Seguidores

domingo, 17 de abril de 2011

Forninhos: Domingo de Ramos 2011

Hoje é Domingo de Ramos, um dos dias mais bonitos na aldeia, e como é de tradição o povo de Forninhos cumpriu, em comunidade, mais uma etapa da época da Páscoa que se vive. Ficam aqui algumas imagens para todos verem que a tradição não se perdeu de todo, ainda:


A visão de crianças a segurar ramos, trouxe-me à memória
o Domingo de Ramos da minha infância


Um grande ramo tradicional de loureiro


Neste dia os católicos levam para a missa um ramo,


de loureiro, alecrim e oliveira,


para ser abençoado pelo Sacerdote


O Sr. Padre Paulo dá início à cerimónia de bênção dos ramos


Jesus entrou na cidade de Jerusalém montado num burro,
aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel


"Hossana ao filho de David", Salva-nos filho de David,
gritava o povo sofrido à passagem de Jesus


Em procissão seguem para a Igreja,


onde assistem à Santa Missa

Após a missa, o ramo benzido era guardado em casa por detrás da porta da cozinha para em situação de forte trovoada servir de protecção. No entanto, no dia 3 de Maio, conhecido como Dia de Santa Cruz, há famílias que separam as pernadas do seu ramo e formam com elas uma Cruz que depois colocam nas terras de cultivo. Pôr cruzes nos campos cultivados é mais uma tradição que ainda se mantém em Forninhos.

Fotos: Domingo de Ramos, cortesia da família Lopes.

13 comentários:

  1. Muito giras as fotos,o Agostinho devia estar cansado depois de ter carregado com aquele ramo,tenho a certeza que a chouriça jà não voltou para casa, um bom domingo de ramos a todos...

    ResponderEliminar
  2. Ha tanto tempo que nao benzo o ramo na minha terra e que saudade!
    Bem haja por fazer recordar-me tao belos tempos.
    Antigamente diziam que o ramo para ser verdadeiramente bento, tinha que ter as tres especies: Oliveira, Loureiro e Alecrim!

    Um abraco e uma santa "Semana Santa"

    ResponderEliminar
  3. Na minha terra os ramos também são de alecrim, loureiro e oliveira. Todos os anos o Agostinho Lopes aparece com um grande ramo e uma chouriça. No fim da missa a chouriça é comida e acompanhada com o bom vinho da nossa terra.


    Um abraço e uma boa semana santa.

    ResponderEliminar
  4. Aqui na NZ, os raminhos usados, são pequenos. Eu queria carregar um bem grande.rs
    A procissão também foi muito curta, gosto de procissões enormes e cheias. Mesmo assim, foi muito bonita.
    Essa de Forninhos ficou muito linda. Desejo que essa tradição continue na sua aldeia.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Deixo aqui os meus parabéns ao Agostinho Lopes pelo seu ramo. Sempre ouvi dizer que desde sempre os ramos mais bem decorados com imaginação e beleza e grandes, eram os dos habitantes da Quinta da Ponte.
    A última vez que assisti na minha terra à bênção dos ramos foi no ano de 1989…que saudades. Recordo estrear roupa e calçado novo. Nesses tempos os Domingos de Ramos e Páscoa tinham uma marca própria, tanto no vestir como no comer. Hoje em dia já não é assim e pelo vestir e pelo comer já nem sabemos a quantas andamos.
    A nostalgia desperta dentro de nós, mas é bom ver e recordar estas coisas.
    Obrigada aos que se lembraram de nos enviar estes bonitos momentos.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde va todos os FORNINHENCES.
    Esta Semana Santa, com o Domingos de Ramos já passado.
    A seguir vem o Domingo de Páscoa, com as suas tradições, " os bolos de azeite", comentário proprio não aprecio", os biscoitos "esses sim são uma maravilha"; Mas não é por isso que não deixo de apreciar a páscoa nessa Terra, LINDA.

    ResponderEliminar
  7. Mais uma, foi nos Domingos de Ramos, que passei, nessa terra, eu e alguns amigos, " eles sabem", que neste Domingo andavamos sempre á procura do maior ramo, sempre bem efeitado, só não levavamos a chouriça, eram poucas, e as nossas mães não deixavam. Mas as laranjas penduradas isso, não podia faltar.
    Lurdes muito obrigado pelas fotos.

    ResponderEliminar
  8. A visão de crianças a segurar ramos, trouxe-me memórias dos ramos da minha infância, de loureiro e alecrim, enfeitado às vezes com camélias, outras vezes lírios ou lilases ou alguma campaínha encontrada no campo e claro também com laranjas e tangerinas…muitas laranjas rebolavam pelo chão da Igreja (lembram-se?).

    ResponderEliminar
  9. Também não quero esquecer e lembrar as várias Cerimónias desta Semana Santa, que começou com a entrada de Jesus em Jerusalém no Domingo de Ramos (onde é recebido pelas pessoas como Rei, mas que o irão condenar mais tarde) e termina no Domingo de Páscoa.

    - 2.ª Feira Santa (hoje) é a data que Jesus começa a sua caminhada rumo ao Calvário.

    - 5.ª Feira Santa é o dia da Última Ceia de Jesus com os seus Apóstolos. Em Forninhos a Missa Vespertina da Ceia do Senhor realiza-se pelas 16h00.

    - 6.ª Feira Santa é também chamada de Sexta-Feira da Paixão do Senhor (16h00 – Forninhos). É o dia em que Cristo é Crucificado e acontece a Adoração da Cruz. Neste dia muitos fiéis praticam o jejum ou abstinência de carne em sinal de penitência e respeito pela morte de Cristo.

    - Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, começa a Vigília Pascal, quando o dia se põe. Neste dia como no dia anterior não se celebra a Eucaristia. Pela 1.ª vez na história da Paróquia de Santa Marinha este ano (2011) não se realizará a Vigília Pascal. *

    - Domingo de Páscoa é quando Cristo volta à vida através da Ressurreição. Após falecer na cruz, o corpo de Cristo foi colocado no sepulcro, onde permaneceu por três dias, até o Domingo de Páscoa, quando Ele ressuscita. É o dia santo mais importante do cristianismo. A missa em Forninhos é às 14h00, seguida de Visita Pascal.

    * Sábado - Vigília Pascal em Dornelas e Penaverde, às 21h00.

    ResponderEliminar
  10. Eu sempre gosto de contar as historias do meu tempo . Como tudo e tao diferente de a 50 anos atraz, os ramos eram tao coloridos cheios de flores, macas, laranjas e rebucados,quase nao podiam com eles porque eram pesados e grandes , em Forninhos nao havia grande loureiro , os meus irmaos iam buscalo a Matela Velha a quinta de um senhor que se chavava Joao da Velha, outros eram de Oliveira, os das mulheres eram uns vassouros de alecrim e oliveira, no meio levavam uma laranja . Tambem era o Domingo que se estreava uma roupa nova . Ainda me lembro os ramos serem benzidos em frente da igreja , depois na lameira e por fim junto ao cruzeiro da fonte da lameira , onde foram tiradas estas fotos, depois de secos serviam para queimarem em dias de trovoada e tambem faziam umas cruzes e iam polas nas terras cultivadas para que tudo corre-se bem. Ainda quero dizer que os ramos mais bonitos eram os das pessoas da Quinta da Ponte , chegavam canssados mas era tudo feito com gosto e carinho.

    Saudades a todos
    Bye bye

    ResponderEliminar
  11. Ainda bem que as nossas imagens avivam belas recordações, que valorizam ainda mais este blog e dão a conhecer aos mais novos as tradições e costumes da nossa terra. E assim vamos recordando os tempos e os acontecimentos.
    Actualmente já ninguém se dá ao trabalho de carregar uma laranja e aquilo que antes valorizávamos, com o passar do tempo acabamos por desvalorizar…mas o que é certo é que as laranjas que enfeitavam os ramos tinham um outro sabor. Vale-nos a nossa memória e as sensações que guardamos da nossa infância.

    Saudações

    ResponderEliminar
  12. Sempre comemorei o Domingo de Ramos, mas na terra de onde sou natural, depois de benzidos os ramos são guardados no interior de casa para que traga abundancia o ano inteiro, os ramos são bem mais pequenos.

    ResponderEliminar
  13. Reza a tradição que, no domingo de ramos não se vai á horta nem se come hortaliça, porque se o fizer, não se livra das lagartas na horta durante todo o ano.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.