Seguidores

domingo, 11 de maio de 2025

A Padeira de Forninhos

Forninhos, foi em tempos muito remotos, intitulado de "lugar de Fornos". Nas inquirições de D. Afonso III (1258) lê-se Fornos entre as aldeias de Penaverde.
A origem do nome vem certamente por aqui ter havido fornos (de telha ou pão?)
Eu e muitos outros forninhenses, não acreditamos que cozendo-se pão em todas as aldeias e quintas, o nosso topónimo se refira a fornos de cozedura de pão! Faz-nos muito mais sentido que se refira a fornos de cozedura de cerâmica, telha, bacias, cântaros, etc. etc. porque para haver fornos de cozedura de pão é porque já havia aqui habitantes, logo, existia povoado e o povoado já teria nome. Mas havendo fornos de cozedura de cerâmica, o povoado pode muito bem ter nascido no lugar dos fornos ou nas proximidades. 


No entanto, na Páscoa reparei na escultura de uma padeira exposta ao pé do símbolo do nosso brasão!
Sem quaisquer pretensões, nem sequer de estar certa, acho que não é este o caminho certo, já que  tira autenticidade ao que se quer promover: a origem do topónimo "Forninhos".
Se fôr para homenagear a tia Esperança e a sua padaria artesanal que nos dizem fazia umas sêmeas e trigos grandes e muito saborosos, com um sabor que não se encontrava noutras padarias, já me faz mais sentido. 
Para quando a cabal explicação?

9 comentários:

  1. O topónimo "Forninhos", já por aqui foi alvo de diversas interpretações.
    Mas por demais evidente perante as evidências que foram os fornos de cerâmica que consubstanciaram e é nisso que acredito.
    Quanto à estátua, tenho um ponto de vista: Eleições, cofres cheios nas autarquias e havia que gastar e mostrar "obra", pois não vejo capacidade de estudar quem foi quem e lá vai mais uma "fornada" de tanto erradamente feito. Honra seja feita à tia Esperança, mas e Deus nos acuda se um dia aparecer a padeira de Aljubarrota...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, é a fartura de dinheiro, dos nossos impostos, mas temos de reconhecer que dá alguns resultados, pois "é disto que o povo gosta".
      Eu só concordo com este gasto público se fôr para homenagear a tia Esperança e os vários trabalhadores(as) que tinham por responsabilidade amassar a massa nas masseiras, manusear o equipamento, transportar a lenha para uso do forno, etc...
      O topónimo ancestral Fornos e atual Forninhos deve estar relacionado com fornos de cozer, mas com uma padeira???

      Eliminar
  2. Adelino coelho5/11/2025

    Olá Boa tarde espero que estejam pois gostaria de vos ajudar nesse sentido porque sou um pouco privilegiado pois vocês não sabem mas os meus pais hoje falecidos tomaram conta dos fornos da tia Esperança durante décadas que chegou até a minha tenra idade porque eu ainda me recordo andar por lá dentro de casa dela ver as maceiras cheias de massa e fabricarem o pão e o meu falecido pai acacia os fornos e a minha falecida Mãe carregava molhos de venha mais os meus irmãos mais velhos que ainda são vivos o mais velho António vai fazer para a semana 90 anos e nunca ouvi falar nada que fosse derivado aos fornos da tia Esperança o nome da nossa terra Forninhos acredito mais nos fornos de telha ou de poteria que por ali houvesse naqueles sítios e daí o nome de Forninhos não dá para pesquisar historicamente esse problema penso que tudo é possível deixando-vos uma grande coragem para resolverem de onde vem esse nome beijos e Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito agradecida pela tua visita comentada!
      Do tempo da minha meninice o forno que melhor recordo ver cozer era o dos teus falecidos pais. Nessa altura o forno Grande não cozia, devido à sua degradação. Numas escadas que havia no interior do pátio do forno nós crianças esperávamos a saída do pão, quentinho!
      Tão bom...
      Quanto à padaria artesanal da tia Esperança conheço um pouco da sua história, mas eu só fico a imaginar...tu tiveste o privilégio de vivenciar e eu por mais que imagine não vou saber como era o dia a dia naquele lugar.
      Como disse atrás, concordo com esta homenagem à tia Esperança e aos vários trabalhadores(as) que tinham por responsabilidade amassar a massa, manusear o equipamento, transportar a lenha para uso do forno, etc...
      Já o nosso topónimo é muito anterior à tia Esperança de Jesus (Craveiro), deve estar relacionado com fornos de cerâmica. O Padre Luís Lemos, de Penaverde, no seu livro refere que o fogo de 1995 pôs a descoberto muita coisa, como as pedras, povoados destruídos, assim como pôs a descoberto uns grandes blocos informais de cerâmica, que talvez seria a “fábrica” e existindo referência a essa protuberância rochosa, cuja configuração lembrava fornos de cerâmica é quase certo que não são os fornos de cozer pão que deram o nome à nossa queria terra.
      Aquele abraço forninhense!

      Eliminar
  3. Inte3ressantes questionqamentos ,gostei de ler!
    Estou apenas com um blog e por isso, escolhi o mais velhinho, de 17 anos para ficar! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo. Então ainda vamos celebrar a maioridade do mais velhinho! Bjs..tudo de bom!

      Eliminar
  4. Olá, querida amiga Paula!
    Fornos... Forninhos.
    Que seja sempre uma cidade pacata cheia de paz aos seus habitantes!
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos fraternos de paz

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto de esculturas e se for para homenagear... a localidade ganha com isso! Boa semana 😘

    ResponderEliminar
  6. Anónimo6/18/2025

    Boa Noite

    Blog de Forninhos

    Pão é motivo sempre de emoção, saudade, história, saber, cultura e muito muito muito trabalho . Quando o pão é feito por AMOR o sabor alimenta a Alma , refresca a caminhada e mata a saudade.
    Bom pão existe , mas na cidade é preciso procurá-lo .

    Abraço
    António Miguel Gouveia

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.