Seguidores

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Forninhos - II Arrematação de Carnes e Enchidos

Domingo Gordo - 6 de Março de 2011, pelas 14H00 Um evento que vai fazendo o seu caminho
e vai para o II encontro
As pessoas que estiverem interessadas em contribuir, oferecendo carnes e enchidos diversos, devem fazê-lo no decorrer do leilão. Esta é uma iniciativa da Irmandade de Santa Marinha, organizada pelos Juízes da Irmandade, pelo que, a receita reverterá para este nosso património humano, que não se sabe ao certo a data da sua fundação, mas que, acho, não andará longe dos 100 anos. Para saborear recordando, eis alguns momentos do I encontro/convívio, no Largo da Lameira:
Esta iniciativa é uma mais valia no convívio e valorização da Freguesia
Num bom local e com uma ementa muito apetecível, desejamos um muito bom apetite e melhor convívio.

9 comentários:

  1. Oi Aluap,
    Sabe que não me conformo de você não ter um Blog,seria mravilhoso,este seria para conhecermos este pedaço paraiso que e Forninhos,outro para podermos conviver melhor,adoraria ver as coisas que me falaa,as coisinhas de casa,como mostram as outras meninas.E você tem carisma,vai ser ótimo.
    Que lugar lindo estes que e foram fotografados,parece outro planeta,as pedras são magnificas,a que este homen se senta.rs,parece mais um grande caracou....lindas.E este casal,acaso e você e seu marido(nem perguntei se e casada).Quanto as festas de confraternização e delicioso,tinha que ser mantido a todo custo este encontro cheio de tradicionalismo e alegria,comida váriadas muitas conversas.
    Sabe Aluap,anod muito preocupada com meu pais...a violência aqui e muito grande e desmedida,se tem algum canal que pega nossos programas vera que não se pode nem ver alguns.
    Novelas que mostram coisas que nada tem a ver conosco,BBBs que são pessoas fechadas em uma casa ou fazenda 24 horas por dia,que e uma vergonha total,crimes contra as crianças,e as pessoas de bem.Estamos passando por um periodo onte o crime impera,a policia e certeira,firme,forte...mas a justiça tem leis muito antigas que nos prejudicam demais e defendem muito os criminosos,estamos realmente apavorados.
    Eu como sou casada e tenho uma filhinha,fico sempre me resguardando de sair...faço da minha casa um verdadeiro parque de diverções para tentar manter minha filha em casa,se bem que ela quer crianças para brincar.
    Não sei onde foram ficar as tradições,somo um povo na grande e absoluta maioria entregues ao trabalho e a familia,mas sem defesa contra o crime.
    Bjs
    Deusa

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, Parabéns aos Juízes da nossa Irmandade por esta iniciativa. Assim é que deve ser!

    Não criei um blog meu, mas criei um blog da terra que me viu nascer. Quando o criei, além de outras razões, que muitos que por aqui passam bem a conhecem, foi porque sempre achei que esta pequena aldeia merecia estar neste espaço global como a imagem que só ela tem.
    33.172 visitas em 15 meses acho que valeu a pena!
    Fico contente por constatar este número de visitas, mas valeu verdadeiramente a pena porque este simples blog deu a conhecer ao mundo este linda terra, deu a conhecer a nossa história, a nossa cultura, as nossas pedras, os nossos costumes e tradições, muitos destes costumes e tradições já jaziam no bafio do baú e directa ou indirectamente foram os artigos e comentários feitos neste blog que fizeram com que alguns “ressuscitassem”, como: o cantar das almas; os costumes dos santos populares; nas festas religiosas, as colchas voltaram a ser dependuradas nas janelas e varandas; o andor de Santa Marinha voltou a ser transportado pelas raparigas solteiras e provavelmente outros de que agora não me lembro.
    Por falar em raparigas solteiras ou casadas…não sou casada, sou solteira e boa rapariga hehehe e…porque nesta altura, os rapazes, faziam o dia das Comadres e o dia dos Compadres, porque não retirar do baú esta tradição que entretanto se perdeu? Pessoal retomem esta tradição e façam-nos chegar imagens para todos recordarmos. Fica aqui o desafio. Eu gostava muito de aqui o publicar se o houver.

    Votos de um bom Domingo para todos Vós.

    ResponderEliminar
  3. Esta deve ser uma das tradições que vai demorar a cair no esquecimento,porque para estas confraternizações á sempre um lugar e tempo para estar presente, tenho pena de não poder estar presente para poder contribuir para que a tradição não morra, força.

    ResponderEliminar
  4. Quem poder participar neste convívio de certeza que não se vai arrepender. A entrada principal vai ser convivência ao redor de uma boa mesa com as iguarias da nossa terra, carnes e enchidos e claro o vinho da nossa região.

    ResponderEliminar
  5. De facto, João, simplificaste as coisas hehehe

    - Que no dia 6 de Março o sol brilhe;
    - Que o Largo da Lameira volte a encher-se de gente. O ambiente, esse, tenho a certeza, vai ser hospitaleiro.
    - Que a nossa Irmandade obtenha uma boa receita.

    Vá com a família e amigos desfrutar o lado bom da vida.

    ResponderEliminar
  6. Hoje, Quinta-Feira, se a tradição permanecesse viva, era o “Dia das Comadres”. Daqui por oito dias seria então a “Quinta-Feira dos Compadres".

    ResponderEliminar
  7. Boa noite, conterrâneos.
    Se DEUS me ajudar, espero que sim, no dia 06 lá estarei como prometido a alguns GRANDES amigos, destes que nunca se esquecem. Tenho pena de não poderes comparecer João; Assim, pode ser que sja eu o fotógrafo de serviço.
    Gosto e gostarei sempre dessa Terra, ninho meu e dos meus PAIS, Adoro-a.
    Aluap, este teu Blog é das melhores coisas que essa terra tem.

    ResponderEliminar
  8. Olá caro serip,
    Obrigada pelas tuas palavras. Este espaço, como vês, é de partilha entre pessoas que se orgulham de ser e pertencer a Forninhos. Apesar da campanha “não comentes, não participes” que é feita nos “bastidores” de Forninhos, cá vamos andando a velocidade de cruzeiro e eu continuarei até que a vista me deixe e o espírito forninhense o permita.
    Deus que é Deus não agrada a toda a gente…mas só vai à missa quem quer.
    Felizmente temos muitos visitantes que nos apoiam, incentivam e enviam fotografias para enriquecer as nossas memórias, pois o sucesso deste espaço passa também pelas fotografias que se vão publicando, portanto, se conseguires uns bons momentos do dia 6 será uma honra aqui publicá-los. Tens o meu mail, certo?

    Beijo **

    ResponderEliminar
  9. Boa noite!
    Uma vez mais decorreu o II encontro de arrematação de carnes e enchidos, de Forninhos.
    Esta iniciativa dos Mordomos de Santa Marinha, onde ocorreram bastantes habitantes da Freguesia e das freguesias próximas.
    Durante as arrematações e após o seu términos foi bonito e agradável verificar que toda a gente saboreava aquelas iguarias, regadas com o néctar dos "DEUSES" e água !!!!
    Foi um dia bem passado, só tive pena de não poder ali permanecer mais tempo, mas é assim cada um com os seus deveres.
    Pessoal Continuem, por mim é sempre a inovar.
    Só uma deixa! O que se passará com a fita?????
    Aluap manda -e o teu Mail para, ( serip413@hotmail.com )

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.