Seguidores

sexta-feira, 7 de março de 2014

Dia 8, em Fornos: Feira Queijo Serra da Estrela

Porque se encerra mais um clico anual de feiras do queijo, permitam-me que publique também o cartaz da Feira do Queijo Serra da Estrela, em Fornos de Algodres, pois todos somos poucos na divulgação dos eventos que se realizam na nossa região, fazendo votos que alguns leitores possam ir no Sábado à Vila de Fornos provar e comprar o tradicional e mais afamado "Queijo da Serra". A sério! Visite Fornos e comprove!
Quem pela distância não puder ir a esta Feira, pode sempre acompanhar através da RTP1.


http://aquidalgodres.blogspot.pt/ a quem "roubei" o cartaz.

11 comentários:

  1. É verdade, quanto mais divulgação melhor.
    A ver se não me esqueço de dar uma olhada à Feira na RTP.
    xx

    ResponderEliminar
  2. Desejo uma festa linda e pena não estar aí! bjs, chica e um lindo fds!

    ResponderEliminar
  3. Deste modo é como que festejado e homenageado o fim do inverno, dos melhores pastos e leite e consequentemente do melhor queijo.
    Fornos é uma histórica montra desta iguaria com o privilégio de olhar para os seus rebanhos mesmo nas encostas e fraldas da serra da Estrela, tantas vezes enquadrados com fortes nevões.
    Em lados opostos da banda de cá, Celorico, Seia, Manteigas e Gouveia; mas na outra banda do maciço montanhoso, a Beira Alta, casa com a Beira Baixa,
    desde Fundão, Covilhã e Castelo Branco.
    Todos com maior ou menor modo de celebrar, agradecem à "mãe serra", o frio que ajuda no sustento.
    A passos largos vem o calor, mas as ovelhas jamais serão desprezadas e no popular mês de Agosto lá andarão "enfeitadas" e coloridas em festas e romarias, correndo atrás do pastor a dar a volta a capelas e ermidas. Fazem parte da festa!
    Que esta de Fornos seja um êxito pois bem merece.

    ResponderEliminar
  4. Sim, tens razão Xico, Fornos bem merece, por isso S. Pedro vai ajudar e o sol vai brilhar (segundo o boletim meteorológico).
    Sobre a feira, podíamos estar aqui a falar durante dias, que tínhamos muito para dizer, pois era das maiores feiras de queijo da região.
    Mesmo os/as queijeiros/as que produziam bom queijo de ovelha em Forninhos e Valagotes, era a Fornos que iam vendê-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem haja por repor a verdade minha querida amiga!

      Sao coisas que os mais novos desconhecem.

      Eliminar
    2. De nada.
      A feira onde os pastores de Forninhos vendiam mais queijo, foi mesmo na de Fornos, pois era o maior mercado de queijo da zona, seguida da Feira Nova (no Mosteiro).
      A de Penalva, creio que dantes, em queijo, nem tinha grande significado, mas nos tempos que correm promove muito bem o queijo da serra.

      Eliminar
  5. Pudera eu, estar aí! Além de adorar queijo, sei bem da importância de se manter as tradições. Parabéns, pela divulgação dessa deliciosa feira! Sucesso!
    Abraços, Paula e Xico,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  6. Que vontade de participar dessa feira.
    Abraços,
    Sandra

    ResponderEliminar
  7. Votos de boa Feira....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Bem haja pela divulgacao, creio que foi um excelente evento, alem disso pela proximidade e pela historia, Forninhos tem algumas ligacoes com a "Terra d'Algodres!

    Um abraco a todos.

    ResponderEliminar
  9. Exactamente, mas sobre as feiras, caro amigo, na monografia que tentam a todo o custo dizer-lhe que é um livro sem erros (a não ser o da carqueja - único que até à data de hoje assumiram!!), além de erradamente escreverem que havia em Forninhos feiras (??!!!); sobre as que os nossos avós frequentavam nomearam Trancoso, Aguiar e Penalva e "chutaram para canto" a feira de Fornos, quando qualquer pessoa sabe que Fornos foi mais importante para os avós de Forninhos, mais até que a de Aguiar. A minha avó materna, por exemplo, chegou a ter um lugar na feira de Fornos e, em Aguiar, não.
    Diga-me, pois, como é que os mais novos hão-de conhecer as coisas que ficaram lá para trás?

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.