Seguidores

sábado, 6 de janeiro de 2018

Falsa notícia

O Jornal "+Aguiar da Beira" na sua edição n.º 90, de 9 de Dezembro de 2017, contém um roteiro em forma de mapa com os pontos patrimoniais mais relevantes da freguesia de Penaverde e noticia, pasme-se! que "Pena Verde" é a única freguesia do Concelho de Aguiar da Beira com vestígios de presença romana!!!
Da notícia, expomos o essencial:
- O mapa foi lançado em setembro último;
- O Presidente da autarquia local, já havia adiantado, na sequência da iniciativa "Conversa com História", realizada há cerca de um ano a criação de um roteiro em forma de mapa;
-Pena Verde agora passa a estar cartografado num mapa com os mais diversos pontos de interesse patrimoniais, religiosos e históricos.
- O objectivo é despertar a comunidade local para a importância que a história e o património podem ter no desenvolvimento da freguesia e de todas as famílias, com a atração de turistas e surgimento de novas oportunidades de investimento.
Muito bem! Palmas para o Presidente da Junta de Freguesia de Penaverde, Sr. Armindo Florêncio.
Mapa publicado no Jornal "+Aguiar da Beira"

Só que do que li, ocorre-me dizer que a notícia é falsa e é pena que quem representa Forninhos não faz nem diz nada e a Aquilaris, idem!
Sim, porque se quem representa Forninhos e as pessoas que lhes deram legitimidade para tal, não se importam com o nosso património, o concelho tem uma Associação de defesa do mesmo, a Aquilaris -Património Vivo Aguiar da Beira, tem o dever de defender o que pertence à freguesia de Forninhos e sabia disto desde a "Conversa com História"a 16 de Novembro de 2016 e não fez/faz nada.
Quem estiver interessado pode ver no facebook, na página da Aquilaris -Património Vivo Aguiar da Beira as publicações dessa data e saberá quem "de Forninhos" lá anda a defender o nosso património. 
A freguesia de Penaverde, nem de perto, nem de longe, é a única do Concelho de Aguiar da Beira com vestígios de presença romana e o povoado de S. Pedro (sem os Matos) não pertence (oficialmente) há mais de 150 anos à freguesia de Penaverde. Foi a 4 de Maio de 1858 que a Câmara de Aguiar da Beira decidiu que o S. Pedro (território) é de Forninhos e não de Penaverde. A disputa não foi pacífica, mas ficou assente que o lado deles (Penaverde) a serra chama-se Gralheira e o nosso lado (Forninhos), chama-se S. Pedro sem os Matos.  Gosto de sublinhar isto porque em Penaverde é que o lugar de São Pedro é conhecido por "São Pedro dos Matos" ou "São Pedro de Matos". Já o referi aqui n' O Forninhenses vezes sem conta, mas como vozes de burro não chegam ao céu...volta e meia aparece esta designação não só nos roteiros turísticos, mas também nas monografias locais - até na de Forninhos, infelizmente!
Desde que o Director do Jornal de Aguiar da Beira Manuel de Sá faleceu (em 2009) que este Jornal nunca mais foi o mesmo e é de lamentar que se lamente o que não deveria se estar a lamentar.
Nota negativa para o "+Aguiar da Beira".
Mas pior é deixar incluir o povoado de São Pedro no mapa de Penaverde!