Seguidores

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Lameira: «um bico-de-obra»


A 29 de Abril anunciou a Junta de Freguesia de Forninhos no que presumo ser agora a sua página oficial: "retomaram as obras no largo da lameira". Confirmo! Eu estava lá e sei que recomeçou no dia 25 de Abril (feriado nacional) o arranjo «dum bico» do largo da Lameira, já que a área envolvente cumpre há alguns meses a função principal: está pelo menos transitável.
Qual a razão porque continuam por acabar 2 ou 3 dezenas de metros? 
Encontraram petróleo? Ou moedas como parece que já aconteceu?
Palavra que não sei, mas chegou o tempo de falar...
Aguardei até agora, porque até ver não queria interferir nas orientações do executivo autárquico, apenas sugeri em Março último a plantação de mais oliveiras, por ser a melhor época para plantar árvores, mas acho que está mais que na hora de acabar este bico-de-obra e de a Junta de Freguesia de Forninhos aproveitar a conclusão para homenagear uma pessoa que viveu cerca de 50 anos em Forninhos - Sr. José Bernardo. Esta figura marcante da nossa terra que já mereceu da nossa parte uma homenagem (quem desejar saber mais é só clicar no azul; vale para a página da jf) e por parte da Casa do Concelho de Aguiar da Beira também, a meu ver, merece mais que um post e uma placa quase invisível e elegível. Merecia para o futuro, um busto, em bronze, implantado entre as oliveiras e, assim, bem no centro da aldeia e junto à sua casa comercial, incluindo a de morada de família. Quem o sugere não sou só eu, mas outros nascidos e criados na zona da Lameira.
Não faltam ideias e há outras, com certeza, mas basta de tanta inércia e o que se exige é tão só melhor acção por parte de quem tem responsabilidades ao nível autárquico. O próprio programa do edil eleito falava em acompanhamento das obras de requalificação do Largo da Lameira, mas claro nunca se conhecendo o projecto e prazos até é fácil cumprir!


Eu sei que todos já sentem que esta é a obra da "Santa Engrácia"; iniciaram-se as obras há 11 meses, no dia 16 de Julho de 2013!!! e que muito serviço está mal feito...mas falarei de tudo quando totalmente pronta. 

26 comentários:

  1. Comeco pelo fim, estara pronta a tempo da festa de Agosto, bem ou mal, nem que seja para minimizar a vergonha de um ano atras.
    Nem vale a pena falarem em condicionalismos face as actuais competencias das juntas de freguesia que no anterior mandado ja nao cumpriram a obrigacao legal de publicamente exporem o projecto e prazos pois mesmo sendo da Camara, inerente esta o bom acompanhamento da obra. Adiante, o que esta, esta visivel aos olhos de todos e cego sera quem nao quer ver.
    A Lameira carrega em si o rosto de Forninhos, sempre o foi e sera, queiram ou nao!
    Cheguei a pensar que depois daquela asneira de tentarem fazer uma Coisa mais ou menos escrita, se permitissem a uma longa reflexao, mas, nada!
    Continua a vingar o amadorismo guardado sob a capa do obscurantismo e da promiscuidade de meia duzia, ainda que pouca, mas maioria e como reza a musica em terra de cegos qualquer e rei...
    Mas nao e bem assim. Desde sempre houve rivalidades em Forninhos, mas jamais sob esta forma!
    Missa e igreja vai quem quer e tal deve ser respeitado profundamente.
    Politica, ainda por cima na aldeia mais politizada do pais em que cada pessoa parece ter um mestrado, devia haver cautelas, pois o exacerbar, nada traz de bom, muito menos no menosprezo vestido de arrogancia.
    Quem defende estes paradigmas e na noite escreve pela voz da Junta e do Centro, sabe que sera por pouco tempo, ate por provas recentes.
    Nao gosto de cobardia, por isso aqui fica o desafio para os responsaveis da aldeia onde nasci e que ate hoje pouco tem feito pelos seus naturais, que criaram a nossa historia e muito mais mereciam.
    Uma homenagem para quem tantos dos nossos antepassados eram reconhecidos e muitos ainda vivos, gostariam de ver concretizada.
    A ideia partida daqui, reuniu consenso imediato junto de quem foi abordado.
    O Sr, Jose Bernardo, claro!!
    Se este blog tivesse o respeito por parte da edilidade que nada lhe mendiga, poderia daqui tirar muitas mais valias gratuitas em vez dos gastos do erario publico e neste caso promovermos esta homenagem a um senhor que em parte resume a historia genuina de uma aldeia.
    Por aqui iremos lutar para que tal se concretize.l

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem todas as pessoas usam palas nos olhos e sabem bem que quem escreve pela voz da Junta sequer faz parte do executivo, mas adiante...pelo que ele refere na "página oficial" faltam os bancos, jardim, mais oliveiras e outros melhoramentos... só que a "Freguesia de Forninhos" apenas confirma isto: "os bancos de jardim também vão ser posto". Aqui acredito que foi a Sra. Presidente da Junta que escreveu tal e quis, antes, escrever no plural, porque "posto" até pode ser aquele onde as pessoas apresentam queixas, o da GNR lol (não leve a mal o reparo Sra. Presidente).
      Posto isto, vamos aguardar que seja posto o projecto, pelo menos, da parte do jardim, já que falam em “bancos de jardim” é porque está projectado um jardim! Não sei é como o vão regar, se calhar também vão mudar a fonte da lameira ou o chafariz da lameira para o jardim lol.
      Em Forninhos já não deslocaram um fontanário antigo para o meio duma rotunda? E, não foi assim há tantos anos!

      Eliminar
  2. Paula e Xico,

    Desejo que essa obra se concretize o mais rápido possível.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver...Lucinha. Onze (11) meses já lá vão, se ao fim de 1 ano a obra não estiver totalmente concluída é uma vergonha!
      Daquilo que vejo (não conheço o projecto) a requalificação do largo incluiu apenas o calcetamento do largo e área envolvente, o que em Dezembro já se mostrava feito; uns candeeiros de iluminação pública inestéticos; um parque infantil, cujas imagens ficam por ora guardadas para um dia também mostrar/e falar; e, pasme-se!, este "bico-de-obra" que desde Dezembro até à presente data está neste estado.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Obras que iniciam e não terminam senão após anos, por aqui são comuns... Pena! beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque não terminam ou não se conhece o prazo da sua conclusão é que são apelidadas de "obras de Santa Engrácia".
      Ninguém percebe bem o porquê de ultimamente os autarcas se preocuparem cada vez mais com os santos, santas e romarias, quando a preocupação principal devia sê-lo para com os espaços públicos e património histórico da freguesia e, se fôr caso disso, homenagear pessoas que deram algum contributo para o progresso e desenvolvimento da terra que representam.
      Beijos**

      Eliminar
  4. Pois é, Paula, começar obras já é uma coisa boa, mas concluí-las e de uma maneira satisfatória, é que é mesmo preciso! Estarei na torcida por Lameira e por boas investidas no que já está iniciado...
    Uma ótima semana... Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não parece, porque as obras começaram há quase 1 ano, mas este local está um pouco a cair no abandono! Não é só empedrá-lo e já está!
      Obrigada Anete pela torcida e não se esqueça também de hoje torcer por Portugal :-)
      Beijos& Abraço.

      Eliminar
    2. Paula, estou vendo agora a sua resposta... Torci sim por Portugal! Tenho conversado c a Ailime e creio que no próximo jogo o time de vocês se sairá bem...
      No próximo ano/maio quero conhecer vocês duas em Lisboa!?
      Abraços e boa noite!...

      Eliminar
  5. Paula, até em Forninhos tem obras demoradas! Que coisa,não? Gostei de conhecer o sr José Bernardo,mesmo nome de meu avô. bjs,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! E, num lugar tão pequeno não se justifica, não é?
      Seis (6) meses para fazerem um mini-jardim ou lá o que é, é Obra!
      Mas vamos pensar que o Sr. José Bernardo, poderá ter ali um busto, pelo menos!
      E que coincidência surpreendente este homem a quem Forninhos está eternamente grato ter o mesmo nome que o avô da Anne. Gostei de saber. Bjs tb.

      Eliminar
  6. Apenas deixo uma pergunta aqueles que mesmo não tendo nascido em Forninhos, a ele estão ligados por vários tipos de afinidade, se perguntarem na aldeia quem foi o Sr. José Bernardo e souberem ouvir respostas de quem tem conhecimento para tal, ficam indiferentes a esta eventual homenagem.
    Falta amor à terra!
    Por ele passou a vida de muita gente, desde acessórios para trabalhar, vestir e até curar e salvar vidas.
    Ate o correio por ali passava e registos de óbitos e nascimentos.
    Definitivamente, não continuem a ofuscar o que ainda a nossa terra tem de valor, em detrimento de festarolas pimbas! Substituam o "põe a mão na cabecinha, põe a mão na cinturinha", por "pôr a mão na consciência...".
    Quanto aos pseudos-escritores, uma diversão plena, nem sequer dão o gozo de quando ia aos ninhos e encontrava um de escrevedeira...
    Quase apetece ter de volta aquelas varas de marmeleiros para substituírem as aguilhadas com que pretendem guiar "...".
    Mas uma sugestão, que sei que das minhas não gostam muito, como a escrevedeira que vai além das suas competências já deu a entender noutra página local.
    A fonte do Lugar vai substituir a fonte da Lameira, esta vem cá para cima para o largo da Lameira inserida num quadrado pois de rotundas ninguém percebe, visto que na do Lugar os autocarros seguem em sentido contrario e assim será mais seguro. A paragem tipo Gare do Oriente vinha substituir a de latão que já lá se encontra!
    No jardim, primeiro lugar para um busto histórico, esse aqui respeitosamente sugerido, e ajardinado.
    Sobra ainda espaço para mesas e cadeiras de praia, que com a areia das obras espalhada, dará uma praia fluvial.
    Ainda dizem que não quero bem a Forninhos...

    ResponderEliminar
  7. Também foste logo sugerir o que já "desde de longa data" realizam!
    Se nada fôr informado, só temos de fazer uma "sobrescrição" como diziam os idosos, mas no antigamente...e entregamos ou enviamos por correio reg. c/AR para a Jf.
    Agora a fonte do lugar, a "Gare", etc...é outra história, que não pertence à Lameira, mas é de justiça ter a Lameira uma Paragem condigna!
    As gentes da Lameira merecem a mesma atenção das do Lugar por parte da autarquia local, ou não?
    Devem, por isso, substituir o abrigo de passageiros da paragem de autocarros existente na Lameira, por um de igual aspecto ao que está por detrás da estrutura "Gare do Oriente", que hoje sequer lá devia estar! Dizem que não a podem tirar porque faz parte dum projecto!!! Está boa, esta! Puderam retirar/mudar um fontanário antigo, mas não podem retirar uma estrutura inestética...!
    Só em Forninhos!!

    ResponderEliminar
  8. "... Uma obra que tem demorado algum tempo, mas na qual concederá um merecido valor a este BELÍSSIMO LARGO (realce meu por referir a Lameira), tornando a nossa aldeia ainda mais bonita!".
    29 de abril às 23:14 ( Ricardo Guerra).

    Não são como se vê, minhas as promissoras palavras mas do sr. Ex-Presidente da Junta, que me "cheira" ainda querer continuar teimosamente a enveredar pela área da escrita, mas nada auguro de bom, pois se tivesse supervisionado a "Coisa" como devia e conhecimentos da aldeia tivesse, "a montanha não teria parido um rato".
    Como se não bastasse este eventual cronista, a "coisa pegou" e com eventuais seguidores/as' até já uma "escrevedeira" manda "bitaites", suportada não sei em que, de moral e bons costumes.Era o que faltava, mais uma!
    E o parvo sou eu, que os "mordo" à distância?
    Faço minhas as palavras do meu querido e saudoso avô Francisco, aquando do roubo dos Serafinzinhos da Sra. Dos Verdes: "Ai se apanhava esses malandros, até mesmo sem dentes lhes arrancava o pescoço".
    Um grande e genuíno avô de Forninhos. Para os de dentro e não exclusivamente para os de fora...
    Perante isto pergunto: o que tem o sítio do Lugar que a Lameira não tenha?
    Espaço: aluga? Beleza: dá? Dinheiro: não tem!
    Nem poder! Lá não chega...
    Chegou a hora de se ver o porquê de esquecerem a Lameira.
    Arquivos a pesquisar haverá e perguntas esperando resposta aqui ou noutro tipo de redes sociais também.
    E tempo de acabar com o medo escondido sob a capa de necessidades, favores e beatices!

    ResponderEliminar
  9. Uma coisa...é a coisa...outra coisa...é outra coisa!
    Pessoalmente acho que esta obra material sairá com bastante defeitos e falhas, tal como saiu a obra imaterial, também não há obra perfeita, até o Mosteiro da Batalha nunca foi acabado!
    Mas o que não acho bem é:
    1) não haver sequer o esboço do projecto, prazos, custos, que nunca foi publicado por forma de consulta popular ao mesmo;
    2) publicarem "retomaram as obras no largo da lameira"...sem mais, e sem mais...2 semanas depois ficam inacabadas e a Junta até hoje não explica porquê!
    Andam a brincar com coisas sérias, só pode!
    Se aceitarem homenagear o Sr. José Bernardo, porque Forninhos deve uma enorme gratidão a este homem, é de louvar. Agora gastarem o dinheiro público, em coisas desnecessárias, como o são candeeiros que estão lá há uns 5 meses, encostados aos já existentes, sem qualquer utilidade, é mesmo gozarem com o contribuinte!

    ResponderEliminar
  10. Me parece que não é só aqui que as coisas demoram pra sair.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta obra foi difícil de sair, mas acabá-la acho que ainda está mais difícil. Por isso, também, intitulei o post "Lameira: «um bico-de-obra».
      Bjs.

      Eliminar
  11. Boa noite Paula, na verdade não se entende, porque uma obra como essa fique assim "dependurada" !
    Essas situações também me deixam muito triste, porque tenho muito dificuldade em entender as causas de tanta inacção, quando, por exemplo, em redor das grandes superfícies jardins e estradas são feitos com toda a ligeireza,)!!!
    (Aqui onde moro a minha luta tem sido o abate de árvores, que considero um crime)!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só "eles" o sabem, Ailime. Mas em Forninhos nunca uma obra demorou tanto a ficar pronta!
      Se há dinheiro, é incompreensível o que se passa! Isso dizem todos e é verdade.
      A mim revolta-me tanta inércia. Foram tão "veleirinhos" em publicar fotos do recomeço da obra em Abril último, mas informar o porquê de tal «bico» ficar inacabado "tá quieto".
      Mas é sempre a mesma coisa, não informam nada. Seja, duma obra, dum curso, do corte duma árvore, quando a informação chega ao "site" é através de milhentas fotos. Aí é que vemos o que já cortaram, o que já destruiram, etc...mas sem se perceber nunca o que no futuro vai ser feito!
      Mas sabem bem publicar as festas religiosas da nossa paróquia e da forma como o fazem, até dá impressão que é a Junta de Freguesia que as faz!!!
      Acho que devem pensar que somos todos uns tótós!
      Por isso, agora, vou estar cada vez mais atente ao face...e sempre que entender remeter para lá.
      Beijinhos e mto obrigada pelo comentário :-)

      Eliminar
  12. Ahah,me deixei rir com a expressão que utilizaste da obra de Santa Engrácia,realmente há coisas neste mundo que não se entendem,mas a vida é assim,cheia de bons e maus momentos!! O que é necessário fazer é esquecer as coisas más e deliciar-nos com as coisas boas,sei que é tarefa dificil,mas apenas assim seremos felizes!! Excelente semana para ti,fica com deus e volta ao meu cantinho sempre que quiseres!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina.
      Bem vinda ao nosso espaço de estar e encontrar saudades e recordações do sitio que tem história, a nossa aldeia claro.
      Lá nos encontraremos no Mundo da Carolina com muito agrado.

      Eliminar
  13. Ah,já me esquecia,agradeço que se quiseres responder aos comentarios que te deixei nas tuas postagens o faças no meu blogue,pois,eu,ao contrário de muita gente,nunca leio as respostas que as pessoas fazem nos seus próprios blogues,pois é uma tarefa praticamente impossivel,dada a quantidade de comentarios que tenho que fazer a quem me visita sempre praticamente diariamente!! Fica bem!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Eu prefiro agradecer no meu próprio blog porque para o meu público faz mais sentido. Tenho muitos leitores que não têm um blog, nem seguem outros. São pessoas da minha terra que só querem recordar ou seguir as novidades da terra sem mais.
    Portanto, não vou dar resposta nos blogues que visito e prefiro não receber comentários que não respeitem ao tema, pois o leitor que não tem um blog e que vem apenas ler, por curiosidade ou por pesquisa, fica sem entender a resposta, em forma de comentário, descontextualizada!
    Acho que dar resposta (ou não) depende do objectivo do blog. O blog dos forninhenses foi-se moldando como um espaço cultural, daí preferir responder ou não, conforme o pretendido.
    Eu quando comento, revisito esse blog mais que uma vez. Gosto de ler tudo, gosto de ver se o meu comentário foi publicado, quando há moderação de comentários. Procuro em cada blog que sigo ler algo que possa interessar-me.
    Cada um faz o que melhor entende.

    ResponderEliminar
  15. Oi querida,vi responder ao comentario que me fizeste lá no meu cantinho pela ultima vez que o visitaste,ou seja,a segunda vez que o visitaste!! Eu não levei nada a mal,muito pelo contrário,o que acontece é que eu prefiro que respondam aos comentarios que eu faço nos blogues das pessoas no meu blogue porque eu nunca visito um blogue pela segunda vez para ver as respostas que as pessoas me dão,tambem recebo notificações de comentarios por email,mas com a data de blogues que visito e comento,é totalmente impossivel ler todas as respostas que deixam sobre os meus comentarios,é apenas por isso que prefiro que respondam no meu cantinho,basta para isso dizerem: "oi venho responder ao comentario que me fizeste na postagem tal" e eu entendo logo o significado do comentario!! Vais-me perguntar se os comentarios no meu blogue são todos retribuidos e se eu dou respostas em todos os blogues das outras pessoas,eu digo-te já que não,pois como tu disseste temos a nossa vida tambem,eu simplesmente dou respostas aos meus comentarios quando me fazem alguma pergunta ou me dizem algo que eu não gosto ou que fico admirada,é só aí que respondo sempre nos blogues das outras pessoas fazendo como te expliquei dizendo que vi responder ao comentario que a dita pessoa me fez na postagem tal e tal. É lógico que eu não posso retribuir visitas a toda a gente,dado o sucesso que o meu blogue alcançou e que eu nunca pensei que alcançasse e tambem não posso esperar que as pessoas venham sempre retribuir as minhas visitas ao meu cantinho. Contudo,eu costumo dizer sempre no final do comentario que deixo no blogue da outra pessoa para ela não se esquecer nunca de visitar o meu cantinho,não significa isso que ela venha sempre,mas pelo menos que possamos interagir todas umas com as outras fazendo sempre visitinhas umas às outras sem nos esquecermos nunca umas das outras!! Espero que tal como eu não levei a mal o teu comentario,tu tambem não leves a mal este que eu aqui te deixo!! Beijinhos e continuação de uma semana perfeita para ti,visita-me quando quiseres e puderes,desde que nunca te esqueças de mim!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Olá vim conhecer o teu blog e gostei muito...
    Mas parece que já vi "esse filme antes", aqui é assim também, muitas coisas ficam sem terminar!
    Mas voltarei!!
    Abraços!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se possível é haver dinheiro nos tempos de crise que correm e decorrem, para esta obra, achava eu impossível de ver "este filme" na minha terra depois de terminado o Inverno.
      Um abraço e bem-haja pelo visita comentada.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.