Seguidores

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vindimas, a festa da família e dos amigos

Acabada de vir de Forninhos, trago ainda comigo o seu ar fresco e puro, o cheiro dos pinheiros e plantas, o doce sabor das uvas e as cores da paisagem. Mas para quem não pode regressar neste tempo outonal para ajudar os parentes na tarefa das vindimas, deixo aqui um cheirinho da vindima da família Carau para recordarem o tempo em que também andavam à volta das videiras de tesoura e balde na mão:


Para que o vinho seja de boa qualidade é importante que as uvas 


cheguem inteiras e não amassadas



O tractor transportava as uvas reluzentas que íamos cortando


e a 'dureza' do trabalho é compensada pelo convívio e partilha





mas é a piqueta que retempera as forças para continuarmos a tarefa...




e, foi na 'Cerca' que encontramos um miminho da época, um tortulho,


que cortamos, deixando a 'raíz ' no solo, claro!



Quando o trabalho campal acaba, inicia-se o trabalho caseiro, no lagar, usa-se o esmagador eléctrico e, mais tarde, pisam as uvas com os pés descalços (e bem lavados) para aquecer o mosto. Mas primeiro, vamos à feijoada:


Gosto imenso do Outono e uma das razões prende-se mesmo com a vindima, a beleza das cores das vinhas e os sabores da época. Depois...tudo isto me faz recordar a minha infância em Forninhos. Felizmente ainda vivo dias parecidos.

12 comentários:

  1. Que beleza isso. Meu marido é italiano,os parentes, pertinho de Roma, mas numa cidade pequena, tinham ( sobraram poucos) parreirais e olivais. É lindo o trabalho e ele sempre conta!! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Bonito quadro o das vindimas. Um bem precioso que ainda não conseguiram roubar ao povo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. É verdade, apesar de algumas mudanças, em Forninhos ainda há vindimas, alegria e ainda se faz muito vinho caseiro e é com gosto que mostro estas fotografias, só que como não podia deixar de ser os forninhenses são os menos interessados pelas maravilhas da nossa terra. Com isto, acho que está na hora de repensar o blog dos forninhenses...vou tentar que fique melhor para todos aqueles que não conhecem Forninhos.

    ResponderEliminar
  4. Lindo de se ver isso de produzir uma das minhas paixões, o vinho.Posso participar dessa festa?
    Bjs e adoro partilhar suas postagens.ASdorei saber do cogumelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rose.Era bom tê-la connosco nesta festa. Vindimar em família e com amigos é mais saboroso do que provar o vinho, eu acho!
      Beijos e obrigada pelas suas palavras...sabe sempre bem saber que alguém de fora gosta dos meus post's :)))

      Eliminar
  5. A vindima correu bem, apesar de ser cansativa foi divertida eramos todos uma boa companhia, gostei de ver o tortulho pois já não os via ao vivo há muitos anos, só o estar junto da família e apanhar aquele ar puro da nossa terra valeu a pena ir passar este fim-de-semana a Forninhos.

    ResponderEliminar
  6. E agora que estamos de volta, cá estamos nós para continuar a divulgar o que de bom ainda há nesta terra, aproveitando para desejar que as gentes de Forninhos e da região envolvente tenham um bom vinho, seja muito ou pouco.

    Saúde!Tchim, Tchim!

    ResponderEliminar
  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...engraçadinha...rsrsrsrs.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  8. Muito boa noite, só agora me foi possível regressar de Forninhos, uma vez que quem cuidava da parte final da vindima já nos deixou, por isso por disponibilidade cabe-me a mim ficar a cuidar do resto, por disponibilidade, ficar entre três a quatro dias à espera que as uvas fermentem para que depois se possa retirar o mosto "sumo da uva" para os depósitos e assim então esperar que o tempo se encarregue em o transformar no vinho que muitos de nós gostamos de beber, por isso hoje sexta-feira, eu e o meu cunhado Paulo damos por terminada a vindima do ano 2012 da família CARAU.
    Em nome da família Carau agradeço a todos os participantes um muito obrigado

    ResponderEliminar
  9. É verdade! Uma vez mais é a época das vindimas, aqui e acolá nas vinhas grupos familiares e amigos com as tesouras na mão lá vão cortando os cachos de uvas enchendo os caldeiros em plástico "gigos em Forninhos" que depois é transportado pelos tractores até ao lagar onde depois é passado pelo esmagador, mais tarde é pisado, é encantador percorrer as ruas de Forninhos, nestes dias e sentir o delicioso odor característico das uvas acabadas de pisar, o cheiro invade toda a aldeia, que toda ela em uníssono respira a vindimas.
    Durante a apanha da uva vão-se ouvindo uma e outra cantiga que antigamente fazia com que a tarefa dos campos fosse suavizada, mas que hoje sabe mesmo bem ouvir ou recordar.



    ResponderEliminar
  10. Parabéns ao dono das uvas, estavam com muito bom aspecto souberam tratalas. Um abraço a toda a família Carau e Cavaca gostei muito de vos ver. Quem e que encontrou o tortulho? Cortou-o com muita delicadeza, foi pena ser so um.

    ResponderEliminar
  11. Foi a Cila que o encontrou, o João cortou-o e eu tirei as fotos :))

    Os tortulhos também são menos...tal como as pessoas em Forninhos!

    Beijos e Bom Domingo aí pelos "States".

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.