Seguidores

terça-feira, 28 de maio de 2013

Registos do "Voto" de 2013!



Foi a minha primeira vez presente, no "voto" do Espírito Santo, que se realiza a centenas de anos, na capela de Nossa Senhora dos Verdes em Forninhos.
Adorei ver, que ainda mais em dia de semana, (segunda-feira) muita gente se congregou a conservar a tradição e a rogar a "Senhora", protecção para os campos e colheitas.
A minha "terra de Algodres" com as suas paroquias, também fazia este "voto" a Forninhos, mas creio que o terá deixado de fazer, por voltas da implantação da republica, ou ate já aquando das revolucoes liberais!

Quero deixar o meu agradecimento ao excelente acolhimento, por parte dos meus amigos forninhenses e pedir-lhes que continuem a cumprir esta tradição em dia próprio, pois quem tem fé arranja sempre tempo para cá vir!
Aqui vos deixo um pequeno registo, feito na minha passagem pela "Senhora dos Verdes".

15 comentários:

  1. Deve ter sido muito legal mesmo por aí! abraços,chica

    ResponderEliminar
  2. Bonito "post". Agradecida.
    As ladaínhas que receberam também o nome de rogações, eram e são ainda hoje romagens de profunda e humilde piedade. E tratando-se esta tradição a que chamam "cumprir o voto" uma tradição com vários séculos, penso que é do povo forninhense e o Sr. Padre (e o que vier a seguir) manter o dia - 2.ª Feira do Espírito Santo- e os respectivos itinerários.
    Sendo o Sr. Pe. Paulo Gouveia também pároco de Queiriz e Matança, cheguei a falar-lhe para neste dia conduzir a procissão daquelas suas paróquias à Senhora dos Verdes, em Forninhos. Soube apenas que em Queiriz não há Irmandade.
    Não pude verificar e já ninguém soube informar-me até que década ía neste dia "cumprir o Voto" outras freguesias da sua terra de Algodres.

    Um abraço forninhense e muito obrigada pela sua passagem por Forninhos. Foi um prazer conhecê-lo pessoalmente.

    ResponderEliminar
  3. Al Cardoso, tenho gostado dos posts publicados aqui...
    Gostei de saber/conhecer essa tradição em Forninhos!
    O Espírito Santo é Maravilhoso!!

    Um abraço. Muita paz!

    ResponderEliminar
  4. Esta data de celebração em honra do Divino Espírito Santo, continua a estar no coração das pessoas e isso sente-se no ambiente da capela e sua envolvência, fé e religiosidade, mas também um carinho muito singular.
    Ainda bem que gostou e se sentiu bem recebido, como diz neste seu comentário ilustrado.
    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas desculpas Sr. All Cardoso.
      Obviamente que queria dizer "neste seu post ilustrado".
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Al Cardoso, mais um magnífico registo das tradições de Forninhos! A capela é na verdade lindíssima! Que essa celebração em honra do Divino Espírito Santo continue a verificar-se para fortalecimento de todos os Forninhenses assim como de todos os que acreditam. Abraço Ailime

    ResponderEliminar
  6. Que linda romaria. Acho muito valoroso para um povo preservar as tradições, aqui estamos sempre lutando para transmitir nossa cultura para as futuras gerações. Quando era pequena, em nosso povoado tenhamos essas procissões e festas religiosas, muito apreciada por toda a população, até hoje esse costume se mantém, mas sem aquela romaria de pedido de proteção a colheita.
    Tenham uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  7. Tal como Al Cardoso esta também foi a minha primeira vez, e pelo que pode ver é uma romaria e tanto, a fé das pessoas que logo bem cedo aparecem no terreiro da Senhora dos Verdes a cumprir a sua devoção, uns de bem perto, mas outros de bem longe, já tinha visto esta manifestação religiosa por fotos mas ao vivo é mais intenso, onde se vive a fé de todos e se ouvem as suas preces, que esta tradição não venha a cair no esquecimento, pois esta terra merece.

    ResponderEliminar
  8. Bonito texto! Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  9. Muito interessante, esta matéria. É muito importante que se mantenha uma tradição, principalmente as religiosas.Parabéns!
    Um abraço,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  10. Owmmmm! Obrigada pelos beijos, minha querida.
    Tudo que agradecemos para "Ela" é escutado pelo pai.
    Linda essa tradição.
    Bela postagem.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  11. Amigos,

    Fico feliz ao ver que o povo de Forninhos luta pra manter vivas as tradições. Isso é lindo.
    O mais lindo disso tudo, é ver o empenho dos colabores do blog pra que isso seja mostrado e divulgado.

    A capela é simplesmente linda!

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim amiga Lucinha. É muito bonito haver entre nós esta divisão de trabalho e acho que todos os que colaboram com blog dos forninhenses tentam lutar e sonhar com um Forninhos melhor e uma vida mais feliz nesta maravilhosa terra, mas talvez por defendermos isto é que há leitores que nunca escreveram alguma coisa aqui. Também não perco tempo com isto, se da parte de certas pessoas não encontro receptividade «tiro o meu cavalinho da chuva» e de maneira alguma dou atenção a quem não me tem atenção.

      «Tirar o cavalo (ou cavalinho) da chuva» significa «desistir de um intento», «perder as ilusões».

      Um abraço forninhense.

      Eliminar
  12. Boa tarde.
    É sempre bem vindo quém vem por bem.
    Esta é a forma de ver ás pessoas que são de fora de Forninhos, mas que esta terra a todos agrada.
    Já tive muitas alegrias neste dia de Festa, hoje e como não posso estar presente, fico triste; mas o tempo não esquece e um dia lá voltarei.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  13. Este blog é a prova disso mesmo serip. E é muito bom ter estes alentos, sobretudo de pessoas de fora, já que de Forninhos é o que se vê...e sabe...
    Desde 2009 tenho exercitado bastante a palavra "paciência" e risquei do meu dicionário a palavra “impossível” e substituía por “difícil”, mas creio que nem foi assim tão difícil escrever para este blog, porque quando há tanta coisa bonita da tradição, do património, nós só precisamos de inspiração para escrever páginas e páginas.
    Eu por cerca de 10 anos não fui ao Espírito Santo. Mas nos últimos 3 anos consegui lá ir e recomendo - se puderes, para o ano, tira 2 dias de férias, pois vale a pena.

    Abr./Paula

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.