Esta fotografia foi tirada do muro do quintal do Sr. Padre e pode-se ver ao fundo a nossa Igreja e à esquerda a tília do adro. Em que ano terá sido tirada esta foto?
Esteve esta pérola guardada no baú da Natália Cavaca e chegou para nos dar a conhecer como se vestiam no Carnaval. Depois de todos os pares alinhados, em marcha, cantavam:
Cá vai Forninhos, todo ele engalanado
Cá vai Forninhos, é Forninhos encantado
Cá vai Forninhos, mocidade sem ter rival
Cantai, Cantai, é Forninhos que aqui vai...
Cá vai Forninhos, é Forninhos encantado
Cá vai Forninhos, mocidade sem ter rival
Cantai, Cantai, é Forninhos que aqui vai...
Se tu és meu amigo
De Forninhos vem p´ra rua
Dá-me um braço e vem comigo
Esta marcha é a tua.
Bom Carnaval para todos *:*
Da esquerda para a direita, frente: Aida? (da familia da tia Maria “Coxa”); Graça “Pissota”; Agostinha Carvalho; Ana dos Anjos; Gracinda?(irmã da Laurinda); Agostinha do Sr. Virgílio; Arminda do tio Abel; Fiquita; Júlia “pincha”; Santa; Idalina (filha da Sra. Deolinda); Lucília Carvalho; Iracema (atrás da Lucília); Zé da tia Isaura.
ResponderEliminarEm cima: a Nazaré, a da trança, a Taia (Natália); Emília Carau; Conceição do tio Abel, Ema; Lurdes Rebelo e Mabília; Julieta Castanheira (atrás da Taia) e outros que não foi possível identificar.
Boa noite!
ResponderEliminarFala-se em Carnaval, será que já ninguém se lembra das maroteiras dos Sr, José Coelho?
Sim, pois eu bem me lembro, era este Senhor o Engenheiro dos Carnavais em Forninhos.
Com o seu bom Espírito Carnavalesco...lá fabricava os seus cabecilhas ( mascaras)eu! e outros.. até tremia quando apareciam os "touros encapuçados".
Abraços e até já.
Assustadoras, mas ao mesmo tempo boas recordações; é verdade, caro serip o tio Zé Coelho é um digno Rei do Entrudo Forninhense, que sempre com a sua alegria, folia, contagiou gerações de forninhenses. Isto mesmo escrevi no ano passado no Post com o título “Entrudo ou Carnaval?”.Nós por aqui sempre privilegiamos as memórias e é de memórias que aqui falamos muitas vezes, por isso, fizeste bem lembrar de novo o tio Zé Coelho e essas máscaras, caretas, com cornos.Também havia os chocalhos. Uma foto do tio Zé Coelho acho que ficaria bem em qualquer cartaz do nosso Carnaval. Mas eu acredito que essa foto ainda vai aparecer ;)
ResponderEliminarÉ engraçado perceber que há memórias que por mais anos que passem não desaparecem, nem esquecemos.
@té depois
Oi,
ResponderEliminarGosto muito de passar aqui e ver esses posts tão originais.
Não conheço ninguém, mas é bacana saber da histórias desse tempo.
Amo fotos antigas.
Beijos
Deixai passar,
ResponderEliminarEsta gente divertida
E a tristeza já fugida
Neste dia de carnaval
Deixai passar,
Pelo caminho virtual
Esta terra é forninhos
Esta terra é d,Aguiar
Esta terra é Portugal.
Deixai passar, deixar passar
ResponderEliminarEsta brincadeira
Ó ai somos todos de Forninhos
Ó ai concelho de Aguiar da Beira
A originalidade sempre foi uma característica do povo forninhense e os escritos que há sobre a nossa aldeia e nossas gentes isso mesmo referem, uma aldeia sem ter rival, são estas pequenas coisas que as pessoas deviam dar mais valor e reciclar. Sejamos sempre originais ;)
Quantas lembranças traz uma foto!
ResponderEliminarQuantas saudades, e quantos ensinamentos...sem dúvida uma relíquea que tem de ser muito bem cuidada...
bjs
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)
S. Pedro lá mexeu os cordelinhos e o nosso Largo da Lameira voltou a encher-se de gente neste Domingo Gordo e ainda apareceram uns entrudos.
ResponderEliminarFolgo em saber que o leilão, festa de arrematações, foi um sucesso. As fotos só ainda não chegaram a este espaço porque em Forninhos não há internet :(( As tecnologias são o que são, mas esperamos que o serviço público para esse fim seja restabelecido para que nós, os que não estivemos lá, vermos. Assim que tal se verifique as fotos serão enviadas para o meu e-mail pelos nossos contribuidores e vão directamente para o nosso blog.
Parabéns a todos que aqueles que ano após ano se esforçam para manter esta festa de arrematações viva.