Seguidores

sexta-feira, 25 de março de 2011

A Salgadeira

Ora aqui está mais um assunto, ou melhor, uma tradição que também pode estar em vias de extinção: o uso da Salgadeira, arca em madeira que se enche de sal:


Quem fez esta salgadeira antiga foi um grande carpinteiro de Forninhos, o tio António Carau. Acho o modelo desta salgadeira muito interessante, com compartimentos; um, para salgar as carnes e conservar os untos; outro, para a panela de barro com azeite usado para conservar alguns enchidos depois de retirados do fumeiro.
Sabiam que durante muitos anos era prática nos 40 (quarenta) dias de preparação para a Páscoa, algumas famílias forninhenses pregarem a arca salgadeira? A Quaresma era um período de penitência, jejum e oração e, sob o ponto de vista alimentar, um período magro.

Foto: Salgadeira (Cortesia da Natália)

11 comentários:

  1. Muito, muito interessante...
    É pena que com o progresso costumes vão sendo deixado para trás, caindo no esquecimento e até em total extinção.
    Espero que os jovens forninhences leiam este blog .
    abç
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderEliminar
  2. Esse é também o meu desejo Tina, pois foi esse o espírito que me levou a divulgar Forninhos, suas tradições e costumes. Espero que os mais novos possam conhecer melhor a terra a que estão ligados por laços familiares ou qualquer afinidade.
    São fotografias como esta e outras que estão no lado direito da página em “Etiquetas”, com o título “Memórias”, “Tradições em extinção”, "Procissões", "Coisas Nossas", etc, que nos ajudam a contar a verdadeira história de Forninhos para que os filhos e netos de hoje fiquem com uma ideia de como foi a vida dos seus avós e a possam contar aos seus filhos.
    A arca salgadeira era “arca frigorífica” dos seus avós, tinha a função de conservar a carne durante todo o ano.
    Em Forninhos ainda se vai usando a salgadeira e eu acho muito saborosa a carne que nela é conservada, mesmo a pá ou presunto curados de forma tradicional, com sal.
    Os untos, acreditam que até ver esta fotografia não sabia sequer o que eram, nem qual a sua função?
    Pelo que entendi, serviam para tempero, principalmente da sopa.

    ResponderEliminar
  3. Presentemente sacrificios desses ja se fazem poucos.
    Mas tambem deixar de comer carne para comer marisco, onde esta o sacrificio, dizia um destes dias um padre aqui nos "states".

    Hoje em dia as arcas frigorificas ja sustituiram as salgadeiras, mas a carne nao tem o mesmo sabor!

    Um abraco de amizade.

    ResponderEliminar
  4. É isso mesmo al cardoso, eu já observei pessoas que a pretexto de não comer carne, acabam por comer marisco, o que não faz sentido. No fundo, este costume de não comer carne já está desadequado aos nossos dias, pois uma refeição de peixe fica até mais cara. Antigamente fazia sentido, pois a renúncia à carne surgiu num tempo em que poucas eram as pessoas que tinham dinheiro para a comprar, alguma que tinham, estava guardada na salgadeira, daí que fecharem (pregarem) a salgadeira fizesse parte de um jejum rígido por parte de algumas famílias, como forma de sacrifício.

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos os Forninenses e não só.
    Ainda me lembro de quando ia a Forninhos, a minha sogra mesmo tendo já frigirifico ainda mantinha a tradição de salgar a carne na salgadeira, e que bem me sabia essa carne, ma sainda hoje existem pessoas que mantêm essa tradição, porque na sexta feira dia 25 de Março voltei a saborear esse belo manjar, e onde é que isso aconteceu? Forninhos, pois então, maravilha. Esta tradição está a perder-se não por causa do frigirifico mas sim pelo deixar de criar um porco como de apanágio nesses tempos, hoje é mais fácil ir ao talho porque se tem carne fresca todo o ano,pena mesmo, é o que ganhamos com uma coisa chamada PROGRESSO.

    ResponderEliminar
  6. Eu ainda mantenho a tradição de salgar a carne na salgadeira, e como eu há muita gente, pois a carne salgada tem outro sabor. Cozida com batas e grelos e temperada com o nosso delicioso azeite é uma maravilha.

    ResponderEliminar
  7. Sim, é verdade, ainda hoje muita gente em Forninhos usa a arca salgadeira, inclusive os meus pais. Mas no tempo em que não havia electricidade, nem supermercados, tiveram as salgadeiras um papel verdadeiramente importante na economia familiar, pois eram o governo da casa, todos os bens alimentares ali guardados tinham que durar o ano todo e quando estava vazia era sinal de que outro porco estava para ser morto.

    As salgadeiras são uma lição de vida e utilidade que é bom sabermos, para valorizar este património que são.

    ResponderEliminar
  8. Esta salgadeira tem uma divisao no lado onde esta a panela das chouricas mas havia outras que nao tinham. Alem de conservar a carne tambem se la ponham os ovos e o queijo , era o frigorifico daquele tempo . Os unto servia para porem nas sopas principalmente no caldo verde, tambem era utilizado nas pessoas que estavam embacadas’ a minha avo materna fazia umas rezas e aquecia um bocadinho de unto nas brasas e esfregava sobre a barriga dos doentes servia de crème ou pomada. O sal era para todo o ano temperarem os alimentos e tambem ponham nas viandas dos animais M. D.

    ResponderEliminar
  9. Os antigos tinham a sua “ciência e arte” para utilizarem processos de conservação para o ano inteiro e não era só com estes alimentos que se guardavam nas salgadeiras ou com esta gordura amassada, enrolada e moldada em bolo: Unto, que também servia para curas, o mesmo acontecia com a conservação de outros produtos: cereais, fruta, ervas, etc.
    Os antigos eram bem entendidos em economia caseira, sim Sr.!

    ResponderEliminar
  10. Quando se refere que a Quaresma era tempo de penitência, de jejum, oração, muitos dos mais novos pensam que tais vivências ocorriam já lá vão Séculos! Mas não foi assim há tantos anos que na Quaresma não se dançava, nem se ouviam cânticos e a juventude forninhense entretinha-se aos Domingos com alguns jogos simples, como o jogo do pelão e…era na Segunda-Feira da Páscoa que se procuravam as panelas de barro que já não serviam para a conserva das chouriças, para se jogar à panelinha: rapazes e raparigas alinhavam uns atrás dos outros. O 1.º da fila lançava para trás, por cima da cabeça, a panela de barro que era apanhada pelo outro e corria logo para a retaguarda tomar a mesma posição. O 2.º fazia o mesmo e assim sucessivamente. Dava-se a volta à aldeia percorrendo as ruas. Santa simplicidade!
    As panelas de barro, essas, também estão em vias de extinção.

    ResponderEliminar
  11. Tempo da quaresma
    Todas as Sextas feiras da quaresma sao dias de abstinencia de carne aplica se a todos os catolicos de catorze anos para cima nao e grande sacrificio porque come se bom peixe bons mariscos e outras coisas boas , ficamos satisfeitos ea carne nao faz falta nenhuma . Sacrificio e aqueles que gostam decoisas doces e durante a quaresma nao comem, outros na sexta feira comem pao e agua e outras coisas que agradam a Deus , mas quando se fazem estas pequenas coisas nao se diz aqui eali porque depois nao tem valor nenhum.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.