Seguidores

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Trêplos e Espigos

A cozinha da nossa terra, pode parecer à primeira vista pouco elaborada, mas é muito rica em sabores e saberes, acreditem. Neste inverno agreste, só me apetecem as coisas da aldeia que nesta altura vão abundando: os trêplos e os espigos, ambos na cidade conhecidos só por grelos.
Perguntei à minha mãe o que os distingue.  

Os trêplos
São grelos do nabo com dois tempos diferenciados, 1) os temporões que começam a aparecer por altura do Natal e 2) os serôdios entre Fevereiro e Março, e que segundo a sabedoria popular podem durar, os de talos mais tenros e sem florir, até ao lavrar das terras para as sementeiras.
Apesar do seu típico sabor amargo, cozidos e temperados com o nosso azeite, acompanham os bons enchidos assados na brasa, com batata à racha aferventada.

Os espigos
São os grelos da couve, de preferência galega, podendo ser também couve de cortar e têm o seu auge por estes dias gelados do ano, o que mais tenros os torna. Chegado Março, começam a deitar flor (espigar), o que os torna duros e pouco apetecíveis.
Acompanha em termos culinários com um pouco de tudo, o que já em Forninhos sempre os nossos antepassados faziam: na sopa, com feijão, o saboroso arroz de espigos/grelos, bacalhau, sardinha frita, ossos de assuã...
Na nossa terra ainda há outra categoria conhecida: a chamada de couve nabiça, por alguma semelhança que apresenta com o nabo e que pode dar grelos até Junho.
Poderão perguntar porque não refiro aqui os grelos (trêplos ou espigos), salteados em azeite e com alho, agora tanto na moda?
Apenas por respeito aos nossos avós, que embora conhecendo melhor que ninguém esse modo de fazer, tal era proibitivo em tempos de quase miséria, pois os grelos "chupavam" muito azeite e havia que poupar.

37 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Mais, só para tua informação, ainda ontem comi um arroz de grelos, na companhia da minha mãe.
    Uma boa noite.

    ResponderEliminar
  3. Olá Xico!!
    Atualmente como estou em mudança de estilo de vida, esse post me chamou atenção pelas coisas nutritivas que colocaste..no seu comentário lá no blogue que não se preocupa muito com a comida, você me passa a impressão que gosta de uma boa gastronomia!!
    Abraços.
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...Sandra.
      Estou a tentar seguir os seus conselhos, daí colocar este post sobre algo tão próprio nesta altura da mesa de Forninhos, estas belas, saborosas e nutritivas filhas da horta.Mas não podia deixar de referir os deliciosos (peço perdão) enchidos ou então a casa ficava sem telhado.
      Passando esta fase,passo às saladas. Prometo!
      Um abraço amigo.

      Eliminar
  4. Olha, desculpa, mas o 1º comentário foi eliminado sem querer. se poderes, actualiza-o
    Não sei o que se passou.

    ResponderEliminar
  5. Então cá vai o 1 º comentário publicado por por ti:

    "Boa noite Xico.
    Para um velho apreciador e visualizador deste Blog de Forninhos, quando pode, este é mais um de grande valor gastronómico.
    Para que saibas, bem como todos os que nos visitam, adoro os grelos de couve ( espigos ) ou os trêplos de nabo; os temporões ou os tardios, estes cozidos com umas batas e uns enchidos, ( de preferência, chouriça dos bofes) .
    Até mesmo nesta época, com uma boa morcela à moda de Forninhos, que maravilha, até me está a crescer água na boca.".

    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  6. Olá Serip.
    Se estivesse em Forninhos, hoje tinha sido sagrado. Lá ia ao terreno da minha mãe no sítio do Porto, um punhado de trêplos, uma morcela ou chouriça assadinha na brasa, um pedaço de casqueiro, meia dúzias de azeitonas e umas batatas...um caneco do tinto da terra e...estava feito!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Que legal isso tudo! ver esses verdes, os pratos pra preparar e ainda a preocupação com o fato deles "chuparem" muito azeite e a preocupação da vez era poupar!! Lindo! abração,chica

    ResponderEliminar
  8. Aprecio muito a nossa linguagem popular e destes termos referidos no texto há um de que gosto especialmente: TRÊPLOS. Se os nossos avós fossem vivos por certo era assim que ainda falavam. Ignorar a riqueza do vocabulário por eles utilizados no seu dia a dia é desrespeitar os modos de dizer do nosso povo.
    E por falar em respeito, que bonito ficou o último parágrafo do texto, pois se para poupar o azeite, todos molhavam as batatas num prato, sendo que o azeite era muitas vezes misturado com água!
    Há quem não goste das verdades e queira atribuir aos nossos avós um estatuto mais urbano, adicionando até à cozinha da nossa terra, sumo e raspa de laranjas nos doces de milho da Páscoa e nas filhós do Natal. Enfim...
    ...Adiante. Falemos dos trêplos e espigos que não faltam nos pratos dos beirões, seja ao almoço ou ao jantar. Por causa das dietas médicas que apontam a carne de porco e em especial os enchidos como "inimigos", hoje em dia já acompanham os trêplos e os espigos mais com peixe cozido, mas eu gosto é de um bom arroz de espigos (grelos de couve) com entrecosto grelhado.
    De trêplos não gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E as "velhotas", com todo o respeito por elas, diziam: anda todo "espigadote", ou, olha o "trêplo".
      Não eram modos de rebaixar, antes pelo contrário, sinónimos de vivacidade e frescura de dali sair gente de trabalho Tenho a certeza por não esquecermos e recordarmos os seus ditos, que estão contentes.
      Quanto à poupança, eles sabiam, não só por serem sábios, mas deles professores, se pouco enchia o estômago, o simples cheiro e sabor enchia o espírito, esse que comanda. Gente sábia.
      Não se pense que tudo era miséria, não!
      O que tinha e quando tinha em abundância, também havia volta e meia, tinha na honra uma linha traçado, muito ou pouco, todos vão provar...
      A haver pobreza, era honrada por todos, afinal, filhos da mesma terra.
      Isso sim, é RESPEITO!

      Eliminar
  9. Havia que "poipar"!!!

    Gostei muito deste artigo, que me fez lembrar esses sabores muito nossos, felizmente por ca ainda se encontram os "grelos", ja os "espigos", ha uma eternidade que nao como!

    Um abraco saboroso e amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria ter escrito "treplos" em vez de "grelos"; eram tambem palavras usadas na minha terra natal!

      Eliminar
  10. Xico, bom artigo contendo detalhes e saberes bem empolgantes... Costumes e "verdes" que gostei de conhecer! Trêplos e Espigos!!
    Um Ótimo Final de Semana p você e Paula..................

    ResponderEliminar
  11. OLÁ AMIGOS!!!
    NO RIBATEJO SÃO GRELOS!!!
    TENHO NA MINHA HORTINHA DO QUINTAL, MAS.... SÓ DE COUVES, DOS QUAIS ESTOU A GASTAR E OFERECER ESTÃO EM PLENO AGORA!!!
    BEIJINHO LÍDIA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lídia, tão bom voltar a vê-la por aqui.
      Permita chamar-lhe sortuda! Tem horta "dentro " de casa.
      Tente arranjar trêplos fresquinhos, se não encontrar, paciência...
      Colha uns talos de espigos (grelos de couve) e faça um arrozinho malandro.
      Conheço bem o Ribatejo e peixe do rio não falta...acompanhe com peixe frito e vai ficar apaixonada, não fosse hoje o dia dos namorados.
      Beijinhos.

      Eliminar
  12. Boas.
    Obrigado por reconduzir esse meu pequeno e 1º comentário.
    Continuando com os epigos, pois a esta hora se os visse em cima da mesa, bem temperados com o nosso azeite ( puro ), um naco de toucinho ou chouriça e um copo de vinho, hum... que rico almoço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E com farinheira?
      Com o frio que se faz sentir até apetece só uma sopinha de espigos ou então de couve nabiça (não de nabiças).
      Arroz com espigos é muito bom, mas a sopa de couve nabiça nham nham também é muito boa.

      Eliminar
  13. As coisas que se aprendem por aqui...De trêplos realmente nunca tinha ouvido falar, de espigos, sim. Não fazia ideia que os grelos de nabo se chamassem trêplos e que estes se dividissem entre temporões e serôdios conforme a altura do ano em que aparecem...E depois ainda fala em enchidos assados na brasa!...:-)
    Adoro tudo o que tenha a ver com gastronomia.
    Só um reparo; gostei muito dos cestos!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Laura.
      Por aqui vamos tentando preservar os termos endógenos da nossa aldeia que afinal, tal como tantas outras constituem o âmago da língua de Camões, sem pruridos, mas com muito orgulho.
      Terra que amamos e ela retribui em carícias e que tanto as suas memórias nos confortam, não fôssemos muitos de nós filhos de agricultores e lavradores.
      Ao fim e ao cabo, hoje dia dos namorados, trouxemos um bocadito das vestes do nosso amor:querido Forninhos!
      Encantado com a sua sensibilidade literária, um bem-haja!

      Eliminar
  14. Para os vossos "visitantes" brasileiros, e vejo que são alguns, a palavra "grelo" tem um outro significado... Mas é apenas um esclarecimento. Na minha aldeia não usam a palavra "trêplo" mas sim grelo. Imagino que os trêplos e espigos de Forninhos nada tem a ver com os que compramos por aqui nos supermercados. Só de pensar, até já me faz crescer agua na boca se acompanhados com uma chouriça, alheira ou um cabrito assado... Bom apetite,
    Meu abraço,
    Manuel Tomaz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Manuel Tomaz, a língua portuguesa sempre foi conhecida como muito traiçoeira, sendo que a mesma palavra pode ter várias interpretações...
      Tal como diversas variedades de frutos ou outras variações de produtos e utensílios, cada micro-região tem, advindo dos seus costumes e tradições a palavra que os identifica, tal como as alcunhas que colavam às pessoas.
      Para nós, beirões ferrenhos, trêplos são trêplos e espigos, espigos.
      Ao menos assim, evitamos uma guerra entre a couve e o nabo!!!
      Compre uma chouriça das nossas, um molho de "grelos" e vai ver....
      Um abraço e bom proveito.

      Eliminar
    2. Só lhe digo uma coisa, Sr. Tomaz, é uma pena os nossos trêplos e espigos não aparecem no mercado, mas posso garantir-lhe que são muito bons e, então, os nossos enchidos, nem se fala...têm um sabor único e especial, só que como também não estão no mercado, só são conhecidos por nós.

      Um abraço.

      Eliminar
  15. Cada cidade tem suas tradições e particularidades, esta variedade
    de verdura não conhecia, prepara-la deve ter também um pouco de
    receitinhas e costumes dos antigos, o que torna mais gostosa a comida.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simone amiga.
      Estas variedades são comuns em portugal, variam sim, os nomes.
      "Cada roca tem seu fuso...", daí os nomes próprios por região e modos de cozinhar.
      Trêplos ou espigos, o mais fácil do mundo, gostam de pouca fervura e depois acompanham o que a imaginação quiser.
      São versáteis, humildes e muito, muito, saborosos!
      Abraço.

      Eliminar
  16. Por os espigos chuparem o azeite a que o meu pai os chama ( ladrões do azeite) quando se temperam là vai uma amontelia dele no balão isto em casa dos meus pais . São uma delicia com duas batatas, a tal chouricinha de bofes e um bom pedaço daquela carne da caluva, so entalada , pra quem não sabe o significado entalada, quer dizer não muito cozida, pra beber no minimo 2 martelos de bom tinto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá David.
      Eu vi-te na vareja com aquela máquina varejadora em que não escapava uma azeitona, portanto mais azeite para ir enchendo as almontelias.
      Há "burros" da nossa terra que nem sabem o que isso é, mas era aquela coisa de lata, com bico que vertia o azeite...e ainda há!
      "Chiça" de porco, de preferência misturada com gordura, quanto baste para não melindrar os nossos leitores e nos chamarem bárbaros.
      Depois a "democracia" dos enchidos e não só!
      Ossos cozidos, entrecosto ou febras, torresmos quentinhos, chouriça da carne, dos bofes, morcelas e farinheiras, tudo um ver se te avias...
      Fatias de pão casqueiro e tudo bem "regado". Os grelos mereciam e merecem.
      As pessoas que não pensem que mudou muito, nas letras de palavras ainda mandam na mesa estas e tantas coisas, nem que os entalados gemam, tal como os trêplos e espigos no ferver da cozedura.
      Saudemos os grelos, o azeite, o pão e o vinho e acima de tudo a boa alegria.
      Não levem a mal esta confidência de amigos. Faz Parte!
      Abraços.

      Eliminar
  17. Boa noite Paula, como sempre ideias que diria de excelência aqui no vosso precioso Blogue!
    E quem como eu que fui criada no meio desses preciosos vegetais e outros pode apreciar e de que maneira e ficar com água na boca, porque se há coisas de que gosto imenso de toda a forma e feitio;)) são os grelos. De nabo e de couve. Em sopa, arroz, bacalhau e até a pescada congelada com grelos a acompanhar fica uma delicia!
    Não conhecia os termos que utilizam na vossa Aldeia, mas gostei imenso de saber, porque já tinha ouvido falar em espigos e não sabia que era.
    Sobre o pormenor destes absorverem demasiado azeite, como era esse tempo! Ainda me recordo que ao temperar se colocava o dedo na almotolia ou nas garrafas onde o azeite estava guardado para não se desperdiçar.
    As fotos das cestas com os espigos e trêplos estão maravilhosas!
    Desejo-vos um excelente fim de semana. Beijinhos para a Paula e Xico. Ailime

    ResponderEliminar
  18. É caso para dizer, Alime: "como os tempos mudaram". Agora muita azeitona fica nas oliveiras, pelo que só tendo conhecimento de como eram os hábitos alimentares de outros tempos é que podemos dar valor ao que temos actualmente. Mesmo os termos usados no passado em Forninhos, presentemente gosto muito de os ouvir. Só acho chato os leitores forninhenses, nada dizerem, quando podiam melhor enriquecer este trabalho, falar do que conhecem, mas como costumo dizer, cá continuamos com aqueles com muito ou pouco ou que, com pouco ou nada, nos apoiam.
    Despeço-me, desejando-lhe também um bom fim de semana. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Depois da tiragem das batatas semeavam-se os nabos para os animais. Nesta altura vinham os grelos.Cozinhavam-se de diferentes maneiras, nem sempre havia carne acompanhar mas umas azeitonas sapateiras mal cortidas e um bocadinho de pao de milho sabiam bem. Eu gostava mais dos espigos das couves, minha mae fazia um arroz bom, quando oarroz estava quase cozido metia-lhe os espigos e uma chourica em cima dava-lhe umas picadelas para o molho entrar no arroz, ficava saboroso e com uma cor linda.
    Aqui nos U.S.A. quase todos os portugueses no verao tem um quintal com tudo que e bom. No Inverno quase tudo friza mas os nabos e as couves nabicas vivem. Em Abril tenho grelos para dar e comer. Tambem gosto de fazer um bom esparregado acompanhado de arroz branco e um bom bife.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Natália, daqui boa noite!
      Os nabos para os animais, mas os trêplos para a gente!
      Pão de milho, azeitonas e também sardinha frita em molho de escabeche que duravam uma semana ("escondidas" e contadas na maceira)...
      Faltava a carne mas volta e meia, como diz o teu sobrinho David, ainda aparecia a carne da caluva, embora meio gorda, gostosa.
      Eu gosta mais dos trêplos, com sabor amargo, à lavrador, mais coisas de homem, mas as mulheres, mais delicadas preferem os espigos da couve.
      Deixas-te uma boa sugestão acerca dos espigos da couve com arroz: a chouriça!
      Ainda aqui tenho uma ou duas chouriças e morcelas congeladas que trouxe da terra, e hoje depois do teu comentário, numa pequena mercearia de bairro, consegui comprar um molhinho de espigos.
      Amanhã, quase como em Forninhos, vai haver festas.
      Beijos para ti e um abraço grande para o "teu" Manel!

      Eliminar
    2. Regressei de Forninhos no passado sábado, onde estive cerca de 40 dias e a maior parte dos dias comia "treplos" cozidos a acompanhar peixe ou carne; outras vezes era arroz de grelos e peixe frito. também comi imensos agriões da nossa terra. Grelos de couve ainda havia poucos, mas não sou lá grande apreciador.

      Eliminar
    3. Eu sou uma que aprecio muito os agriões da nossa terra, que têm um cheiro silvestre e sabor intenso, que nada têm a ver com os que se encontram nos supermercados. Aliás, entre agriões, trêplos/espigos, opto pelos primeiros.

      Eliminar
  20. Passando para desejar um bom sábado!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por voltares, Sandra.
      Bom final de semana para ti.
      Beijo.

      Eliminar
  21. Sou nascida e criada em Forninhos mas não gosto de trêplos nem de espigos, não gosto praticamente de nenhum legume, legumes só como na sopa quando tudo é triturado com a varinha mágica, no Verão ainda como um bocadinho de salada de alface.
    A minha mãe gostava muito de hortaliças já o meu pai não gostava muito, então eu devo ter saído ao meu pai.

    ResponderEliminar
  22. Olá Maria!
    Forninhos não tem igual, ao ponto de haver gente como tu, ainda por cima do Outeiro que não gosta destas coisas...quem diria!
    Diz o ditado que quem não gosta põe à beira do prato, devia ser assim que fazias, mas aposto que as azeitonas e batatas que vinham no prato a acompanhar, mais um bocado de carne e chouriça, não fechavas os olhos...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. São gostos. Mas hoje há tantas receitas com grelos que, eu que também não sou grande fã de verduras, até os como.
    Ontem, por exemplo, comi bacalhau com broa e com grelos de couve e estava tão bom que até secundei.
    Quando se misturam ingredientes como, bacalhau, grelos, azeite, broa e batata à murro a acompanhar...huummmm.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.