outro.
    De qualquer modo, é um bom trabalho e esperamos que seja para continuar.

    Um abraço a todos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  5. nem tudo é o que parece, pois a Junta a uns vende os pinheiros a outros dá.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.