Aqui onde eu resido as buganvílias, todos os anos, são uma presença que chamam a minha atenção pela cor exuberante que apresentam e por as pétalas desabrocharem pujantes e talvez por isto é que as escolhi para o 'Post' de hoje que não tem a ver muito com a filosofia do blog dos forninhenses (coisas de Forninhos, tradições, memórias, história, pessoas...), mas tão só como que uma 'homenagem' a todos aqueles que o seguem. Para todos vós...buganvílias:
Que lindo espetáculo da natureza. Adorei! Lindas demais! beijos,ótimo fds e tuuuuuuuuuuuuudo de bom,chica
ResponderEliminarObrigada,Paula!São maravilhosas!Não sabia que tinham esse nome.Vou levar!bjs e bom fim de semana,
ResponderEliminarUn Espectáculo de Belleza, de Color y de Aroma...Preciosas.
ResponderEliminarAbraços e beijos.
Vendo sob outro prisma, para mim também se enquadra na filosofia do blog dos forninhenses, escrito e visto muitas vezes a preto e branco, mas trabalhado por gente destes tempos actuais e que já não andam, sem menosprezo, com xaile e avental.
ResponderEliminarTem e tem tido muitas lufadas de ar fresco, como este brinde das belas buganvílias aqui retratadas.
A primavera, será sempre a rainha de beleza, florida e inspiradora.Mas correndo para o Outono, somos presenteados com estas maravilhas, antes adormecidas, mas que nesta altura aparecem em deslumbramento como que dizendo que a primavera é uma constante do ano.
Estes sim, são os verdadeiros milagres da natureza.
Amo as Buganvílias, também chamadas de Primavera!
ResponderEliminarLindas, Paula, e OBRIGADA pelo carinho...
Bom fim de semana...
Tchau...
São lindas, mas as da nossa terra são lindissimas.
ResponderEliminarNa nossa terra há coisas muito belas, assim até as buganvílias tinham de o ser.
EliminarPena na minha aldeia, Forninhos, esta não se tornar mais linda do que aquilo que ela é se os jardins e fachadas de casas, ficassem ornamentadas por estas tão lindas e singelas flores.
ResponderEliminarO clima tal não tem proporcionado ou talvez com o aquecimento global tal se proporcione.
Quem tem casa na aldeia que experimente e depois aqui venha relatar a experiência. Apenas sei que tem baixos custos e muita beleza.
Na sua essência adoptou-se e embelezou sobremaneira o sul de toda a Europa..
Em Forninhos nunca as vi, o que não belisca minimamente este post, antes pelo contrário, partilha a sua essência na apreciação do que é belo....
No sul de Portugal, quem tem um palmo de terra frente a sua casa, rara aquela que não tem as buganvilias, cada qual rivalizando nas suas cores e arranjos.
Até nos espaços públicos ficavam bem e ninguém (residentes e turistas) ficava indiferente perante a exuberante floração das buganvílias, e não era preciso muito!
EliminarE, assim, faziam jus ao hino da terra:
Forninhos é um jardim/toda a gente diz que sim!
Tirei várias fotografias, mas escolhi postar esta buganvília por causa do verde do pinheiro. É uma buganvília que se tivesse sido obtida em Forninhos, ao disparar a máquina podia apanhar pinheiros, talvez. De qualquer modo nunca vi buganvílias desta cor em Forninhos, mas tal como a Anete eu amo buganvílias: brancas, amarelas, roxas, rosa, laranja...
ResponderEliminarBem haja a todos pelos comentários e um excelente fim de semana.
Muito bonitas as buganvílias .No sitio aonde costumo passar ferias , também se la vê muitas flores iguais a estas ,mas nao conhecia o nome delas .
ResponderEliminarDiz-se que foram descobertas pelo francês Louis de Bougainville. Daí o nome "Buganvílias".
EliminarBeijinho e boa semana.
Olá Paula adoro bungavílias e por aqui também existem imensas a debruar os muros de jardins! Quem me dera ter nem que fosse um pequenino muro:)) para também poder desfrutar da beleza das suas cores. E há uma imensidade delas. Obrigada pela lembrança. Um beijinho e uma boa noite e semana, Ailime
ResponderEliminarEstas trepadeiras ficam mesmo lindas a debruar os muros de jardins e junto das entradas das portas. Aqui vejo algumas que parecem não ser tratadas com muito cuidado, que parecem crescer meio selvagens, mas até são muito belas. Noutras, nota-se o cuidado e o carinho dos moradores que nos deixam contemplar tão bonitos quadros pintados pela natureza. Beijos**
EliminarE uma boa semana.
Hoje durante a manhã, deambulei um pouco pelas zonas do concelho de Oeiras e Cascais.
ResponderEliminarO alvo era objectivo: concentrar o olhar nos jardins e quintais das casas térreas mais antigas e o que as enfeitava.
Acreditem, a maioria tinha buganvílias das mais variadas cores. Talvez pela abundância, nunca tivesse prestado tanta atenção.Isso agradeço a este post.
Resolvi que aquando da próxima ida a Forninhos, irei "meter o nariz aonde não sou chamado" e percorrer jardins, quintais e espaços públicos e quem sabe, talvez me deslumbre com um achado florido desta espécie.
Poucas serão as casas que têm buganvílias. Peço desculpa, se não fôr o caso. Tem uma a casa de um filho da Sra. Jesus (Zé Fernando), de cor roxa. Linda!!!
ResponderEliminarCheguei a ver uma de cor branca, junto à casa do Agostinho (do tio Ilísio), mas acho que não vingou :(
Mas boa sorte Xico ;)
Oi Paula, são mesmo muito lindas essas bouganvílias, é uma bela homenagem aos seus leitores, obrigada. Por aqui é muito comum, quase todo jardim tem e de diversas cores, um verdadeiro espetáculo de cores.
ResponderEliminarBeijos!!!!
Seria interessante que um dia, uma Junta de Freguesia de Forninhos incentivasse e colaborasse com a população, no sentido de florir as ruas da aldeia com estas e tantas e lindas flores que ornamentam jardins e sacadas.
ResponderEliminarTantas e tantas aldeias antigas como a nossa que esbatem a frieza crua das casas de granito com a sua beleza.
Recordo o interior das portas D'El Rey em Trancoso, ruelas estreitas transformadas em jardim.
E quem sabe um dia, as pessoas visitarem Forninhos para admirar o festival da flor!
Aqui onde mora há buganvílias de muitas cores, qual delas a mais bonita.
ResponderEliminarO dia do meu casamento foi no dia 17 de Setembro de 1988, faz hoje precisamente 25 anos.
A casa onde morava tinha uma buganvília igual à da fotografia, as fotografias que tirei antes de ir para a igreja, foram todas tiradas ao pé da buganvília porque estava toda florida e as fotografias ficaram muito bonitas.
Paula como tu fostes ao casamento deves ter alguma fotografia ao pé da buganvília.
Parabéns Maria.
Eliminar25 anos é obra!
Que a tua vida continue assim florida de felicidade, tal como as buganvílias ilustram.
Beijo grande!
Olá Maria :-)
ResponderEliminarDesejo-te as maiores felicidades do mundo e que comemores em grande estes 25 anos de casamento. Mas logo ligo-te.
De buganvílias gosto muito e de rever fotos de casamentos também. Vou ver então as que tirei contigo.
Aqui onde eu resido também há muitas. Dizem que são fáceis de tratar: podas, poucas regas e algum fertilizante e muito sol é tudo quanto necessitam...quem sabe um dia estas espécies florais cheguem com força a Forninhos.
Beijinhos.
Muito boas tardes, em Forninhos também as há julgo eu que em dois tons, vou tentar encontrar essa foto que em tempos lá tirei, mesmo sendo uma flor muito simples é muito bela, e como tudo na vida quanto mais simples mais bonito se torna.
ResponderEliminarCreio que essa tua foto já foi foi publicada no dia 10 de Setembro de 2011 no post "Forninhos é um jardim".É a buganvília da casa de um filho da Sra. Jesus (do Zé Fernando).
ResponderEliminarSe fores ver no título "Ruas e Lugares", está no lado direito da página em "Etiquetas" clica e vê o que já foi editado e confirmarás.