Seguidores

domingo, 8 de dezembro de 2019

Hoje era "Dia da Mãe"

Há alguns anos atrás, o Dia da Mãe era comemorado no dia de hoje, 8 de Dezembro.  Os menos jovens, durante muitos anos fizeram deste dia um dia muito especial, mas alguém tomou a decisão de passar a comemoração, no nosso país, para o 1.º domingo de Maio e "não havia necessidade" como dizia o diácono Remédios. Hoje sequer se mencionou na comunicação social esta bonita data (pelo menos eu não vi/ouvi) então os meus votos de feliz Dia da Mãe deste ano, são dados pelas mãos de Laura Costa que foi ilustradora de livros infantis e desenhou uma série de postais de Natal que foram publicados pelos CTT durante vários anos, na década de 1940.


Neste desenho (que foi capa do disco "Natal em Portugal" de Shegundo Galarza "), editado no final dos anos 70, entre 1977 e 1979, está representada a comunhão, a divisão de trabalho, a colaboração e a intimidade e traz ainda a saudade dos tempos de infância em que sobre o lume da lareira as mães faziam as tradicionais filhóses. Era um ritual muito desejado pelos filhos. Depois de fritas as filhóses eram colocadas num grande prato e polvilhadas com açúcar.


Tão boas que eram quentinhas!

14 comentários:

  1. Hmmmm...que delícia as filhoses açucaradas... E tudo muda, até as datas,nã? Linda semana! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa não seria a última mudança, chica! Primeiramente foi mudado para o último domingo de Maio, mas como no último domingo ocorre com frequência a solenidade de Pentecostes ou a da Ascenção, passou o Dia da Mãe para o primeiro domingo de Maio, no qual, pelo calendário litúrgico, não ocorre nenhuma festa de especial importância. E assim permaneceu até hoje.
      Coisas de Bispos!
      Bjs, boa semana.

      Eliminar
  2. Um postal muito bonito. Hoje foi dia da Rainha e Padroeira de Portugal. É um dia de fé, pelo menos para mim que o escolhi para batizar meu filho há 35 anos.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A versão da Igreja Católica é que o Dia da Mãe foi deslocado para data diferente, a fim de permitir que o 8 de Dezembro ficasse exclusivamente ligado a Nossa Senhora da Conceição, Rainha e Padroeira de Portugal. Não me parece suficientemente crível.
      Com as festas natalícias à porta, acho que decisão foi boa para o comércio!
      Abraço.
      Boa semana.

      Eliminar
  3. Boa Noite

    Os meus falecidos pais casaram neste dia de 1964.
    Pensar que nasci nove meses depois, em Setembro de 65.
    Arrepia me a alma. Minha Mãe !!!!
    Um post emotivo.
    Mãe é Mãe.

    Boa semana
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta data é bonita também porque "os nossos velhotes" fizeram deste dia um dia especial.
      Boa semana.
      Abraço.

      Eliminar
  4. Uma data que quase passa despercebida e não deveria!
    Ainda estranho a mudança do Dia da Mãe!!!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é uma data bastante querida dos portugueses ainda hoje há quem prefira celebrar o Dia da Mãe a 8 de Dezembro!
      Bj

      Eliminar
  5. Pois é, quando há mudanças assim, a nossa cabeça e sentimentos sentem algo “diferenciado”...
    Fiquei com a boca doce imaginando filhóses...
    Bjs nesta segunda-feira de Dezembro... Vamos adiante, o ano já está terminando...💗🎶🎄🍬

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando ajudo a minha mãe a fritar filhoses, na tarde de 24, virando-as na frigideira até ficarem lourinhas e depois as coloco em carreirinhas polvilhando-as ainda quentes com açúcar é quando o Natal me sabe melhor...
      Beijinhos e tudo de bom!

      Eliminar
  6. Minha mãe fazia as melhores filhoses de abóbora. Na verdade nunca comi outra igual, pois esse doce não é muito conhecido aqui no Brasil, pouca gente faz, e quem faz não coloca abóbora na massa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As filhoses da minha mãe não levam abóbora, mas seja qual fôr a receita, o que importa são as recordações que esses sabores nos trazem!
      Aproveito para desejar Festas Felizes.

      Eliminar
  7. Querendo o meu parecer
    Do fundo do coração
    A mim pouco aborrece
    O dia da celebração
    Melado sim o regaço
    Que embala o adormecer
    Até o cheirar da roupa
    O fumo que anda no ar
    Diz que é porque poupa
    Para roupa a estrear
    E por vezes cantarola
    Enquanto a comida ferve
    Outras chora, outras não
    Há o tacho a rapar
    Os filhos em correria
    Quase parece um vendaval
    Os dias são tão iguais
    Isto sim, é alegria
    É o dia de ser mãe
    Dizem na telefonia
    Limpa-se ao avental
    Amanhã é outro dia...





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também a mim pouco aborrece o dia da celebração, pois considero que o são todos os dias...

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.