Seguidores

domingo, 5 de junho de 2022

Selecção de Festas

Amanhã Forninhos viverá um dia Santo, um dia de  culto. Então, aqui fica uma página que encontrei na Enciclopédia das Festas Populares e Religiosas de Portugal -Volume 2, referente às festas de Forninhos:

Clicar para ver melhor

Fico contente por a nossa terra estar presente na Enciclopédia das Festas Populares e Religiosas de Portugal, pois são mencionadas mais de 14 mil feiras, festas, romarias, círios, procissões e outras manifestações populares e religiosas que ocorrem regularmente em Portugal, do Minho ao Algarve, do litoral ao interior, do continente às ilhas e das grandes cidades aos mais pequenos recantos.
Mas é pena a Região de Turismo Dão Lafões, em 2003, deixar de fora a festa pelo Espírito Santo, um dia tão importante para a nossa Irmandade sob a proteção da Nossa Santa Marinha e para todos os forninhenses presentes e ausentes que, pelo mundo fora amanhã estarão em  pensamento na sua terra mátria.

23 comentários:

  1. Que bom que encontraste Forninhos e sua festa na Enciclopédia! Seja linda a festa! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com surpresa, dou comigo a pensar: "como é que estamos presentes em tantas publicações!?"
      Bjs, tudo de bom.
      Foi muito linda a festa!

      Eliminar
  2. Boa semana de paz, querida amiga Paula!
    A festa do Divino é tão linda e, no interior,ainda mais. Sinto saudade muita.
    Uma pena que não a considerem.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu cérebro não percebe muito bem, por ser um culto antigo e diferente do que encontramos nas outras terras!
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  3. E é para ficar contente, pois há muitas festas populares que são esquecidas na Enciclopédia.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Abraço, saúde e boa semana era o que queria escrever.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Elvira. E nem imagina o bom que é, a nossa terra estar lá!!!!
      Já agora, em 1896, o maior etnógrafo e antropólogo português, Leite de Vasconcelos, em “De Terra em Terra” referiu a festa pelo Espírito Santo e em 15 de Agosto.
      Estamos presentes e vivos!!
      Boa semana, um abraço e saúde.

      Eliminar
  5. Boa tarde Paula,
    Não sabia que existia essa Enciclopédia das Festas e que bom que Forninhos consta das listas.
    Pena ter sido perdido o hábito da Festa do Espírito Santo, com tanto significado para Forninhos e até para o mundo católico.
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa festa do Espírito Santo que se celebra sempre na sétima segunda-feira a contar da Páscoa não consta desse Inventário de feiras, festas, romarias, procissões...talvez por lapso, uma vez que ainda hoje as procissões fazem desse dia uma verdadeira romaria e uma real tradição.
      Mas a meu ver, em Forninhos, o culto do Espírito Santo não está muito presente. A festa invoca mais a Mãe, na figura de Nossa Senhora dos Verdes, sua história, lendária ou não.
      Quase sempre é um padre de fora que faz a homilia do dia de festa e normalmente esse "Pregador" refere Nossa Senhora, Nossa Mãe. Este ano, diz quem assistiu, que foi muito comovente. Ninguém ficou indiferente ao belo "Sermão". Um bem-haja a esse Senhor Padre!
      Duvido que o padre da nossa freguesia tenha capacidade para tal.
      Beijinhos e passe um Bom Dia de Portugal.

      Eliminar
  6. Boa Tarde

    Num tempo em que vivi na minha terra ( num intervalo com Lisboa ) assisti a Festas de Maio a Outubro .
    Todos os fins - de - semana havia Festas .Programas com vertente e componente religiosa , e depois em paralelo a vertente comercial .
    Os antigos acreditam que a Fé e a Devoção está sempre primeiro e os mais novos aproveitavam a Festa para namorar , beber , comer. e dançar . Temo que a verdadeira razão , a origem , a devoção pelos Santos que orientam estas Festas se perca com o tempo . Temo que os mais novos pouco se interessem
    por fazer prevalecer o profano em detrimento do comercial . Que tudo se transforme em negócio , música e consumismo . Penso que nas escolas as Disciplinas de História e Sociais podiam dar uma ajudinha .
    Quem diz na Minha Terra diz um pouco por todo o Portugal . Oxalá se acenda sempre a Luz da Fé , da Esperança, para que filhos e netos saibam perceber o sentido de tudo isto : Que Forninhos continue no mapa .

    Bom Santo Antônio
    Bom São João
    Santa Isabel e São Pedro
    E que os emigrantes , em Agosto, regressem com segurança á Nossa dos Verdes .

    Boa Semana
    Antônio Miguel Gouveia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que na nossa aldeia tal não aconteça.
      Os mais novos são cada vez menos, portanto, tirando Agosto, a continuidade das festas poderá ser só religiosa. A Festa de Santa Marinha há décadas que é unicamente religiosa. A do Espírito Santo para lá caminha e eu acho bem. A festa de 15 de Agosto é diferente, embora de cariz religioso, também é festa do povo e dos nossos emigrantes. Que voltem os conjuntos musicais para toda a malta dançar, namorar, beber, comer...
      O mês de Junho é que é diferente do que era. Nos Valagotes, havia a festa ao Santo António e todos santos populares eram festejados nos bairros da aldeia de Forninhos. Agora a festa dos Valagotes é em Julho e os santos populares foram perdendo terreno...
      Mas Viva o Santo António e o 10 de Junho!
      Bons feriados.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Muito importante estas festas populares.
    Desconhecia esta enciclopédia de festas.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde minha querida amiga Paula. Parabéns pelo seu excelente trabalho e história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Temos que gostar da nossa história, para nos conhecermos melhor.

      Eliminar
  9. Olá, estou conhecendo teu blog agora e já te sigo, pois gostei muito da temática do teu blog homenageando a tua cidade, ou aldeia, como disseste, muito linda, parece bem aconchegante. Te convido a conhecer meu blog e me seguir. Beijos ;) https://botecodasletras2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e seja muito bem vinda. Irei conhecer, mas não prometo seguir porque para manter este contacto semanal com todos os leitores, já estou a fazer um esforço muito acima das minhas disponibilidades de tempo.

      Eliminar
  10. Como os portugueses estão em todos os mares do mundo, também Forninhos está em muitas publicações de relevo.
    Não sei bem quais os critérios seguidos, mas para se escrever sobre uma localidade, para não se incorrer em factos pouco realistas, temos de ouvir as pessoas da terra. Quem informou o autor possivelmente não era de Forninhos. R.T. Dão Lafões...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela descrição que fazem sobre Nossa Senhora dos Verdes tinha(m) algum conhecimento...até é referido que o Santo António é festejado por lá num domingo de Julho!
      Penso que foi lapso. Por isso, já enviei uma "critica". Quem sabe na edição do 3.º Volume já vem mencionada a festa em honra do Divino Espírito Santo.

      Eliminar
  11. Para mim, há três dias que pertencem a Forninhos: a sétima Segunda-Feira a contar da Páscoa, do Divino Espírito Santo; o 18 de Julho, da Padroeira Santa Marinha; o 15 de Agosto, da Nossa Senhora dos Verdes. Pela tradição e por vontade da toda a nossa gente que sempre se envolveu nas coisas que lhe pertencem, sempre houve festa nestes dias, desde que eu tenho consciência das coisas.
    Parabéns e Bem-Hajam Todos!

    ResponderEliminar
  12. Good article, thanks for sharing, please visit

    our website

    ResponderEliminar
  13. Anónimo6/02/2023

    Nice post thank you Jennifer

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.