Seguidores

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

XXIII Feira/Festa do Pastor e do Queijo

É já amanhã, 8 de Fevereiro, que tem lugar em Penalva do Castelo este certame anual que atrai milhares de pessoas; ainda que em cima da hora, aqui fica o cartaz:

É uma forma de promover a economia local, património, cultura, gastronomia e turismo.
Um dos pontos altos desta feira, é a "prova" da trilogia dos produtos endógenos da zona: queijo Serra, vinho "Dão Penalva do Castelo" e maçã bravo de Esmolfe.
De realçar a vitalidade desta vila beirã no saber preservar e ainda mais enriquecer aquilo que de tão bom tem. De facto, uma referência nacional e que este ano tem honras de transmissão televisiva no programa "Aqui Portugal", do canal público RTP1, à tarde e durante seis horas em directo para todo o mundo.
E Forninhos aqui tão perto, que é como se fôssemos de lá.
Não somos, mas bora lá!

27 comentários:

  1. Queijo, vinho e maçã... Hmmmmmmmm Isso é bom demais! Linda festa por aí! Curtam bem! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Penalva do Castelo, deve ser o concelho que mais promove o queijo da Serra a par da maçã do bravo de Esmolfe. É pena Forninhos não pertencer ao concelho de Penalva, porque quase de certeza tinha muito a ganhar se pertencesse a Penalva do Castelo e, consequentemente, a Viseu. De qualquer maneira, amanhã, de certeza absoluta, se o tempo deixar, muitos forninhenses vão marcar presença nesta feira.
    Existe o hábito de ir semanalmente, às Sextas-Feiras à feira de Penalva há muitos anos, portanto, não vão deixar de ir a esta feira anual, ainda que seja este ano a um Sábado.
    Votos de boa feira para todos e mandem beijinhos :-)

    ResponderEliminar
  3. Paula, essas iniciativas são, realmente, de louvar.
    Pena que o tempo não ajude!
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Adoraria visita-la a história e a gastronomia são
    as que mais me atraem.
    tenha uma abençoado fim de semana
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Ora aqui está algo que me agrada, e muito; feiras e mercados de produtos tradicionais. E o queijo da Serra da Estrela é mesmo o meu preferido. Já se sabe que está frio, mas oxalá não chova muito.
    Não é Forninhos mas é perto, e as terras perto umas das outras são todas irmãs...:-) ou deveriam ser.
    Tenho pena que não conhecer essa zona do país.
    xx

    ResponderEliminar
  6. Que festa interessante! No Brasil existem festas de queijos e vinhos, mas os queijos são muito caros e os vinhos não sei, posto que não tomo e, não fui numa festa do gênero. Temos casas de especiarias especializadas em queijos, mas também não a conheço. Felicidades para vocês! Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  7. "...É uma forma de promover a economia local, património, cultura, gastronomia e turismo...".
    Ora aqui está o exemplo de um município que soube dar a "volta" por cima, sem necessidade de padrinhos influentes em algumas áreas como a política.
    Puxaram dos galões da sua identidade e essa autenticidade colhe já agora e colherá ainda mais no futuro, os frutos daquilo em que acreditam e orgulhosamente, por direito, exibem.
    Do frio de pastorear as ovelhas, trazem um dos melhores queijos do mundo.
    Do suor e canseiras das vinhas, trazem um néctar dos deuses.
    Do manter a sabedoria ancestral, trazem de sobremesa a autóctone maçã, a do bravo.
    E agora digam se este povo não tem razões para sorrir e comemorar...

    ResponderEliminar
  8. Venho depressa a sorrir e saio com água na boca. Explico: falou-me da história das nozes...Sabe o que se dizia na minha aldeia?" Pão com nozes sabe a casar"- Entenda como quiser! Mas e o queijinho?! Temos ou não temos coisas boas?
    Ah meu amigo...este país anda tão mal amado!
    Aquele abração, Xico!

    ResponderEliminar
  9. Olá Paulinha!
    Pois também gosto de nozes mas é noutro bolo que não leva farinha...só nozes e...ovos moles! Está a imaginar? Um dia ...quem sabe? Um abençoado pecado!
    Boa festa dos queijos e mais...
    beijinho grande

    ResponderEliminar
  10. Boa noite amigos de Forninhos, pois uma trilogia perfeita!
    O saboroso queijo mais o vinho do Dão e a maçã bravo Esmolfe? Que mais se pode desejar? Muito sucesso para essa Feira e amanhã vou espreitar na TV;))! Beijinhos e bom fim de semana. Ailime

    ResponderEliminar
  11. Oi Xico e Paula,
    são muito importantes esses eventos para promover a cultura e a economia de um lugar, quando tem por aqui, faço questão de prestigiar.
    Uma boa feira, pois vinho, queijo e maçã, só podem dar em grande sucesso!
    Beijos!!!!!

    ResponderEliminar
  12. De facto e importante e creio que e a primeira "Feira", das varias que se fazem ao producto "Queijo Serra da Estrela" embora ja nem sequer esteja na zona demarcada desse "Queijo", creio eu, ou se esta seram so algumas freguesias, nao o municipio todo!
    Onde se vai realizar uma outra feira "Queijo Serra da Estrela", mas ai sim, num municipio todo ele dentro da regiao demarcada, e que tambem vai ter cobertura pelo mesmo programada RTP 1, e no vosso tambem vizinho Municipio de Fornos de Algodres; no dia 8 de Marco.
    Portanto vao-se preparando, e como bem saberam, era ali em Fornos, que melhor se vendia o "Queijo", noutros tempos!!!
    Um abraco a todos os forninhenses e a todos os penalvenses onde tambem tenho alguns bons amigos.

    ResponderEliminar
  13. Paula e Xico,

    Gosto muito desse tipo de feira. Acho que por mais que elas se modernizem, sempre fica a lembrança de como as coisas eram no passado
    Queijos e vinhos, combinação perfeita.
    Um lindo final de semana! Beijos

    ResponderEliminar
  14. "A Câmara Municipal de Penalva do Castelo disponibiliza transporte gratuito, em autocarro, aos Penalvenses, para se poderem deslocar à XXIII Festa/Feira do Pastor e do Queijo, no próximo dia 08 de fevereiro (sábado).
    Os transportes cumprem os percursos e horas habituais dos dias de feira semanal. A viagem de regresso é na parte da tarde.".

    "De realçar a vitalidade desta vila beirã no saber preservar e ainda mais enriquecer aquilo que de tão bom tem.".

    Em detrimento do esbanjar de alguns municípios, aqui fica o bom exemplo de como se envolvem as pessoas num evento do qual se orgulham.
    Que ele corra como desejam...

    ResponderEliminar
  15. Xico e Paula, penso que é um evento muito agradável e alegre!...
    Aprecio com bom gosto queijos e vinhos... Também maçãs...

    Abraços

    ResponderEliminar
  16. Como já vem sendo hábito, é Penalva que abre a feira das várias que se fazem. A do nosso município, realiza-se a 2 de Março, na localidade do Mosteiro, freguesia de Penaverde, pois a Vila de Aguiar da Beira também não está na zona demarcada do "Queijo da Serra da Estrela", só algumas freguesias fazem parte da zona demarcada, tal como o de Penalva, mas continuo a dizer que Penalva é quem melhor promove o que tem de bom.
    Concordo com o amigo Al Cardoso quando diz que era em Fornos, que se vendia o melhor queijo noutros tempos, mas hoje Penalva está uns furos à frente de Fornos e de Aguiar da Beira também. Promove bem o queijo, promove muito bem a maçã bravo de Esmolfe e ainda o vinho Dão de Penalva.
    Quem não conhece o vinho Dão da Quinta da Murqueira?
    Está a chover, mas espero que a festa decorra bem e com muita animação <:o)

    ResponderEliminar
  17. P.S: Reparem que no cartaz não se lê "Queijo Serra da Estrela", porque simplesmente os penalvenses não precisam "colar-se" à Serra da Estrela, para promover o que é deles.

    ResponderEliminar
  18. Olá Paula e Xico,
    Sou um comprador impulsivo (não compulsivo) de queijo da Serra da Estrela e de seus arredores. Por aqui encontram-se muitos queijos á venda com esse nome, porém, raramente correspondem ao genúino. Estivesse eu mais perto e não faltaria a essa bela Feira!
    Meu abraço,
    Manuel Tomaz

    ResponderEliminar
  19. O tempo e a distância não perdoa. quem dera lá estar nesta linda vila.
    Acompanhei e acompanho pela televisão (meia hora para terminar neste momento exacto).
    Gente intrépida e animada, apesar do mau tempo. Vieram!
    E o que trouxeram: aquilo que enquanto escrevo, ouço nos testemunhos de modos antigos, de recordar e fazer: pão, vinho, queijo, doçaria, estórias...
    Tudo numa simplicidade orgulhosa, mas modesta; aí a sua pura genuidade. Enviados em directo muitos e muitos beijos para os emigrantes, familiares e amigos, os que nas palavras do Sr. Presidente da autarquia, partiram ao longo da última década para o estrangeiro (15%). Assim o povo o enviou emocionada e continua (estou a ouvir) ao microfone da popular apresentadora nacional, Sónia Araújo.
    Pode parecer um "relato" em directo, mas Penalva (Pena Alva(?), merece, isto e muito mais. E por lá vi gentes de Forninhos!
    Com marcas ou sem marcas: Parabéns!

    ResponderEliminar
  20. Gostaria de está aí e poder participar!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  21. Sempre gostei e gosto de ir à feira de Penalva do Castelo, todos os anos em Agosto marco presença nesta feira, quem me dera poder ter estado nesta feira do queijo em Penalva, além de gostar da feira de Penalva adoro comer queijo da Serra com um boa fatia de pão, gosto de todos os queijos mas para mim sem dúvida o melhor é o queijo da Serra.

    ResponderEliminar
  22. Perguntei ha dias se em Fornos também havia queijo bom, (eu so vou a Portugal em Agosto.) nao vi o meu comentário. Dizem que a região do queijo da Serra já começa por ai ;é verdade? Quanto a Penalva, vila vizinha, parabéns!

    ResponderEliminar
  23. Sr. António Leitão, primeiro de tudo, agradeço as suas visitas comentadas. Lembro-me desse seu comentário no post que intitulei "Imagens de Castanhas", ficou publicado e obteve, mais ou menos, a seguinte resposta:

    Forninhos está inserida na região demarcada do queijo da serra, embora, nem todo o concelho de Aguiar da Beira esteja.
    Em Forninhos também já se não faz queijo, mas nesta região ainda se encontra muito e bom, não precisa ser certificado para ser do melhor, só é preciso saber onde comprar e saber escolher. A melhor altura para se comprar este produto, é entre Dezembro e Março, mas o melhor de todos os meses é o Fevereiro, que é a produção de Janeiro.

    Pode conferir em:
    http://onovoblogdosforninhenses.blogspot.pt/2013/10/imagens-de-castanhas.html

    Já agora aproveito para dizer ao leitores que deixam comentários nos post´s em "Arquivo" que nem sempre podem obter resposta, pois os mesmos já não estão em debate. São todos bem vindos, mas espero que entendam que a disponibilidade nem sempre é a maior, mas sempre que possível respondemos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. Caro Sr. Antonio S. Leitao:
    Se bem entendi a pergunta era: se em Fornos (creio que se referia a Fornos de Algodres) tambem havia queijo bom?
    Pois claro que ha e do melhor, Fornos de Algodres, era a maior e melhor feira do Queijo da Serra, ja desde fins do seculo XIX. Aquele municipio esta totalmente incluido na "Regiao do Queijo Serra da Estrela", e va la em qualquer altura do ano, que o pode encontrar tanto no "Groumet do Agricultor" (junto a Misericordia) como na casa "D'aqui" (em frente a Camara Municipal),(sem intereses nenhuns) mas noutras casas tambem!

    Um abraco e tenha boas ferias em Agosto.

    ResponderEliminar
  25. A Serra da Estrela funciona quase como um xaile, tapa o corpo, quer a parte da frente, quer a de traz, ou seja acomoda e protege parte da Beira Alta e Beira Baixa. E além da beleza, trás riqueza, mais turística agora, mais pastorícia outrora, mas ainda sobrevivem os queijos e vinhos, embora mais vigiados como se em tempos as suas qualidades fossem invenções...
    Desde quando um bom queijo, nome genérico sem necessidade de rótulos, não pedia um bom tinto?
    Sim, o do Dão, que leva com a aragem, ventos e frios da Estrela. E tão bem o coze!
    Se se ia à feira vender queijo, feira da região, tanto ia o de ovelha, cabra e até mistura de vaca, evidentemente com procura diferenciada, mas todos bons pelo simples facto: bons pastos, bom cardo e belas mãos frias que lhe davam o calor.Tudo, independentemente do concelho, feito do mesmo modo, abnegação, sacrifício e muito orgulho pelo produto final. Esqueci o pão? Peço desculpa, ainda bem que me lembrei, senão o queijo secava, o pão abolorava e o vinho azedava.
    Vamos lanchar!

    ResponderEliminar
  26. Alguém se lembra dos "crostes" que depois de fervidos se comiam com açúcar?
    Não tenho a certeza, mas acho que eram feitos com o leite tirado às vacas depois da parição.
    Eu não gosto de queijo, nem nunca comi crostes, mas sei que, em tempos, se comiam e quem gostava até "lambia os beiços".

    ResponderEliminar
  27. Olá Paula.
    Os meus pais ao longo de muitos anos tiveram vacas, daquelas robustas, "máquinas" de trabalho, raçudas, como era de bom tom em Forninhos em casa de lavrador que se prezasse. Tinham outras vantagens, geravam outros lucros, tais como as crias que depois de amansadas e metidas à cánga, ficariam a substituir a mãe nos dias vindouros. Havia que dar lucro, tal era imperativo.
    Quando pariam, o leite excedente para alimentar a cria, ia para fazer queijo.
    Quanto me lembro, as primeiras ordenhas eram de leite muito forte, ao ponto de terem atenção para a vitelita ou vitelo, não mamar em demasia pois podia correr o risco de indigestão e morrer. Aquele leite amarelado e espesso, eram os "crostes", gulosos, já por si doces e com açúcar, meu Deus...mas também não podíamos comer à "fartazana". Apenas quando aquela cor amarelada branqueava, o leite daria queijo.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.