Simplesmente admirável pela imponência, grandeza e respeito!
A Irmandade de Santa Marinha é um ícone imponente e simbólico da celebração de actos religiosos: Festejos em Honra de Santos; Ladaínhas; Funerais, etc.
A Irmandade de Santa Marinha é um ícone imponente e simbólico da celebração de actos religiosos: Festejos em Honra de Santos; Ladaínhas; Funerais, etc.
A Irmandade de Santa Marinha faz parte do património humano da nossa comunidade local e da nossa identidade cultural.
ResponderEliminarEsta época pascal ficou também marcada pela Vigília Pascal realizada no Sábado pelo Sr. Padre Paulo, que começou no adro da Igreja à volta de uma fogueira, seguida de procissão para o interior da Igreja. Foram Celebrações muito bonitas.
A Vigília Pascal de 2010, mesmo que repetida nos anos seguintes, nunca será igual (para mim) por ser um momento único e graças ao Sr. Padre Paulo. Por motivos “técnicos” não me foi possível registar este acontecimento :( para os que não puderam estar, ver como foi.
ResponderEliminarFica, assim, o registo da Procissão da Adoração do Santíssimo, que iniciou o percurso para dar a habitual volta pela aldeia, onde os sinos dão o toque da saída com as nossas gentes a cantar a sua alegria de estar em comunidade, com todos, nesta caminhada Rua acima. Noutros tempos era tradição colocar-se colchas nas varandas e janelas…tradição que se perdeu :(, mas foi bonito ver a D. Augusta (Joana) a deitar pétalas…a Procissão seguiu pela Rua da Junta de Freguesia, Lugar, Ruas características da nossa aldeia, pois sente-se o tempo na pedra que orgulhosamente guarda histórias da vida…e a Procissão regressou ao ponto de partida, onde os sinos deixaram de tocar, pois o Senhor voltou…
Ficaram também os indícios coloridos e aromáticos, de alguns arranjos florais que foram construídos para este dia.
Espero ter dado uma visão geral e com sequência, para quem não pôde estar, possa seguir o percurso e alimentar as saudades dos recantos especiais da nossa aldeia, que neste dia ensolarado estava muito airosa, com brilho, arejada e formosa.
A Vígilia Pascal, consistiu no seguinte:
ResponderEliminarApagaram-se todas as luzes do interior da Igreja e todos foram convidados a iniciar a Celebração no adro da Igreja. O Sr. Padre Paulo abençoou o fogo e as brasas e este fogo foi utilizado para o incenso da missa e foi aceso o círio pascal do ano 2010 depois de ser abençoado. O círio representa Cristo que com a sua ressurreição vem trazer a luz à terra. O recém abençoado círio será utilizado todo o ano, nas várias celebrações como por exemplo nos baptismos (as velas das crianças baptizadas são acesas neste círio), assim como água benzida neste dia (Sábado Santo).