Seguidores

domingo, 15 de fevereiro de 2015

O Seringador faz 150 anos!


O tema de hoje tem a ver com a sabedoria popular  - um tema que já tratei no começo d' O Forninhenses aqui e que agora volto a deixar, pois O SERINGADOR faz agora 150 anos: 1865-2015! Chegou a ser o almanaque mais vendido no Centro e Norte de Portugal, por comerciantes da terra, logo, o mais usado pelos nossos antepassados. Por ele sabiam as fases da lua, o nome do santo de cada dia, os mercados e feiras de cada vila, bem como todas as datas associadas a eventos de utilidade pública e por ele também sabiam o estado do tempo para o ano inteiro, quando plantar, quando podar, etc...
Com base neste almanaque e com a ajuda da sabedoria do nosso povo, deixo aqui os conselhos a nível da meteorologia e dos trabalhos agrícolas para este mês de FEVEREIRO:
Bom tempo. Tempo húmido. Tempo frio.
Apanham-se as canas e vimes para fazer cestos. Fazem-se as podas e lá para o fim do mês iniciam-se as enxertias. Enxerta-se além das videiras, as macieiras, pereiras e outras árvores semelhantes. Surriba-se a terra para plantar vinhas e pomares. Semeiam-se todos os canteiros: cebolo, couves, repolhos, brócolos, alfaces, cenouras, espinafres,  etc...
Semeia-se gipsófilas, sécias, mangericos, cravos, etc...
Plantam-se os morangos ou os morangueiros...
As terras de cultura devem-se estrumar e lavrar, devendo na altura que irão receber as sementeiras ser revolvidas novamente.
Depois de um período muito frio, é altura de aricar o centeio que havia sido semeado em Outubro
Rifão popular do mês de Fevereiro:
"A neve que em Fevereiro cai nas serras, poupa um carro de estrume às terras."

31 comentários:

  1. Esses almanaques são bem legais e sempre esperados ! Esse daí já com 150 anos? Que bom! Ainda hoje, em algumas farmácias e armazéns antigos, temos à disposição esses almanaques e sempre os pego e leio! tem curiosidades, crendices e coisas bem boas! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, o Seringador faz agora 150 anos!
      Por lá, chegou a ser vendido por comerciantes da terra, mas hoje não...
      Como sai sempre em Julho, por cá já está esgotado em grande parte das livrarias!
      Bjs**

      Eliminar
  2. Boa noite Paula,
    Sempre adorei os almanaques e desde pequenina que me habituei a ver o meu avô materno com o Borda d'Agua nas mãos e onde comecei a “mergulhar” mal comecei a ler as primeiras letras.
    Só que o Seringador confesso é novidade para mim! Nunca tinha ouvido falar!
    E já com 150 anos! (O outro ainda;)) não tem 100 anos)!
    No fundo ambos terão muito em comum principalmente no que respeita à indicação das semeaduras e fases da lua e muitos outros artigos sempre tão interessantes e actuais.
    Muito obrigada por ter trazido este tema muito querido de todos nós.
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério???
      O Seringador e o Borda d´Agua são concorrentes um do outro, só que eu lembro mais a minha família ler o que está escrito no Seringador do que no Borda d´Agua.
      Ambos têm muito em comum, mas o Seringador é mais regional e o Borda d´Agua é mais nacional.
      Boa Semana/Bjs.

      Eliminar
  3. Uma enciclopedia popular que comemora seculo e meio, mantendo a sua maneira de ser. Conselheiro da agricultura e astrologia e de permeio aquelas tiradas brejeiras e jocosas...
    Continua com fieis seguidores e a fazer furor com outros mais novos, sendo que a edicao de Julho, mes da sua habitual publicacao anual, deve ter tido um ataque de uma lua qualquer e só por encomenda.
    Mas continua com vontade pois na sua capa entre outras coisas,
    "E se ouvir alguem afirmar
    Que de tanto seringar
    Estou com a palheta rombuda
    Isso nao me causa danos
    Seringarei muitos mais anos
    Pois quem e bom Deus ajuda".

    Parabens pelo post e que o Seringador continue a seringar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, as pessoas vão comprando o Seringador de Julho a Dezembro, porque só em Janeiro que é precisam de o consultar, pelo que em Fevereiro, só por encomenda ou on-line, mas deste modo ficam mais caros os portes de envio do que o almanaque!

      Eliminar
  4. Paula,

    Não exisita a tecnologia atual, e as pessoas eram sábias. Nos dias de hoje, se pecisamos informaçãoes como essas, vamos pequisar no Google. Rs
    O Almanaque Seringador faz 150 anos. Nossa, que ele seja eterno.
    Maravilhoso post!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Lucinha, almanaques como o Seringador ainda são das poucas coisas que inexplicavelmente sobrevivem no mundo em que vivemos!
      Já agora uma nota: em 2009, no 1.º post que intitulei "O Seringador" foi referido um outro almanaque (o Bertrand) que já não era comercializado. No entanto, 40 anos depois da edição do número 70, surgiu em 2011 o número 71.
      Beijos&Abraço.

      Eliminar
  5. Curiosamente não conheço a revista!
    Por aqui...existe "O Borda d`Água"...e meu pai regia-se por ele!
    E a verdade é que quase sempre batia certo!!!
    boa semana e bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso já dizia eu, em 2009, que hoje o Borda D´Água é o mais conhecido e se calhar só os mais velhos se lembram do Seringador!
      A nível da meteorologia dizem que o Borda d´Agua é mais certeiro que o Seringador, mas a nível dos trabalhos agrícolas o Seringador está uns furos à frente!
      Boa Semana/Bjs.

      Eliminar
  6. Por aqui sempre aprendendo, Paula! Os Almanaques são manuais que ensinam MUITO!
    Muito bom o rifão popular!
    Um abraço...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos contêm um reportório útil para toda a gente! Têm sempre indicações úteis de interesse geral. Acho que é por isso que tanta gente gosta de almanaques ;-).
      Mas o que mais me fascina ainda é a sabedoria contida nos provérbios populares!
      Escolhi o que mais gosto e que me pareceu mais adaptado a este mês de Fevereiro:
      "A neve que em Fevereiro cai nas serras, poupa um carro de estrume às terras."
      Grande abraço.

      Eliminar
    2. Olá Paula...
      Deixo aqui um novo abraço e o desejo de que tenha uma boa noite...
      Também uma ótima 5a feira...

      Eliminar
  7. Já ouviu falar no BORDA D'ÁGUA?
    Era o almanaque que se lia em casa dos meus avós! Leitura obrigatória, diga-se!
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ouvi falar no BORDA D'ÁGUA?
      Claro que sim, por tal em 2009 (1 mês depois do começo d´O Forninhenses) escrevi:"O Seringador é na sua essência um almanaque semelhante ao Borda D' Água.".
      E, comentei: "O Seringador acho que é mais difícil de encontrar, embora conste que antigamente era vendido nas aldeias do Norte e Centro de Portugal, por comerciantes da terra, mas eu não costumo vê-lo vender, ao contrário do Borda D´Água que até é vendido nas Ruas por romenos.".
      A Nina pode conferir no 1.º link do texto (é só clicar no 1.º vermelho)!
      Beijo.

      Eliminar
  8. Parabéns ao Seringador, almanaque do qual nunca tinha ouvido falar!...Só conhecia o Borda d' Água, que talvez tenha tido maior circulação....pelo menos aqui no sul.
    Almanaques importantíssimos em termos de informação variada; a nível das sementeiras e colheitas, do estado do tempo, os provérbios, curiosidades....E se continuam a existir é porque ainda são necessários.
    Fiquei a conhecer o novo Seringador...:-)
    Boa semana, Paula!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A publicação do Seringador nunca foi interrompida, mas li algures que onde é mais conhecido é desde Bragança até Leiria, daí que possivelmente nunca tenhas ouvido falar deste almanaque, Laura!
      Boa Semana!

      Eliminar
    2. Ah então deve ser mesmo por isso, Paula. A existência do Seringador apenas no norte e centro do país.
      Obrigada!
      xx

      Eliminar
  9. Os almanaques surgiram em tempos mais remotos que imaginamos e mesmo em Portugal ainda perduram aqueles mais arreigados a pessoas do campo, pois os literarios e politicos, foram absorvidos pelas novas tecnologias, gentes mais praticas e rapidas, sendo que o Seringador e com seculo e meio, ainda mostra o se ar jocoso e brejeiro com que entre outras coisas, denunciava os padres das aldeias amantizados com as criadas. Outros tempos que continuam ainda hoje com as costumeiras luas, culturas, feiras e festas e promonicoes de toda a ordem que ainda cativam as gentes menos esclarecidas do campo.
    Em Forninhos surgiu recentemente um almanaque.
    A intencao parecia segundo o que constava, recolher aquilo que todos os outros fizeram pelo mundo fora. Recolher a sabedoria popular e com tal ajudar o ainda dia a dia da agricultura, dias dos santos, ditos populares, enfim, na devida proporcao, um almanaque pequenino, modesto, mas sincero para as pessoas da aldeia se reverem na lareira coisas que sabiam e ditaram.
    Meteu dinheiro e foi tudo estragado.
    Quando aquela "coisa" foi oferecida a uns comprada por outros e o resto nao sei, foi pior que uma geada negra que nao estava prevista, como por vezes acontece. Muitas gentes nem chegaram a contar as lanterna, santos, cruzeiros e alminhas, bastou ver que chamuscavam os porcos com carqueja, que o pao que coziam era com a semente da erva para os animais e catrapumba!
    Uma parte na fogueira e a outra poupou um bocado de estrume as terras.
    Tivessem lido o Seringador e veriam que tal estava previsto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Seringador é de facto dado às artes da sátira, mas o almanaque que surgiu recentemente em Forninhos presta-se a isso, a ser satirizado!
      No que toca a dinheiro/a preço, o Seringador que cumpre este ano 150 anos de vida custa € 2,00, o almanaque de Forninhos, existe desde 2013 e custa € 10,00, mas é um almanaque que tem muitos "adeptos"! Por ele sabem a feira lá da aldeia e outras festividades, orações, receitas e outras indicações úteis de interesse geral. As páginas deste almanaque, são um concentrado de sabedoria popular: da carqueja à erva de semente, tudo foi transmitido por via oral - nem podia ser de outra maneira ;-)

      Eliminar
  10. Que máximo eles sempre são ótimos para leitura bjbjbj Lisette.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São de leitura fácil, cativantes, publicam informações diversas, daí que são sempre bem aceites, pelo menos, pelas pessoas menos cosmopolitas!
      Bjos**

      Eliminar
  11. Foram estes, tanto o Seringador ou o Borda D'Agua, que ajudaram muitos de nós, seguindo os seus conselhos.
    Altura da sementeira, poda entre outros, seguindo estes almanaques, e se o tempo ajuda-se ..., seria um bom ano de cultura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nós, serip, esperamos ter contribuído para ajudar a conhecer ou recordar estes belos almanaques populares que traduzem muita sabedoria.
      Votos de um ano bom de cultura para ti.

      Eliminar
  12. Boa tarde, sempre conheci o Borda d'Agua que continua a ser comercializado, foi a primeira que soube da existência do almanaque a que se refere, de qualquer modo, um ou outro tem a sua utilidade.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São realmente úteis, se olharmos para eles com olhos sérios.

      Eliminar
  13. Aqui no Brasil o almanaque é o sadol, adorava ler,é muito
    bom para saber as épocas da plantio.
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Simone! E obrigada por mencionar esse almanaque do Brasil - o sadol.
      Costumo dizer que por eles os antigos se orientavam quando tinham dúvidas, já os jovens agricultores de hoje, para saber quando plantar só mesmo com ajuda destes almanaques.
      Abraço&Beijos.

      Eliminar
  14. Segundo as previsões do almanaque “O Seringador”, em 2014, “devemos precaver-nos” contra “roubalheiras medonhas” com “um alentado varapau”.

    Velhinho sim, mas com imensa sabedoria popular...
    Acertou, para variar falando pela voz do povo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O reportório do Seringador era e é, farto em humor.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.