Seguidores

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Tradicional Bolo da Páscoa (2)

Voltamos à reportagem que temos vindo a mostrar sobre o Bolo Tradicional da Páscoa em Forninhos, que ainda se faz nos fornos da aldeia e que antigamente funcionavam ininterruptamente durante toda a Semana Santa para fazer bolos para todas as famílias forninhenses.

Os bolos têm muitas "voltas" e por isso é normal haver "ajudantes" pessoas que se encontram por ali, para ver, conversar, passar o tempo e ajudar sempre que sejam solicitadas

Eis o "forneiro" a enfornar o Bolo no melhor sitio disponível no forno

Nesta sequência podemos ver quem ajuda a colocar o papelinho

Depois quem adiciona o ovo sobre o Bolo

Aqui já estão por ordem e zela-se pela “cozedura”

Depois é vê-los ficar com este aspecto apetitoso

Estavam deliiiiiiiiiiiiiiiiiiiiciosos

2 comentários:

  1. Em forninhos, não é só as suas iguarias tradicionais, como os bolos de azeite, morcelas, farinheiras, filhós, etc. Também os seus ares sãos dos mais puros.
    O "forneiro" que vemos nas fotos a controlar a cozedura destes deliciosos bolos de azeite, tem a bonita idade de 83 anos, e vejam a serenidade e firmeza como lida com a pá que transporta os bolos para o forno.

    ResponderEliminar
  2. Esta reportagem fotográfica teve o contributo do João Seguro e este cantinho virtual que não tem quaisquer ambições, para além de falar das nossas coisas, para que as mesmas não fiquem no esquecimento, está-lhe grato por este belo trabalho.

    São as tradições que fazem um povo...

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.