Nossa Senhora dos Verdes
Pequenina e airosa
Eu venho de cá tão longe
Para ver tão linda rosa
Os nossos antepassados deixaram-nos, numerosas quadras dedicadas à Senhora dos Verdes e diz a tradição que foi a pequena imagem acima que inspirou aquela quadra. Infelizmente foi roubada da nossa capela no ano de 1998.
A sua festa é já no próximo 15 de Agosto e nós vamos lá como é hábito nas férias.
Com as medidas necessárias para que Forninhos respire segurança e saúde, um andor com uma "réplica" da imagem furtada percorrerá as ruas da aldeia e haverá missa campal pelas 15h00 no santuário da capela que foi considerada pelo decreto do governo n.º 8/1983, de 24 de Janeiro "de interesse público".
Agradecemos à Comissão de Festas todo o esforço e a boa vontade na preservação da tradição deste Dia Grande de todos os forninhenses.
Leite de Vasconcelos, por muitos considerado o pai fundador da etnografia, da dialectologia e da arqueologia portuguesa, em "De Terra em Terra" também publicou umas quadras populares em honra da Senhora dos Verdes que de pais para filhos e de avós para netos têm chegado aos nossos dias e também referiu a propósito da nossa festividade celebrada no dia 15 de Agosto o seguinte:
"...viam-se à entrada do terreiro dois arcos, um enfeitado com folhagens, outro já despido. Estes arcos usam-se muito entre nós: armam-se em locais por onde a procissão tem de passar. Ordinariamente estão dispostos com bastante arte, enfeitados simetricamente na parte superior: constituem como que arcos triunfais" (Vasconcelos 1927:133).
Fica o convite.
Que legal esse festejpo e o altarzinho dela.Infelizmente até isso roubam, desrespeitosamente,não? Que seja uma linda festa! beijos, chica
ResponderEliminarEstes roubos de património infelizmente fazem parte da nossa história colectiva.
EliminarBeijos, bom fs.
Boa tarde Paula,
ResponderEliminarQue bom que este ano já têm a procissão em honra de Nossa Senhora dos Verdes!
Neste último ano, apesar de tudo, houve já uma grande evolução que permite que eventos ao ar livre sejam permitidos!
Tenham boas férias e que seja uma festa do vosso agrado e como merecem.
Beijinhos e bom fim de semana.
Ailime
Obrigada Ailime.
EliminarO mundo continua no combate ao vírus que alterou toda a nossa rotina, mas como bem diz, este ano já houve uma grande evolução e por lá a missa vai acontecer no santuário da capela como é de tradição.
Beijinhos e bom fim de semana.
Bom dia de domingo, querida amiga Paula!
ResponderEliminarLembro-me do seu post do ano passado.
Boas férias e bom festejo junto à Mãe das mães.
Nossa Senhora dos Verdes interceda pelo nosos planeta tão sofrido.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos com carinho e gratidão
Olá Roselia, cumpriu-se mais uma festa no dia que pertence, no calendário liturgico, à Mãe das mães: 15 de Agosto, mas com desejos de uma volta da normalidade (sem o estranho covid).
EliminarBeijinhos e boa semana.
Mas as festas e romarias não estão proibidas?
ResponderEliminarFérias interrompidas por motivos de saúde, estou de volta.
Abraço e saúde.
Elvira,
EliminarSó houve missa campal e, de manhã, a imagem da Senhora dos Verdes passou pelas ruas da aldeia numa carrinha de caixa aberta.
Um abraço (espero que problemas de saúde já estejam resolvidos).
Obrigado por dar a conhecer!!! Bj
ResponderEliminarPara o ano que vem, vá a Forninhos à nossa Festa de Agosto, pois voltaremos a marcar presença "se Deus quiser".
EliminarBj
Desejo que seja uma linda festa, Paula, e que, dentro do possível aproveitem o máximo.
ResponderEliminarBoa semana. Bjs e saudades...
Foi bonita a festa, Anete!
EliminarE aproveito para agradecer a todos que com o seu Esforço, Dedicação e Devoção tornaram mais um dia 15 de Agosto especial.
Bjs
Boa noite Paula. Uma festa rica e cheia de tradição.
ResponderEliminarMas "a tradição já não é o que era" e esta é daquelas expressões que merece reflexão, porque quando se conclui que já não é o que era, foi porque falhou a passagem de testemunho ou os conteúdos culturais foram adulterados.
EliminarOlá!!!
ResponderEliminarComo estão???
Lembro de minhas tias cantando nas procissões das festas dos santos aqui em Solidão. Por aqui se perdeu. Um dia quero levar os filhos para conhecer nossa cultura perdida. Agora temos neto para mostrar como era os festejos antigamente. Saudade de vocês. Nos enterramos no campo. Aqui estamos todos bem graças a deus. Esperando passar o agosto.
Bjos pra ti e abraços para Chico.
Para nós tempo voou e já estamos de regresso (o que é bom acaba rápido).
EliminarEu também partilho da tua opinião: se a nossa cultura perdida não fôr transmitida, os netos de hoje, amanhã não têm ideia de como foi a vida de seus avós para contar aos filhos.
Bjos&Abrçs nossos.
Ficamos muito contentes com a tua visita😀