Seguidores

segunda-feira, 22 de março de 2010

PARQUE DE MERENDAS

O parque de merendas de Forninhos situado no alto dos Valagotes, pode e deve ser um local de lazer, fica um pouco afastado do povoado é certo, mas hoje, quase toda a gente tem carro e seria um bom “pretexto” para os pais acompanharem os filhos e brincarem com eles.

Esta zona é muito bonita, tem uma paisagem maravilhosa, tem opções, também tem obstáculos naturais, precisa apenas de um pouco mais de atenção, este parque para mim é muito especial pelo simples facto de não ser igual aos parques que normalmente se vêm nas cidades, este tem espaço para crianças, para jovens e para adultos de qualquer idade, e está inserido na natureza.

Ficaria mais completo se fizessem ali também um mini campo de futebol. Todos nós sabemos da importância que esta modalidade tem nas crianças e que os adultos também alinham nestas brincadeiras. Bastava arranjar um espacito mais ou menos direito com umas travessas de madeira a servir de balizas, coisa simples e que seria de certeza uma mais valia para o parque.

6 comentários:

  1. Já passaram uns tempos sobre este investimento/obra, mas a vontade de requalificação ou simples manutenção continua a prevalecer. A meu ver a gestão deste Parque está a ser mal feita. A JF de Forninhos na sempre ânsia de novos projectos “chuta para canto” os projectos credíveis (como este) executados por anteriores executivos e assim os forninhenses vão andando ao sabor da vontade política...

    Quanto à execução de um mini-campo sou de opinião que esta infra-estrutura, embora com dimensões mais pequenas a um polidesportivo, poderia permitir a prática de futebol, andebol, ginástica ou basquetebol. Mas também quer parecer-me que nunca existiu, nem existe, uma verdadeira política desportiva local, as medidas são sempre tomadas de forma avulsa, sem qualquer programa viável, sem estratégia.

    …esperemos que este novo Executivo nos traga uma solução de melhoria pois este Parque precisa ser valorizado e preservado, tem uma paisagem lindíssima que só quem não conhece é que não pode gostar. É o local de lazer ideal para um dia ou tarde em família, mas é necessário criar boas condições para ser um autêntico atractivo de visitas, que beneficiará a todos.

    ResponderEliminar
  2. A ideia de um mini campo de futebol é interessante.Este parque está num ponto muito bom e tem uma vista formidavel,com condições para se fazer várias actividades e podia servir outras freguesias que não estão assim muito distantes.São pequenas coisas que podem ser feitas a baixo custo.Como diz o Sr. Eduardo bastava arranjar um espacito e colocar umas balizas.O dinheiro é necessário mas as ideias e imaginação são também precisas.

    ResponderEliminar
  3. De uma maneira simples turismo é uma maneira de conhecer novas terras e novas gentes e eu tive o prazer de conhecer Forninhos,novas pessoas e tambem este parque.Apreciei muito o miradouro,a paisagem e a unica coisa que eu posso dizer sobre este assunto é que este parque é um sitio turistico muito agradavel e que as crianças e adultos aproveitem as ferias de Pascoa e que vão ao parque,apreciam a paisagem e brinquem muito porque é bem mais saudavel do que ficar a brincar no computador ou em casa a ver televisão.

    ResponderEliminar
  4. Este parque apesar de ser modesto é bonito por estar localizado num ponto alto o que proporciona uma paisagem fantástica. O local, porque inserido na natureza, é agradável para o convívio e lazer, mas que quanto à questão do lazer é preciso fazer alguns melhoramentos. Há que incentivar a prática do exercício físico criando não só um mini campo mas porque não também um circuito de manutenção? Depois de uma boa merenda há que "mexer" para queimar as calorias!

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos.

    Numa altura em que as exigências da vida atirou as pessoas para a correria que mais das vezes deixa pouco tempo para os pais dedicarem aos filhos, numa altura também que, alguns pais não se apercebem quanto seria importante dar mais aos filhos, para alem de jogos de consola e roupas de marca, e deixa-los entregues, depois da escola em ATLs onde muitas das vezes ficam a ver filmes, nos fins-de-semana pensam em ir á praia, ao centro comercial ou ao restaurante.
    Este parque, assim como outros similares, pode ser uma alternativa interessante, não só pela sua localização, que fica em plano bastante elevado, pelo ar puro e aromático que se respira e pelo contacto directo com a natureza.
    Poderia também criar-se um pequeno percurso pedestre, tem condições naturais e paisagísticas para tal, e como já referi, um mini campo de futebol e mais alguma opções como por exemplo, um poste com um cesto de basquetebol e mesmo um circuito de manutenção como já foi aqui referido por Lopes.
    Eu creio que a JF tem nos seus horizontes a requalificação deste espaço.
    Eu como avô que sou, adoro este local quando o frequento com os meus netos, que também gostam, e faço daqui um desafio aos residentes de forninhos; quando no verão tiverem visitas de netos, sobrinhos ou amigos, levem-nos a este parque e participem nas brincadeiras como eu, eles vão adorar.

    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  6. Este parque de merendas é um espaço de repouso e tem potencialidade para ser um verdadeiro espaço de lazer, mas é necessário o apoio, interesse e vontade política, apoio e interesse esse que não existiu nos últimos 4 anos por parte da CM AGB, onde somente houve união de forças de bloqueio no que quer que seja para a nossa freguesia e bem-estar da população...

    Há um ano falou-se, como de muitas outras coisas se falou, na instalação neste Parque de um Snak-Bar e até da possibilidade de um Parque de Campismo nos terrenos da JF…ora um Parque de Campismo requer um avultado investimento, mas a edificação de um mini-campo de futebol, basquetebol ou andebol ou um simples percurso de manutenção ficariam muito mais em conta, além de que dignificava muito este lugar.

    Provavelmente não estou ser original, todavia nunca é de mais falar e lembrar estas questões, mesmo correndo o risco de não serem levadas à prática algumas destas sugestões (já estou habituada lol), já que hoje o cenário é outro. Já diz o povo: “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”.

    Quanto a mim a aposta do actual executivo deveria recair no aproveitamento deste e outros espaços naturais, pois temos estruturas naturais como a serra, rios e ribeiras, caminhos rurais, descidas agrestes, etc., tudo para a prática de diversas actividades de lazer e aventura e abrangentes para todas a idades onde se incluem grupos familiares. Temos o exemplo da caminhada anual, onde participam pessoas de todas as idades, mas existem outras actividades (escalada, passeios de bicicleta, circuito de manutenção, etc.) que poderiam perfeitamente ser realizadas na nossa freguesia, sem grandes custos ou grandes obras de requalificação de espaços. Isto simplesmente porque eles já existem.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.