Seguidores

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Festa de Carnes e Enchidos








Tal como já aqui publicado, decorreu ontem na freguesia de Forninhos a Festa de Carnes e Enchidos. De um modo especial, para os que não ali estiveram e para os que ali gostariam de ter estado, aqui deixo algumas das muitas fotografias que me fizeram chegar.

Obrigadinha :))

14 comentários:

  1. Bom dia a todos
    Parabéns a comissão de Santa Marinha pelo evento.
    Correu tudo muito bem no largo da lameira, onde se juntaram dezenas de pessoas. Algumas compravam e tornavam a oferecer para leiloar novamente( houve peças que foram leiloadas três vezes).Outras pessoas compravam e de seguida metiam logo a carne na panela e os enchidos na grelha; no final toda a gente comeu e bebeu aonde não faltou o nosso bom vinho oferecido por algumas pessoas da nossa terra.
    Foi uma maravilha.
    Tem de se pensar noutros eventos para a nossa terra, para que as pessoas se juntem mais, que convivam umas com as outras para trocarem ideias e sermos cada vez mais unidos. Porque a união faz a força e assim todos juntos será mais fácil levar a nossa terra para a frente.

    ResponderEliminar
  2. Esta tudo muito bem mas "Frisumo" com carnes e enchidos nao me parece muito boa combinacao!!!
    Feliz Carnaval a todos.

    ResponderEliminar
  3. Sr.al cardoso como deve saber estes eventos são abertos a toda a gente não é só para adultos, tambem mete crianças e senhoras que não bebem álcool.E como a carne é salgada toda a gente precisa de ser saciada.Mas tambem se vê na mesa os garrafões do nosso bom vinho.

    ResponderEliminar
  4. Tónio, não só a Comissão de Santa Marinha está de parabéns, como tu também estás, quer pelo incentivo, pela organização e participação (vidé 2.ª e 3.ª fotos), quer pela forma como comentas, reveladora do verdadeiro espírito forninhense, da amizade e união, que ao longo dos anos foi perdendo peso, mas que eu quero acreditar que ainda é possível salvar, desde que haja vontade e desde que se acredite nos princípios da amizade.

    A ideia de no futuro se criar idênticos eventos é de elogiar Tónio, apenas temos é de saber criar sinergias entre a tradição e as novas tecnologias, pois acredito que com a criação destes eventos de promoção dos sabores e saberes ancestrais podemos estimular a economia local. No futuro podemos pensar em criar outro género de feiras para promoção do comércio de produtos agrícolas da nossa aldeia, pois temos solos bastante férteis que tornam esses produtos de bastante qualidade. Estou a lembrar-me do vinho e do azeite, por exemplo.

    Embora seja uma forninhense não-residente gostava muito de poder não só participar, mas também organizar um evento numa altura que me fosse possível, como por exemplo no mês de Julho/Agosto 2010.

    Um Abraço
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Finalmente houve um domingo diferente; não se andou rua a baixo rua acima. Juntou-se homens e mulheres em redor da fogueira a apreciando o leilão que estava muito concorrido.
    Recordaram-se tempos antigos. Foi pena ter falecido a Sr. Deolinda neste dia mas mesmo assim as pessoas foram compreensíveis e correu tudo muito bem.
    Venham mais eventos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Vejo que não faltou o garrafão e as brasas para assar a carne de porco saborosa que ainda se encontra na nossa região.Os meus Votos de parabéns a todos os que organizaram, participaram e passaram nesta festa, que muito honra a nossa freguesia que tem todas as condições para organizar outros eventos semelhantes.

    Bom Carnaval para todos

    ResponderEliminar
  7. Estas imagens dizem mais de que mil palavras.
    Reflectem o espírito de convivência que existe ainda em Forninhos, lembrando outros tempos.
    Tive pena não estar presente.
    Parabéns aos seus organizadores, especialmente para o Tónio, que pelos vistos é sempre o mais impulsionador destes eventos.
    Força tónio
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  8. Sob esta epígrafe, acabei de introduzir novas fotografias deste evento. Obrigadinha :))

    Quero também acrescentar que o meu objectivo é reunir todos os costumes tradicionais de que tiver conhecimento e que todos, através dos seus comentários, possam minuciosamente descrevê-los, pois na maior parte das vezes é no pormenor que se encontra a graça ou o interesse deles. Alguns costumes/hábitos já se perderam e outros tendem a desaparecer com o tempo, motivo pelo qual é necessária toda a Vossa ajuda para que possamos deixá-los aqui sob a forma de texto ou imagem, para serem revividos na memória de quem os quiser ler. Por isso participem!

    Todos, sem excepção, estão de Parabéns, pois não só quem organiza, mas quem participa. Isto é como as Festas do Espírito Santo e Nossa Sra. dos Verdes. Há a Comissão de Festas, mas se não houver pessoal, para dançar, beber, conviver a festa já não é tão rija. Aqui é igual. O sucesso também se deve a todos os participantes, sejam eles de Forninhos ou de outras localidades, tal como as fotos o atestam.

    ResponderEliminar
  9. Olá a todos
    Posso vos dizer k foi um domingo bem diferente ...
    Gostei muito de ver a forma como as pessoas pariciparam,ñ só com donativos mas também aquelas licitaram e voltavam a oferecer , ñ esquecendo aquelas k colaboraram com trabalho pois houve muita gente a ajudar ...
    cpts

    ResponderEliminar
  10. Olá a todos.

    Devo e compete-me apresentar neste poste um pedido de desculpas pela maneira menos correcta do meu comentário atrás referido.
    Forninhos tem, como o demonstra as fotos publicadas uma maneira muito própria de conviver, embora um licitamento de carnes e enchidos tenha como objectivo a angariação de fundos para uma entidade associativa, aproveita-se a ocasião para se conviver da maneira que as fotos demonstram. Isto não acontece só em licitamentos, em qualquer época do ano se promovem convívios onde todos participam independentemente de idade, neste caso não só o Tónio, Daniel e Esmael (que se vêm nas fotos) mas muitos outros que se não aparecem na imagem, participam, assim como todos os Forninhences que naquele momento não possam estar disponíveis.
    Correcção e as minhas desculpas.

    ResponderEliminar
  11. Penso que o mais importante é o convívio simples e salutar entre as pessoas já que se trata de um momento de descontracção, de pausa, na labuta diária.

    ResponderEliminar
  12. Tem toda a razao, foi so para me rir um pouco!
    Parabens por estes eventos.
    Um abraco de amizade.

    ResponderEliminar
  13. E sempre se agradece a boa-disposição.

    Um grandessíssimo bem-haja pela participação.

    ResponderEliminar
  14. Mas que inveja1!
    Hummmm...

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.