Seguidores

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

As farinheiras

farinheiras


Feitas com pão, cortado aos pedacinhos, um caldo de carnes bem apurado, as carnes, diversas, bem desfiadas, sendo as carnes do porco as que mais se salientam e com os temperos especiais que cada dona de casa tem para equilibrar os paladares, segundo o seu costume. Bem fritas ou grelhadas, seja sobre uma fatia de pão ou a acompanhar umas batatas cozidas com grelos, acompanhadas pelo tinto da adega, são as farinheiras um petisco de comer e "lamber os beiços".

10 comentários:

  1. Estamos na cozinha, a lareira a festejar com as suas fagulhas, qual estrelejar dos foguetes em dias de festa.
    no cantinho da mesma, uma mesa com a sua toalha do dia -a-dia.
    Puxaos para tras as brasas e em cima das tempres, a grelha, lume brando.
    So isto?
    Ah, falta a farinheira, manhosa e lenta, pinga a gordura, o cheiro no pateo, passa o Ti Esmael, Xico, cheira bem, essas sao das boas.
    Espere um bocadinho que ja volto.
    Mae, ponha mais que vou com o Ti Esmael ver a adega.
    Tiramos o vinho da provadeira; a tua mae nunca teve ca vinho tao bom.
    A frainheir, com pao de Carapito, la fora o frio.
    Encostamos a porta e contamos historias...

    ResponderEliminar
  2. Eu retenho um momento, em que o meu pai sempre que comemos uma farinheira, diz “o meu pai dizia: - a farinheira come-se sem pão, porque já têm pão”.
    As memórias que o tema solta…
    Eu sou maluca por farinheiras, com pão ou sem pão... e as da minha mãe são uma delícia.Huuuuuum!!!! Abençoadas mãos que tais delícias fazem.

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto muito de farinheira, é um enchido muito bom, estou como diz a Paula tanto se come com pão como sem pão. Na nossa aldeia as farinheiras são feitas com pão, carne, um refogado de cebola e temperos. Eu conheço aldeias que as farinheiras são feitas com gorduras de porco temperos e farinha.Á nossas chamam-lhe alheias.

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro as farinheiras, que as nossas sao quase como as alheiras trasmontanas!
    Ate aqui onde resido ja as temos feito, mas nao ha como as da nossa Beira.

    Um abraco de amizade dalgodrense.

    ResponderEliminar
  5. Alheiras, em Trás-dos Montes; Farinheiras, na nossa Beira. Morcelas/chouriço de sangue/moiras/ linguiças/chouriças de bofes/chouriças de cebola…existem diferentes terminologias culinárias entre as várias regiões do país.
    Recentemente apareceram no mercado outras versões de farinheiras, de bacalhau e vegetariana, ainda não provei. Mas já provei as tradicionais alheiras de Mirandela e a de caça e, sinceramente, não se comparam com as nossas. As nossas farinheiras são de longe bem melhores.
    A farinheira que eu acho mais parecida com a nossa, que se encontra no mercado, são as farinheiras da Guarda e de Seia.

    ResponderEliminar
  6. Amiga...não me fale uma coisa destas...que delicia...que pena que computador não passa o cheiro,porque deve ter um cheirinho delicioso...o gosto...prefiro nem pensar...delicia.
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  7. Ainda não compreendi porque chamam a este enchido de Forninhos, de farinheira.
    Ao chamarmos de farinheiras, logo as identificamos com as farinheiras que se vendem nos mercados tradicionais, o que não têm nada a ver.
    Chamarmos-lhe alheira, também não se comparam com as alheiras que se vendem por aí. Estas são mesmo especiais, mereciam um nome só para elas.
    São tão boas, talvez, pelo modo como são feitas e, como são só para consumo da casa, elas tenham aquele “toque” que só as mulheres de Forninhos sabem dar aos seus enchidos.
    Nesta altura do ano, em que os trêpolos abundam, é quando as aprecio mais.
    Uma farinhola, uma chouriça cozida com os trêpolos, é cá um petisco!...

    ResponderEliminar
  8. É uma pena que nesta aldeia a indústria e o comércio não tenham vingado, porque temos produtos de excelente qualidade que podiam levar o nome de Forninhos no seu rótulo. Um desses produtos, são as nossas farinheiras, de sabor único e especial, que seria um orgulho estarem no mercado.

    Eu ainda me vou consolando com as da minha mãe:) fritas com a pele, no bom azeite de Forninhos huuuuummmmm que boas que são :)

    ResponderEliminar
  9. Nossa!!
    Me encheu a boca d'água...hum!!!! parece ser delicioso!!!
    Quando for a Forninhos não posso deixar de comer isto...hummmmmmm
    abraços
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderEliminar
  10. Quem passa por Forninhos tem mesmo de provar as nossas saborosas farinheiras, morcelas e chouriças; os peixes do rio; a sopa da matação; o bolo de azeite e todos os outros nossos produtos. A nossa terra felizmente tem produtos de boa qualidade e que nos diferenciam das outras regiões, mas não são divulgados e, por isso, não são conhecidos, a não ser por nós, claro!

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.