Seguidores

sábado, 2 de setembro de 2023

Tília de uma vida

Ali no Oiteiro vive uma "Árvore sagrada das antigas civilizações germânicas, dotada de uma longevidade pouco vulgar, a tília..." da Tia Eduarda.

frente da casa

Não sei a sua idade, já não conheci a tia Eduarda, uma irmã da minha bisavó Maria Matela, mas sempre que ali passo fico encantada pela imponência do porte, pela majestade do aspeto. Esta tília redondíssima fascina-me!
E quando ouço falar dos serões lá passados à sua sombra, no verão, entre amigos, lembro logo do título duma canção que andou na moda "Dragostea din tei", que significa "O amor sob as tílias".

Do lado de quem sob a ladeira

Talvez por isso há quem diga que se a tília falasse já a tinham cortado há algum tempo atrás...não sei, acho que se a tília pudesse falar contaria histórias de maravilhar, mas só quem as viveu sob a sua sombra as pode recordar...
Eu vejo a tília da tia Eduarda como uma guardiã fiel e embora sem as companhias de outrora, a sua vida ainda não acabou. "Diz-me a tília a cantar: Eu sou sincera,
eu sou isto que vês: o sonho, a graça,
deu ao meu corpo o vento, quando passa,
este ar escultural de bayadera...
E de manhã o sol é uma cratera,
uma serpente de oiro que me enlaça...
Trago nas mãos as mãos da Primavera...
E é para mim que em noites de desgraça
toca o vento Mozart, triste e solene
e à minha alma vibrante, posta a nu,
diz a chuva sonetos de Verlaine..."
(...)Florbela Espanca - A Voz da Tília (Charneca em Flor, 1930).

20 comentários:

  1. Bom sábado de paz, querida amiga Paula!
    Vi que é também medicinal. E floresce.
    Gosto das árvores que formam desenhos em cima na copa.
    Imagino suas histórias e me lembrei do clássico brasileiro Meu Pé de Laranja Lima.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As de grande porte, permite-nos sempre fantasiar um pouco. Eu gosto muito desta árvore, das suas flores branco-amareladas, o seu perfume então...é sublime!
      A floração é ali por Junho e não dura muito tempo. As flores colhem-se da árvore, para fazer chá. Apesar do chá de tília ser muito usado entre nós, desta infusão não gosto, tem pouco sabor, mas dizem que é um bom calmante.
      Bom domingo, beijinhos.

      Eliminar
  2. ALÉM DE LINDA, toda redondinha, m um grande valor pra ti...Adorei ver! beijos praqianos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho grandes recordações desta tília, mas dou muito valor ao antigo e esta árvore se calhar até é anterior à tia Eduarda.
      Bjs, boas férias, tudo de bom.

      Eliminar
  3. É realmente espectacular 👏👏👏😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que a torna mais espectacular, acho eu, é não sofrer da poda, daí a maravilhosa harmonia da sua copa!
      Bj/bom domingo.

      Eliminar
  4. Olhem para ela, parece cada ano mais bela com as suas farturas floridas para mezinhas das boas.
    Mas ela, era ela, tinha uma grande, enorme magia, arrecadava segredos contados ao cair da noite.
    Os contos!
    Eu, pequenote, escutava ali ao lado, as agruras da vida, de coisas contadas entre mulheres, coisas delas, naquela sombra aonde se acoitavam no fim da tardinha os meus avós e vizinhos,
    Olhem que era bonito, ver aquelas gentes a remediar ou tentar as suas vidas lavradas nesta sombra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conta, conta as tuas lembranças...
      Património também é o que nos resta de tantas lembranças!

      Eliminar
    2. A doce tília...
      Ainda me lembro de outra no adro da igreja, mas acabaram com ela.
      Ficou a nossa, a formosa, majestosa e tão cheirosa, a tília do "reino" do Oiteiro, cada vez mais bonita (ainda aqui há uns dias a cheirei e pareceu-me mais doce).
      Por de fora, havia um banco de pedra e uma bica de água, um bálsamo para as noites quentes e mitigar a sede nas lenga-lenga que se perdiam até ao toque das Avé-Marias.
      Em frente, a casa dos meus avós Francisco e Ana, clientes habituais desta maravilha da natureza, era ali que sentiam o sabor do fim do dia, o olhar para diante, Matela e lá para mais abaixo as terras de Sezures, mas o barulho das abelhas em volta das flores, como que adensavam ainda mais o perfume que ia no ar.
      Ao lado a casa do Ti Luis Catrino, que à noitinha tinha sempre a presunção de ir ver o tempo ao café do Vergilinho, na televisão que havia, saudava as pessoas presentes e estas ficavam à espera que voltasse, ele dizia que o amanhã ir estar bom e navegava, já a pensar nos seus terrenos nos Carregais.
      Um nada abaixo, o Ti Zé Carau botava sabedoria pela idade e pela bondade de Baco, saudades dele. Vinha cá acima e contava coisas da sua vida, difícil...
      A fechar as portas do "reino", a casa das "brasileiras".
      Dali saía a Senhora Augusta a entregar o correio e ler para quem não sabia, notícias ou tristes, tal como os malditos aerogramas.
      Já todos faleceram mas a tília parece carregada de vida, quiçá, pela força das suas almas e o Oiteiro continua vivo e lindo!

      Eliminar
    3. Obrigada XicoAlmeida!
      Mas agora há notícia dum grande frenesim lá pelo Oiteiro, só espero que as máquinas conduzidas pelo homem não venham a acabar com a vida da tília! Seria um crime!
      As requalificações camarárias já nos estragaram algum património natural e não só...como foi o caso das calçadas elevadas acima dos níveis das portas. O passado serve para nos dar lições e não voltarmos a cometer os mesmos erros.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Verdade. Imponentes não são só os monumentos...
      Abraço/bom fds.

      Eliminar
  6. Uma postagem linda com a Tília tão experiente! Gostei, "A Voz da Tília" fala ao coração.
    Bom domingo. Bjs

    ResponderEliminar
  7. Hay árboles que viven cientos y cientos de años. Qué bueno tener uno justo enfrente de la casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Poderíamos aqui expôr a grandeza e antiguidade de outras, mas obras mal conduzidas, abates com o pretexto que estão a morrer...as transformou num fuste seco sem ramagem.
      Bom fim de semana.
      Obrigada pela visita comentada.

      Eliminar
  8. Boa Noite

    Havia um estranho " complexo " na
    minha infância / Juventude dizer
    que vivia no meio dos pinheiros ....
    Hoje o " Mundo " caminha para o abismo porque se abateu árvores ..
    Não se cuidou da floresta . Falta de
    planeamento. Indústria e ganância
    Fenômeno imobiliário e cidades a litoral , densas massas de fumo....

    No meio disto veio este ar fresco de uma tília * VOSSA * .
    Vá lá com a chuva a bater na nossa janela , menos mau. Acabaram os incêndios . Que Mundo 💐💐💐😰

    Boa Semana
    Abraço

    Antônio Miguel Gouveia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me da rua principal da Vila de Aguiar da Beira cheia de árvores monumentais que desapareceram por causa da atividade humana...é o progresso, Aguiar da Beira evoluiu muito ;)
      Em nome do progresso é fácil cortar árvores e encher uma carrada de boa lenha para uma lareira particular!
      Em Forninhos, enquanto preparavam o terreno fazer mais um Parque de Lazer abateram oliveiras...isto há 3 anos! É o progresso, em troca temos mais uma churrasqueira, equipamentos infantis e geriátricos para o nosso futuro.
      Mas o que está feito, está feito e custou dinheiro, que ao menos neste Setembro não ardam os montes!!
      Um abraço.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.