Seguidores

sábado, 8 de junho de 2019

Divino Espirito Santo - Dias 9 e 10 de Junho

Já está na rua há quase um mês, o cartaz da festa do Espírito Santo 2019. Forninhos convida quem a nós se quiser juntar. 
Esperamos por si! Porque só quem nunca foi à festa do Espírito Santo é que não sabe o que perde...em Forninhos não há festa mais bonita!


Manhã cedo, começam a chegar ao Santuário gentes de longe, em cumprimento das suas promessas, dar é importante, mesmo que a dádiva seja pequena.
Mas o  momento alto é por volta das 11h00, com a chegada das procissões, irmandades de várias paróquias, pena a fotografia colocada no cartaz ser minúscula. Juro, que às vezes não percebo: a festa é publicitada como sendo em honra do Divino Espírito Santo e depois o que vemos publicitado em grande escala são os patrocínios que se associam a esta festa!! A parte religiosa encontra-se cada vez mais ofuscada pelos animadores de baile e pelos patrocinadores!
Isto não é uma crítica, apenas é uma constatação fácil de ver em qualquer dos programas de todas as festas do nosso concelho que se encontram afixados nos mais variados lugares.
Todos sabemos que as festas são feitas para divertir as pessoas e darem lucros, reconheço o esforço de quem as promove, mas a parte religiosa que faz parte intrínseca da nossa cultura, que é uma espécie de catálogo de identificação da nossa vivência, está desprezada por todos nós. Repito: todos nós!
Estamos a tempo de parar e pensar.
Se não respeitarmos a nossa cultura, a nossa vivência colectiva, estamos não só a defraudar a nossa história, como estamos a construir um futuro que facilmente desabará. 
Depois da missa campal, segue-se o almoço nos pinhais. Família e amigos juntam-se para celebrar os valores que cimentam a nossa vivência em sociedade.
Dar amizade e alegria é o mais importante das festas. Reconhecer e agradecer uma qualquer benção é um acto de grande humildade e humanismo. Saber dar e receber são valores superiores.
Venham daí! De certeza que ainda chegam a tempo.

16 comentários:

  1. Que legal deve3 ser! bem que gostaria de ir!! beijos,tudo de bom,boa festa! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo feriado (dia de Portugal) também gostaria de ir, mas tinha de regressar no próprio dia; não se mete férias quando se quer, mas sim quando se pode.
      Bjs, boa semana.

      Eliminar
  2. Uma festa, com certeza, bonita e abençoadora!...
    Também gostaria de ir, Paula! Mas,...
    Um abraço grande neste sábado... Venha ver no Vida & Plenitude um “Encontro Marcante” que aconteceu ontem... Já fico a imaginar o meu próximo por aí, com os amigos portugueses... 😀👏💚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quanto tempo!
      Gostei muito de ver esse encontro, esses sorrisos.
      Um abraço cheio de saudade.

      Eliminar
  3. Boa tarde Paula,
    Desejo que seja uma festa santa! Amanhã é o Pentecostes e é uma tradição religiosa muito bonita!
    Aqui em Mem Martins, quando sai a procissão da Capela da Nossa Senhora da Natividade em Setembro e outra de uma capela das Mercês, os sons dos diversos divertimentos baixam. Quanto aos patrocínios não me recordo se existem.
    Mas a sua festa vai ser linda, porque a tradição ainda tem muito a dizer.
    Um beijinho e que corra tudo bem.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ailime,
      Durante a missa campal o barulho de fundo também baixa e Forninhos não vai deixar morrer as festas religiosas, estas são necessárias para que a comunidade se mantenha viva, mas acho que os patrocínios não deviam ocupar metade do cartaz! Noutras festas percebo a necessidade, nesta não.
      Consultados todos os cartazes aqui divulgados, nota-se que de ano para ano aumentam os anúncios.
      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  4. Que seja uma bonita festa e tudo corra bem. As festas do Divino Espírito Santo costumam ser muito bonitas.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe Elvira, desde a fundação da aldeia, há três dias que pertencem a Forninhos: 1)a sétima Segunda-Feira a contar da Páscoa, do Divino Espírito Santo, 2) o 18 de Julho da Padroeira Santa Marinha, 3) o 15 de Agosto da Nossa Senhora dos Verdes.
      Para mim, a festa mais bonita d é a do Divino Espírito Santo.
      Abraço.

      Eliminar
  5. Bem que gostaria!!!
    Que seja uma bela de uma festa!!!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Para quem gosta de a viver assim será!!
      Bj

      Eliminar
  6. Vi, senti e jamais irei esquecer aqueles momentos de fé e meditação em que nos dois últimos anos abri a capela para receber na sacristia a "esmola" dos peregrinos.
    Hoje não vou estar presente e nem sei se voltarei, pois prefiro guardar para mim as recordações vividas e as contadas pelo meu avô Francisco, curador da Capela por muitos anos.
    Com que propósitos eu e tantos nascidos na terra (não sendo por conveniência), passaríamos numa sacristia ilustrada por uma benção de nada?
    Deixo apenas um alerta e arrependimento meu depois de deixar mordomo por propósitos alheios: aquele painel, jamais ali estaria, mas e isso sim e deixo ao menos a sugestão, chegou a altura de os dinheiros sobrantes, serem dirigidos para algo que homenagem os peregrinos.
    Hà muito que os povos das paróquias das redondezas, além dos cruzeiros, merecem ter uma Obra no Adro do Santuário da Senhora dos Verdes.
    E Viva a Festa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "Quadro do Milagre" representa todos esses povos que de geração em geração todos os anos vão ali em romaria. Na pintura vemos a procissão que se dirige para uma pequena capela.
      Melhor homenagem eu não vislumbro.
      Quando deixarem de ir os devotos das aldeias límitrofes, deixou-se de cumprir o objectivo que levou os nossos antepassados a invocar Nossa Senhora dos Verdes.
      O outro quadro/painel nada diz à tradição religiosa. Para mim, foi o jeito que encontrou de pedir desculpa pelo reboco da data de 1696. Era preferível destapar a data do que cobrir uma parade interior, mas o orgulho e a vaidade falam mais alto.

      Eliminar
    2. E se desaparecer o "Quadro do Milagre"?
      Tanta coisa desapareceu no Santuário...
      Duvido sim, é que a festa acabe, nãopelos folguedos mas pela fé dos da terra, mas acima de tudo pelos devotos das redondezas, pois eu ouvi de viva voz na entrega das esmolas por pessoas mais antigas que além das suas promessas vinham incumbidas de outras ainda por antepassados, tal como iriam deixar aos filhos, pois acreditam que um dia os campos voltarão a ser cultivados como outrora.
      Quanto ao painel das obras públicas da sacristia, peca por faltar o número de alvará e licenciatura da obra que autorizou o esconder de datas históricas Ajuste directo?
      Sei, pois já vi, está ali uma boa bodega a agradecer ninguém sabe o quê, é pessoal,diz a personagem...

      Eliminar
    3. Não se pode dizer que a festa vai acabar, Forninhos não é uma aldeia desertificada e despovoada e a maioria dos forninhenses ausentes não esquecem os laços que os liga à sua terra, no Espírito Santo não vemos isso, mas em Agosto as ruas e pontos de convívio enchem-se e só a gente de Forninhos faz a festa!
      Sobre o painel ou se retira ou se afixam outros, das duas uma!

      Eliminar
  7. Respostas
    1. É verdade, bom programa e fica o agradecimento àqueles que abdicaram de algumas horas do seu descanso para que todos os presentes pudessem divertir-se nesses 2 dias.
      Abr/boa semana.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.