Seguidores

domingo, 9 de novembro de 2014

Há 5 anos este blog começou assim

Há quem diga que para compreender o presente é preciso primeiro conhecer o passado. Ciente desta premissa, o objectivo deste blog é dar a conhecer a todos os forninhenses (naturais, residentes, não residentes, aos que sentem Forninhos no coração, que sentem esta aldeia como sua, todos no geral) esta aldeia da beira, desde a publicação de fotos antigas que relatem a aldeia de Forninhos de antigamente, documentos antigos e também dar destaque ao nosso património, desde:

Arqueológico e Religioso: Castro, Pontes, Igreja, Capela, Cruzeiros, Alminhas
Arquitectónico: Casas, ex-escola primária (por exemplo)
Social e Lazer: Associação, Junta de Freguesia, Centro Social e Paroquial, Cemitério, Campo de Futebol
Turístico: Turismo Rural, Miradouro, Moínhos, Ruas emblemáticas
Humano: Irmandade
Lendas, Mitos e Tradições: por exemplo, Lenda da Moura Encantada e outros mitos e tradições
Gastronomia
Ditados, Modos e Modismos etc e tal ...

No fundo é tentar através deste cantinho no mundo virtual, conhecer melhor as nossas raízes, a nossa cultura, as nossas referências, de modo a que fique registado para que as futuras gerações de forninhenses possam conhecer o passado, a história da sua terra - Forninhos.
Este é o post original, que achei por bem nada alterar.
Publicamos no dia 9 de Novembro de 2009, uma fotografia do ano de 1976, em que os andores da procissão da N.S. dos Verdes eram carregados aos ombros pelas pessoas e não pelos tractores, como é hábito hoje.
Publica-se mais duas.



Agora...
Já este ano escrevi aqui que quando chegar o dia em que não temos nada para dar...o blog acaba. Chegou esse dia.
Penso ter seguido o caminho a que me propus, embora alguns ainda hoje me acusem de divisionismo e coisa e tal...mas decerto para a maioria, desde o início o blog dos forninhenses retratou um só povo!
Hoje somos um só povo?
Não. Nada disso.
Mas através do percurso todo do blog dos forninhenses sabemos bem (o melhor possível) quem somos e de onde vimos.
Gostei de mostrar o que fui conseguindo, mas não foi fácil manter "vivo" por 5 anos o blog dos forninhenses, porque o meu grupo, o grupo social com que me identifico, "anteontem" apoiou-me, mas "ontem" nem por isso e "hoje" muito menos. Mas o ser humano é mesmo assim, ao longo dos milénios foi percebendo que tão importante como combater inimigos foi sempre melhor juntar-se aos que o não eram, mesmo que esses nunca chegassem a ser amigos! 
Mas não se alarmem "esses" que não vou escrever nem um décimo do que estou a pensar nesta noite de Sábado para Domingo, mas o vosso comportamento, atitudes e reacções fez-me perceber que para vós escrever no blog dos forninhenses é uma "chatice" e que mais vale só ler. Portanto, a partir de agora, se faz favor: não leiam, não abram, porque também já é uma "chatice" escrever para vós...
Com isto, caros bloguistas, não quero dizer que o blog dos forninhenses "morreu", apenas quero dizer que só vou voltar a publicar se por algo tal se justificar. 
E, como sigo muitos blogues, vou continuar a ler e a comentar os que mais gosto. Faço questão de demonstrar o meu apreço por todos os bloguistas, continuando a escrever nos blogues.  Onde me tratarem bem é que eu me sinto bem.
Fica muito mais por dizer, mas fico por aqui hoje.
Despeço-me aproveitando já para desejar um Feliz S. Martinho aqueles que apoiaram o blog dos forninhenses, que quiseram ver este projecto crescer de dia para dia, a todos esses um muito BEM-HAJA.

56 comentários:

  1. Força, Paula.
    Conta comigo.
    Vai ser um Blog serio e a serio'
    (09 de Novembro de 2009).

    Foi este o primeiro comentário que o blog teve, escrito por mim no dia do seu nascimento.
    Tenho orgulho em ter tido o privilegio de me teres convidado a abraçar o teu sonho e sempre que pude, dizer presente! Tal como agora na despedida, sem tristezas, mas com orgulho imenso.
    Muitíssimo Forninhos te fica a dever por com tanto sacrifício relatares a sua história real.
    De permeio ficam estudos e investigações, controvérsias e maldades obsuletas de pessoas que ainda vivem no obscurantismo, mas aquele cheiro dos nossos avós de quem nos lembramos e que nos iam dizendo que ainda se lembravam dos deles e que contavam histórias da terra, nossa aldeia Natal, que quem te lia pelo mundo fora agradecia a lembrança.
    Não fiques triste mas orgulhosa pelo teu importante trabalho.
    Fica o desafio, que tal um LIVRO a sério dadas as centenas de milhares de pessoas que tanto te leram e comentaram. Iam gostar.
    Curioso que faz amanhã, 20 anos depois da queda do muro de Berlim, que este teu espaço foi criado. Tantas e tantas barreiras quebraste.
    Fica aquele sentimento de gratidão em que,

    "Certo dia, uns caminhantes detiveram-se para matar a sede numa fonte...".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade estou orgulhosa deste "trabalho" e acho que hoje qualquer forninhense, esteja em Lisboa ou em Paris, seja onde for, pode de forma orgulhosa falar da história e património da sua terra, associado a uma herança de milénios.
      Pode falar do património material, do ponto de vista monumental, de arquitectura religiosa ou modesta/popular, ou ainda de vestígios arqueológicos que atestam a ocupação humana desde há muitos milhares de anos.
      Pode falar do património imaterial, assente na sabedoria popular, em práticas ancestrais de cultivo da terra, em lendas e histórias comuns de feiticeiras, lobos, etc..., em festas religiosas ou profanas.
      Da gastronomia, com destaque para os nossos enchidos, nosso queijo e requeijão, os nossos bolos de azeite... também pode falar.
      Etc. e tal...
      Um forninhense fora da sua terra pode e deve ser um embaixador da mesma e falar sem medo da sua origem.
      É minha intenção escrever um livro sobre a nossa história, mas não escreve um livro quem quer, ou melhor, pode escrever-se, mas sai almanaque, por isso vamos dar tempo ao tempo...
      Obrigada Xico pelo teu contributo, pela tua disponibilidade.
      Para finalizar, essa última frase, do começo da lenda da S. dos Verdes, fez-me lembrar agora aquele provérbio chinês que diz que quando um homem cava um poço, muitas pessoas conseguem água e tenho a certeza de que assim foi. Sem trabalho, colaboração, muitos forninhenses conseguiram daqui fotografias dos seus familiares (que até emolduraram), trechos de textos e comentários em que introduziram pequenas modificações...até Aquilino Ribeiro que citei tantas vezes lhes serviu de inspiração...!
      Etc...
      Mas tudo bem.

      Eliminar
  2. Olá Paula, entendi pouco do que quis dizer aqui neste post... Mas, gosto muito do blog de Forninhos, de tudo que leio e fico sabendo do lugar... Penso que o assunto é algo entre vocês aí/local, né?!
    Ah, também não entendi o que falou lá no Vida & Plenitude sobre a "página tremendo"... Talvez seja porque o seu contato é por Ipad/Ifone, pois acontece comigo isso em alguns blogs quando estou usando(?!)...

    Beijinhos... Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixe p´ra lá Anete, pois aqueles a quem a mensagem foi dirigida entenderam perfeitamente o que quis dizer!
      O blog dos forninhenses vai por ora ficar "em banho-maria", digamos assim, porque encontro pouco interesse por parte dos forninhenses, mas também porque Forninhos já não é o que era, já não somos um só povo e sobre o povo antigo já retratei tudo, tudo o que o progresso nos levou e só não nos conseguiu levar a memória porque houve pessoas que muito apoiaram o blog dos forninhenses e, sem medo, nos avivaram memórias.
      Vou continuar como sua visitante assídua :-)
      Um bom domingo. Beijinhos.

      Eliminar
    2. Querida Paula, volto p deixar um abração e o meu carinho...
      Muita paz! Bom domingo! Vamos adiante........................

      Eliminar
    3. Um OI e UM CARINHO nesta nova 4ª feira...
      Aguardo suas novidades por aqui, hein?! Sem pressa e no tempo certíssimo...
      Abraços...

      Eliminar
    4. Boa 2ª feira, Paula!
      Um abraço grandão...................
      Com todo carinho...............................

      Eliminar
  3. Paula, fico triste que um blog que completa 5 anos sai do ar, com essa ponta de mágoa e tristeza. Uma pena, não sei o que pode ter acontecido nos "bastidores",rs... Mas ficaremos à espera de que apareçam motivos que te façam publicar novamente! Deixo o meu beijo e fica bem,tá? bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chica.
      Para já não pretendo "postar", apenas voltarei a fazê-lo se algo o justificar.
      A vida de um bloguista é tentar trazer para outros informação com diferentes interesses e eu sinto que o blog dos forninhenses já de tudo falou, informou, questionou...
      Agora, como bem entendeu, nos "bastidores" que foi e é também um forum de discussão colectiva, cada um(a) pense, fale ou escreva o que quer.
      Obrigadão pela sua presença assídua e um abraço amigo.

      Eliminar
  4. O quê?!!...
    Paula, já li duas vezes o post, e será que estás a dizer que este blog vai acabar por aqui...ou fazer um interregno para voltares cheia de força novamente?...
    Entendo ou tento entender o que dizes sobre pessoas "amigas" que apoiam, mas com o tempo talvez se afastem porque amizade não é um conceito reconhecível por toda a gente, ou talvez não compreendam o grande valor do trabalho que tens aqui apresentado. Ou então atingiste tu um ponto de saturação por essas coisas e outras, e pelo próprio desgaste de um trabalho árduo feito de dedicação e amor a uma terra e antepassados que o merecem. Sim, porque fazer o tipo de posts que apresentas implica muita pesquisa e tempo retirado à vida familiar. Por isso tens todo o meu apreço, e pela sabedoria e humildade com que sempre te diriges aos outros.
    Eu própria estou saturada do meu blog, e só existe há 2 anos, contudo consigo ver perfeitamente a distância que existe entre um blog de pesquisa histórica acerca de memórias ancestrais e simples poemas.
    Só posso dizer que fiquei triste, este era um dos blogs que mais prazer tinha em visitar, e só posso agradecer os conhecimentos que aqui adquiri, e toda a atenção que nos últimos tempos me foi dedicada.
    Mas espero sinceramente que voltes a postar neste blog, que quanto a mim, apesar dos pesares não deveria morrer. Pelo menos assim espero, e se assim não for só tenho de compreender as tuas razões. Só o que tem qualidade pode incomodar.
    Um grande abraço, Paula!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes Laura, há muita gente de Forninhos que até reconhece o trabalho que aqui deixamos e sabem que podiam dar o seu contributo, mas uns têm receio dos erros de português; outros, defendem e praticam a democracia partidária e acham bem não participar no blog dos forninhenses; muitos outros dão desculpas esfarrapadas para o não fazer. Lá é com eles e agora resta-lhes a mais simples das opções na net: não abrir, não ler...
      Vou voltar a postar, claro. Daqui para a frente vou procurar estar igualmente bem informada, sobre o que se passa em Forninhos. Uma matéria que posso trazer em breve é a conclusão da obra do lugar em que nasci - a obra da Lameira. Custa-me muito ver aquele lugar inacabado, volvidos que são 18 meses!
      Se por acaso julgam que esqueci a coisa, não esqueci.
      Também fico triste, acredita. Mais porque não consegui mudar algumas coisas, por exemplo, que os andores fossem carregados aos ombros por rapazes e raparigas, é que nem quando fiz parte da Comissão de Festas de N. S. dos Verdes o consegui!
      Não devo ter conseguido passar a mensagem. Mas pelo menos tentei.
      Se não tomasse hoje esta decisão e aqui se discutisse as 2 imagens acima, o mais certo era os forninhenses fugirem de expressar a sua opinião como o "diabo da cruz" como tantas vezes fugiram do conjunto de post´s publicados.
      E, em meu entender, também a amizade não é um conceito reconhecível por toda a gente. Mais...sinto que já não tenho nada a ver com o meu grupo. Os inimigos de "anteontem" passaram a ser amigos "ontem". E os amigos de "ontem" são amigos dos inimigos de "anteontem". A amizade de convivência virou amizade de conveniência.
      Prefiro manter-me longe deste tipo de pessoas, da hipocrisia e falsidade.
      Laura, continuaremos de certeza a postar, como já o disse, até porque o Forninhos antigo e os nossos antepassados o merecem. Só.
      Um grande abraço tb.

      Eliminar
    2. Ah e obrigada pelos teus comentários sempre bons, sem desprimor pelos outros comentadores.

      Eliminar
    3. Fiquei agora um pouco "aliviada", embora consiga perceber uma certa amargura característica de quando tanto se tenta e pouco se consegue fazer...como esse exemplo de levar andores aos ombros ou em tractores, algo afinal tão simples de resolver.
      Acredito que a maior parte dos Forninhenses valorize realmente o teu trabalho e o do Xico, mas já se sabe que as pessoas com menos escolaridade não se sentem preparadas para participar e dar opinião de forma escrita. O que é compreensível de certa forma.
      Bolas, nem te dei os parabéns pelos 5 anos de blog...Parabéns!
      E venham mais cinco!
      xx

      Eliminar
    4. Obrigada :-)
      Não fui eu que escrevi, foi o Xico aquando do 1,º aniversário, mas vem mesmo a propósito:
      "Parabéns acima de tudo a Forninhos, pois se não existisse, não teríamos estas belas historias, tantas recordações, tanta tradição e tanto orgulho."
      O Xico, pela sua disponibilidade, pelo empenho que pôs em todos os seus e meus posts, merece também parabéns e palmas, muitas. Foi um grande apoio.
      Quanto ao "venham mais cinco". Pelas pessoas com pouca escolaridade até valia a pena as muitas horas retiradas ao sono, muita tecla do computador gasta…mas já diz o ditado "paga o justo pelo pecador".

      Eliminar
  5. E como muita pena que leio o que escreveU, eu embora nao sendo de Forninhos, sempre por esta linda freguesia mantive uma ligacao muito forte.
    Creio que a a virgem "Senhora dos Verdes", tera muito que ver com isso, mas tambem alguma ligacao historica, entre Forninhos e o meu municipio, ainda que por pouco tempo.

    Mas ainda que nao houvesse nada disso, havia a origem desta regiao da Beira mais alta, em que os costumes, as tradicoes, os modismos a gastronomia etc, etc, sao comuns a todos nos!

    Tenho pena de nao ter podido, dar mais colaboracao a este blog, mas o tempo que so nos da 24 horas por dia, nao mo permitiu!

    Se para mais nada servisse para mim, serviu este blog para conhecer pessoalmente varias pessoas de Forninhos, com quem continueI a ter a mesma amizade de sempre, mas agora com caras conhecidas!

    Bem hajam por tudo e que Santa Marinha, irma da nossa Santa Eufemia e a Nossa Senhora dos Verdes, a todos proteja e ajude.

    Recebam todos um grande abraco de BEM HAJAM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada caro amigo.
      Na verdade acho quem nasceu na província, seja norte, centro ou sul tem sempre a ligação à terra e lembranças que ela nos pode dar. No seu caso, se calhar porque tem uma ligação forte a Forninhos, conseguiu com a sua colaboração dar mais valor à nossa história, estórias e memórias do que muitos forninhenses!
      Foi um bom contribuidor e ainda bem que o convidei para o efeito em 2009. Decerto reparou que convidei de bom grado outras pessoas para... nem todos eram naturais de Forninhos, mas fi-lo convicta que a história de Forninhos podia "agarrá-los", mas a história foi outra... talvez o poder local e as instituições sejam para esse tipo de pessoa os grandes construtores da nossa identidade local. E se calhar hoje são!
      Da minha parte, gostei muito de conhecê-lo pessoalmente e conto vê-lo mais vezes na Senhora dos Verdes ou mesmo na Santa Eufêmia :-) ou noutro lugar a combinar.
      Quando cá voltar avise.
      Um abraço e bem-haja por tudo.

      Eliminar
  6. Paula,
    apesar de tudo o que li, fico a aguardar o que escreveres (brevemente!) neste espaço.
    Os valores estão a inverter-se... tu és jovem e notas isso. A nós, idosos, é uma matéria que nos aflige. As pessoas estão a perder a educação, a ética vai pela rua das amarguras, os aldrabões multiplicam-se, os ladrões ficam impunes... uma tristeza!
    Temo pelo futuro dos meus filhos e dos meus netos.
    Mas não pares: enfrenta as feras, apesar de eu ser contra as touradas, aconselho-te a pegar no touro pelos cornos... não te deixes abater.
    Há dois mil anos houve um homem bom que também não agradou a todos e até foi crucificado!... Não deixes ninguém crucificar-te.
    Força!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Teresinha, na verdade nos últimos cinco anos, cinco não...mais, talvez sete ou oito, não fiz eu outra coisa. Peguei vários touros pelos cornos!
      Sabe, enquanto andarmos a falar de sons e cheiros da aldeia, tudo é maravilhoso, mas quando o assunto é polémico já é uma "chatice" opinar.
      É preciso repensar o blog dos forninhenses. Ainda não sei bem como, mas pegar na degradante actualidade não me apetece. Não que não me interesse o Forninhos actual...e daí.
      Beijinhos e obrigada pelas palavras amigas.

      Eliminar
  7. Só hoje pude vir aqui.
    Fiquei triste por só hoje te dar os parabéns por estes 5 anos de alta qualidade,

    tenho pena de não ter conhecido o te cantinho há mais tempo.

    Os meus sinceros parabéns!
    Espero continuar a ver-te por aqui , aprendendo contigo.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelos parabéns Mona Lisa.
      Os anos não passam só pelas pessoas, o blog dos forninhenses já começava a acusar o peso dos anos! Com o 5.º ano da sua história, é preciso repensá-lo bem para que continue a agradar a todos.
      Beijinhos e tudo de bom.

      Eliminar
  8. Boa tarde, é pena que a sua desisão seja de acabar a bela patilha que sempre ofereceu, como eu, certamente que outros seguidores ficaram apaixonados pela aldeia de Forninhos, agradeço o que me deu conhecer e até breve.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem de agradecer, nós forninhenses é que devemos agradecer (falo por mim) as suas visitas comentadas.
      Só é pena que as pessoas de Forninhos e todas que de certo modo estão ligadas a esta terra, não tenham mostrado a quem aqui chegava mais do que é Forninhos.
      É o que temos hoje...
      Receber bem sempre foi uma característica do povo de Forninhos, mas o hoje infelizmente é o resultado de "anteontem".
      Um abraço e @té depois.

      Eliminar
  9. Boa tarde Paula, posso pedir-lhe um favor? Não termine assim o vosso precioso Blogue! Nem que seja mostrando fotos de Forninhos, de costumes que se mantenham vivos, das árvores, dos frutos! Entreviste pessoas, etc! A Paula ainda é muito jovem e Forninhos necessita de pessoas como a Paula (e o Xico)! Todos gostamos muito de os ter aqui! Como constata até do outro lado do Atlântico o carinho é igualmente enorme! Não deixem que Forninhos seja esquecida!
    Um beijinho grande e muitas felicidades!
    (Só me lembrei que era dia de São Martinho já bem tarde e ainda comi umas castanhas assadas no fogão;))!
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ailime...vou pensar, melhor, estou a repensar o blog dos forninhenses. Algumas pessoas de Forninhos deviam ser entrevistadas, é facto e podia fazer post's em formato de entrevista, por exemplo.
      Também um dia escrevi que o povo de Forninhos é o "Produto do caldeamento de várias raças" - um povo que era uma grande mistura. Talvez recomece por esta questão das identidades, como é -hoje- a maneira de ser deste povo, compará-lo com outras gentes de outras terras, diferentes costumes...
      Mas...Palavra que não sei como voltar de novo...
      Beijinhos e obrigada, uma vez mais, por tudo.

      Eliminar
  10. Paula
    é muito bom dividir conosco sua história e suas maravilhas que o forninhos tem e ainda vai ter muito mais a partilhar conosco.
    bjs


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. O que quero é mesmo continuar a colocar "coisas" que interessam. O progresso já nos levou muitas coisas materiais, mas ainda não conseguiu levar-nos a memória, por isso...
      Bjs.

      Eliminar
  11. Paula, compreendo as tuas razões, mas o momento do "fim" é sempre pesado, duro, amargo.
    lamento que tenhas tomado essa decisão. Alimento, contudo, a esperança que um renascimento vigoroso se seguirá. Importante é respeitar os teus princípios.e se eles te exigem um momento reflexão, que a reflexão aconteça.
    Vamos ver-nos por aí, tenho a certeza, como quase tenho a certeza que o teu regresso ocorrerá em breve.
    Um grande abraço da Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei muitas vezes neste "fim", porque há muito percebi que em Forninhos ainda obedecem aos "senhores" da terra, infelizmente! Não os de antigamente, que esses só sabiam explorar os que dependiam deles e pouco mais sabiam!
      Mas tem razão, Nina. Vamos ver-nos por aí...
      Quanto ao regresso, logo se vê... mas quando voltar, espero contar com as suas palavras. Eu e o Xico gostamos de a ver por aqui :-)
      Retribuo esse abraço.

      Eliminar
  12. "Ficava-se de atalaia até o uivar feroz do bicho e o seu bater das "castanholas", fosse desaparecendo, largando a porta bem fechada da loja aonde o porco estava guardado, e depois deambulava pela aldeia fantasma, pesarosa, amedrontada e recolhida por o "diabo" a ter invadido, sem medos, afrontando cães e alguns matando - andavam os lobos sobejos"

    Assim foram cinco anos em que de dentes arreganhados e de saliva pendente no canto da boca e ar raivoso, nem eles sabiam o que odiavam. Ou talvez o amargo da incapacidade de nada fazerem, andavam sobejos apenas por nada saberem de nada. Apenas incomodava o querer sem saber fazer, perante factos e palavras escritas.
    Deixaram de meter medo os ruidos sinistros no Largo da Lameira, o urrar do lobisomem, feiticos e feiticeiras no Sitio do Lugar, os pecados singulares de nao se poder comungar depois de comer qualquer coisa, cada qual senhor de si, indo aonde bem apetece e falar com respeito em alto e bom som.
    Parece que o medo ainda impera.
    O medo morreu em Forninhos!
    Por tal...ate a proxima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...nem eles sabiam o que odiavam, mas foi assim que passaram a ideia que são todos amigos uns dos outros, só que como se diz "quem não os conhecer que os compre".
      Esperemos que um dia, sem medos, se faça justiça.

      Eliminar
  13. Que pena.. felicidades! bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá!

    Parabéns! Realmente o blog é uma belezura, adoro!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem!
      Procurei sempre colocar algo com interesse para alguém, visto ser essa a intenção da partilha.
      Abraço grande tb.

      Eliminar
  15. Paula,

    Senti uma tristeza ao ler esse post, ontem, a noite, aqui. Não comentei e fui dormir pensativa sobre o assunto.
    Passou um filme em minha cabeça, de como tudo começou. A nossa querida e finada Tina, nos aproximou. Desde então, fiquei encantada pelas histórias de forninhos. Além disso, conquistei uma amizade linda com você e depois, também com o Xico. Vocês são muito importantes pra mim. Sinto um carinho enorme pelos dois.
    Portanto, eu entendo e respeito a sua decisão, e espero que volte um dia, se sentir vontade, ou tenha algo pra nos passar.
    Acredito que ainda existem muitas coisas a saber dessa aldeia, mas eu aprendi o bastante, e fiquei encantada com tudo que li.
    Agradeço de coração por tudo, e sei que continuaremos juntos.
    Você Paula, tem um potencial muito bom, e sugiro que abra outro blog, talvez, com assunto diferente e de algo que goste de fazer, ou falar.
    Xico, já tem um blog, e pode enriquecê-lo com o dom de escrever e nos passar coisas tão lindas.
    Deixo aqui meu abraço e agradecimento.
    Grande abraço para os dois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas pouco mais haverá a mostrar Lucinha! Ultimamente já me "socorria" de post´s escritos há mais tempo, que de quando em vez relia, por isso...os recentes eram como que uma repetição, apenas os tornava mais perfeitos, mas também isso é o que se chama evolução (acho eu).
      E, se os forninhenses têm uma má relação com as suas coisas e não lhes dá senão uma importância passageira, então...para quê continuar a "falar" da nossa história e memória local?
      Já pensei abrir um outro blog, sim. Sobre moda. A moda vai e volta, bem o sabemos, mas nos dias de hoje é impossível não incorporar algo velho ao novo. A "coisa" anda cá dentro...as "mudanças" do tipo de vida...as alterações na maneira de vestir...mas, repito: palavra que não sei como voltar de novo.
      Mesmo que não volte tão cedo, visitarei sempre o seu "Jardim" e a nossa amizade continua. não sei explicar, mas desde o início sinto que a Lucinha é sincera e não é pessoa interesseira. Por exemplo, não vinha aqui comentar só para ter depois um comentário meu.
      Obrigada por tudo e um grande abraço meu.

      Eliminar
  16. Antes de mais parabéns pelo belo blog e meu desejo é que...após descanso...regresse em força com temas interessantes...e partilha de belos momentos e iniciativas!!!
    Tudo de bom!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há 5 anos - quando "O Forninhenses" começou, os naturais queriam sobretudo um blog diferente do anterior e sei que o consegui. Vamos ver é se após descanso consigo trazer temas diferentes, mas igualmente interessantes.
      Continuo a pesquisar, estudar...e quero continuar a conversar com algumas pessoas de Forninhos, com as pessoas que sempre gostei e gosto de ouvir. Acho que quando menos se espera as coisas surgem.
      Beijinhos e muito obrigada pela visita comentada.

      Eliminar
  17. Como saloia que sou gosto muito de relembrar tradições e saber de outras terras.

    Espero que regresses com muito prazer pois te aguardo brevemente.

    Entretanto, se resolveres dar à luz outro blog, avisa, ok?

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu que gosto de me descrever como uma "mocinha rústica"...:-) sou uma pessoa com um gosto sincero e afincado pela natureza, pelas culturas e tradições (principalmente as do
      nosso país), pelas coisas simples da vida e, muito especialmente, pelo sentimentos e pelas emoções, a amizade por exemplo é uma das qualidades humanas que mais aprecio, deixe que lhe diga que fiquei deveras agradada com o seu comentário.
      E, como fiz por aqui belas amizades, por tal se resolver dar à luz outro blog aviso os amigos, claro ;-)
      Beijinhos e 1 bom fs tb.

      Eliminar
  18. Boa noite.
    Ja sinto falta, confesso de aqui ler e escrevinhar, mas cada vez que aqui assumo na janela do teu cantinho, vejo meio incredulo mas com enorme satisfacao, que o Blog esta vivo. Deixou frutos e mesmo que "parado", continua num frenesim de visualizacoes (mais de trezentas e trinta mil).
    Tal significa responsabilidades acrescidas para o regresso, mas, caramba, tem valido a pena! Sem palavras para o carinho recebido por todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca imaginamos que este blog podia ter tanta visualização, não é? Mas bem vistas as coisas, Xico, esta fonte afinal tem brotado, com abundância, a história de Forninhos, não se podia(m) desligar de um dia para o outro. ;-)

      Eliminar
  19. Paula, muito obrigada pela visita. Foi bom ouvir a sua voz.
    Fique!
    Beijo

    ResponderEliminar
  20. Boa noite Paula, muito obrigada pela sua visita e comentário! Desejo que esteja bem!
    As fotos foram tiradas junto ao Estádio Nacional no passado domingo! Não sei se conhece o Vale do Jamor. Um local maravilhoso onde se localiza o Complexo Deportivo, rodeada pela mais variada vegetação e arvores!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  21. Xicamigo

    Re-volto

    Já saiu o Crónicas das minhas teclas e até já tenho o primeiro exemplar. Estou feliz; depois da trabalheira e confusões, o parto foi sem dor…

    E na quarta-feira 26 às seis horas da tarde espero-te no Palácio da Independência. Não faltes!

    Abç

    E diz à Paulinhamiga para também vir... Obrigado

    ResponderEliminar
  22. Vou ficar sempre à espera que regressem.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá mais para diante. Tenho de pensar melhor...como (re)abrir esta página.
      Bj**

      Eliminar
  23. Não nos abandonem, ainda tem muito a ser contado, tenho grande alegria em vir aqui e ver um pedacinho de meu pai em suas histórias.
    Bjos tenha um ótimo dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata Anajá, um dia destes voltamos, não porque da história e memória local ainda tem muito a ser contado, mas porque há muito por contar!
      Eu não tenho pretensões de jornalista, mas é importante para nós que este espaço não se apague para pôr a descoberto muita coisa que ficou por contar...mas não conto mais...
      @té breve.

      Eliminar
  24. Apesar do que li fico a torcer que volte a escrever em breve....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chana, para voltar a escrever já, tínhamos de continuar sem sair do rumo traçado há 5 anos, onde se definiu a história e as "estórias" da nossa terra.
      Com o 6.º "restyling" da sua história, acho que temos de dar-lhe um ar mais ao jeito da época que atravessamos e bem ao jeito do Forninhos actual.
      Cpts.

      Eliminar
  25. Tudo tem seu tempo, quem sabe daqui a pouco volte....
    Beijo Lisette.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, temos intenção de voltar dentro de pouco tempo...
      Beijo tb.

      Eliminar
  26. Paula, vim agradecer o carinho pelo niver! Valeu! Saudades! bjs, chica

    ResponderEliminar
  27. Obrigado Paula por estes 5 anos repletos de assuntos da nossa terra. Valeu a pena. Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vai continuar a valer primo João, pois novos ventos irão soprar.
      Obrigada por tudo e beijinhos.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.