Seguidores

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Espírito Santo 2014, a procissão e os devotos


No dia do Espírito Santo, os primeiros sinais começam com as chegadas dos devotos, que antes de rumarem para a Capela de invocação da advogada dos frutos e das sementeiras - Senhora dos Verdes - cerca de um quilómetro, a subir, fazem a romaria religiosa à volta da igreja matriz, na povoação de Forninhos.


Sobre as nossas festas, volto a dizer que dantes a religião vivia muito dos ciclos produtivos e um dos mais fortes e marcantes momentos deste fenómeno é a procissão de ladaínhas: a rezar e pedir que Nossa Senhora dos Verdes e todos os santos e santas livrem as culturas da desgraça das pragas, sendo que alguns devotos oferecem sempre raminhos de flores a Nossa Senhora, em paga duma promessa antiga.



Procissão de Forninhos rumo à S. dos Verdes





Depois das paróquias cumprirem o Voto começa a missa que festeja o Espírito Santo na Senhora dos Verdes de Forninhos.

Bem hajam os que aqui vieram!

21 comentários:

  1. Que linda celebraçlão nessa procissão tão bem mostrada em cada foto.Gosto muito de ver cada detalhe. As flores, os raminhos, a fé! Lindo! beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chica!
      Destacamos desta vez os raminhos porque a manifestação de fé dos "estrangeiros" é das coisas mais lindas que se vê e seria uma forma de fazer um post diferente do que já se viu noutros posts arquivados em "Festas Religiosas".
      Beijinhos**

      Eliminar
  2. Gostei de ver, Paula, estas fotos demonstrando a fé, o amor e a busca dos forninhenses...
    Um abraço grande e UM BOM DIA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Anete.
      As fotos foram tiradas pelo XicoAlmeida, grande revelação como fotógrafo lol, tendo em conta que na segunda-feira esteve um dia nublado e fresco. Com sol e céu azul ficavam melhor, mas o que é importante está lá...
      Retribuo o abraço.

      Eliminar
  3. PARABÉNS PELA REPORTAGEM, BEM REPRESENTATIVA DO NOSSO POVO DAS NOSSAS ALDEIAS!!!
    1 BEIJO LÍDIA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lídia.
      Não haja dúvida que a vida das nossas aldeias é isto mesmo, melhor, por altura de festas e romarias as nossas aldeias ganham sempre outra vida.
      Beijo.

      Eliminar
  4. Ola
    Bem hajas e pelo que disseste a Festa Correu Bem.
    Bem, foi com alegria que vi estas fotos, já que não pude estar nas Festas, elas vieram até mim;: e a todos os que nos visualizam neste Blog.
    É tambem com saudades que revejo a minha querida terra, talvez em breve a possa abraçar.
    Só espero ainda encontrar 6 de cerejas.
    abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia é essa: "se não podem(os) ir à festa trazemos a festa aqui".
      Temos mais fotografias, mas ficam na "gaveta" para isto não parecer uma espécie de catálogo e também acho que não teria qualquer interesse para além do fotográfico, né?!
      Agora das cerejas, que ainda há muiiiiitas, bem como outros frutos, ficam para outro dia, pois temos a ideia de fazer um post sobre...

      Eliminar
  5. Tive o privilégio de poder estar presente e testemunhar.
    Pessoas orgulhosas das suas Irmandades e do significado das cores das mesmas, algumas vindas a pé de terras vizinhas e de concelhos diferentes, fazendo o mesmo percurso dos seus antepassados.
    Fiquei chocado, melhor, emocionado ao ver ao longe a Irmandade de Sezures com Esmolfe na romaria em volta da igreja matriz de Forninhos (um das mais antigas e devotas) respondendo às preces que o seu pároco invocava, isto enquanto a Irmandade de Dornelas, pacientemente e em devoção aguardavam que terminassem e tomassem rumo para a Capela da Nossa Senhora dos Verdes, lá em cima no alto.
    Assim foi e Dornelas cumpriu o seu ritual, enquanto a de Forninhos aguardava,
    Era a anfitriã e a ela cabia aguardar pela outra irmandade, por sinal com capas idênticas, branco e vermelho e ir na frente com os seus guiões e lanternas.
    E lá partiram conjuntamente, guiados pelo mesmo pároco rezando em direcção à Capela. Bonito tantos ramos de rosas e outras flores, segurados com carinho e religiosidade de gentes de idades várias, tudo emoldurado pelos campos e culturas verdejantes..
    Entretanto já a Irmandade da aldeia vizinha da Matela fazia a romaria em torno do santuário, a qual terminada foi "ocupada" por outra (Sezures) e a seguir a esta Forninhos e Dornelas. Ainda faltava a de Penaverde que como tradicionalmente aguardava na estrada por entre pinhais junto ao cruzeiro. Era a última a cumprir o ex-voto, mas orgulhosa nas suas capas brancas e azuis.
    Depois da missa campal no adro, havia que saciar a fome e descansar o corpo pois a alma estava lavada.
    E por entre o meio dos pinhais, em mesas ou cadeiras, saltava a melhor merenda, afinal dia de festa, degustada ao som das concertinas e desgarradas.
    Foi bonito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confirmo que ainda há devotos que se deslocavam a pé desde as suas aldeias; outros somente partem da igreja matriz na povoação; outros ainda de locais pré-determinados, caso dos de Penaverde.
      Das merendas preferia não falar, pois tenho que criticar uma situação, melhor, uma ipss que permite-se "dar" o almoço a pessoas com reformas "milionárias" e jovens não carenciados!
      Daquilo que vi, estranho como não há um mínimo de fiscalização! A não ser que haja conivência com a assistente social, mas eu não queria ir por aí, porque então o caso é muitíssimo grave.
      Porque famílias forninhenses que levam de casa a merenda contam-se pelos dedos de uma mão!
      Bem-hajam os que as levaram, que são quem tornam o dia de festa ainda mais bonito!

      Eliminar
    2. DEIXA-ME RIR
      (Jorge Palma)

      Deixa-me rir
      Essa história não e tua
      Falas da festa...

      POIS É, pois é
      Há quem viva ESCONDIDO a vida inteira
      Domingo SABE DE COR, o que vai dizer
      SEGUNDA FEIRA...

      E que responder, pergunto-me?
      O "gajo", eu, andou por lá e...
      Registei muito, muito para se publicar em tempo oportuno para bem do próximo.
      Como diz o ditado: "Deixós poisar!".
      Pois é...

      Eliminar
    3. O caso não é para rir!
      Será que na Guarda sabem o que se passa? Talvez não e quem não sabe, é como quem não vê…diz o povo, e tem razão.

      Eliminar
  6. Um ótimo artigo , demonstrando a tradição.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Simone.
      Este artigo é apenas um pequeno exemplo de fé e de tradição. Em épocas recuadas, partindo do "milagre" podíamos ter apostado no turismo religioso e atrair visitantes em torno do Santuário de N.S. dos Verdes, mas ficamos incorporados no concelho errado...agora resta-nos manter esta tradição, o que já é bom.
      bjs.

      Eliminar
  7. Oi Paula!
    Gosto muito de ver que ainda tem lugares que guardam suas tradições religiosas e culturais, os festejos acabam também sendo uma forma de as pessoas se encontrarem e motivo pra relembrar, dar um abraço, enfim...adoro!
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Fátima.
      Fez-me o seu comentário lembrar o introito do meu 2.º post no blog dos forninhenses. No dia 10 de Novembro de 2009, mais ou menos, escrevi que não há aldeia ou povoação que não tenha uma festa e no dia são muitos os filhos da terra que regressam às origens e por 1 dia colocam de lado as divergências e todos convivem.
      Uma procissão bem ordenada é muito bonita, mas há lá coisa mais bonita, num dia de festa, que estar com a família e amigos?
      Esse é um dos motivos por que muitos filhos e amigos da terra fazem planos para neste dia estar lá.
      Beijos e bom fs.

      Eliminar
  8. Boa tarde Paula e Xico, momentos lindos que partilham da enorme fé que une os Forninhenses!
    São testemunhos como esse que nos impelem a seguir Jesus e a agradecer-Lhe por todas as graças que nos concede!
    È pena que nestes grandes centros não possamos ter uma vivência semelhante!
    Era benéfica para todos!
    Beijinhos e e bom fim de semana.
    Ailime



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade amiga Ailime. Mas pior vai ser quando os dos grandes centros deixarem de querer comparecer nas nossas festas - o que já começa a notar-se - este ano a festa até calhou em véspera dum feriado nacional (Dia de Portugal) e mesmo assim contou com pouquíssimos migrantes; mesmo dos centros urbanos próximos, com ligação a Forninhos, apareceu menos gente...estes lá terão os seus motivos, que não a distância...e o tempo!
      Beijinhos e bom domingo!

      Eliminar
  9. Paula,

    É lindo ver um povo de fé, e que luta pra não perder as origens.
    Senti vontade de estar nessa procissão e ainda mais, participar da Missa.
    Uma linda semana! Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que ia gostar, eu gostei, porque esta procissão vai melhor ordenada do que qualquer outra; presumo eu que tal se deve à presença das Irmandades das outras paróquias que habitual e anualmente ali vêm e que, assim, impõem mais devoção e respeito.
      E a missa, que é campal, como é celebrada por um padre de fora também é uma missa bonita de ouvir.
      Beijos.

      Eliminar
  10. Agradeço a tua visita lá no meu cantinho e agradeço pelo comentario super querido e generoso!! Concordo plenamente contigo,os tempos de hoje em dia já não são como eram antigamente!! Gostei desta tua postagem a falar desta procissão na tua terra,digo-te já que não faço a minima ideia onde fica Forninhos,nunca tinha ouvido falar nela sequer. Beijinhos fofinhos e volta ao meu cantinho sempre que quiseres!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.