Seguidores

sábado, 20 de setembro de 2014

Três Chafarizes

São três chafarizes que existem desde 1979, ano que deve ter sido muito importante em Obras Públicas, de notar, que nessa data construiu-se também o tanque colectivo do Outeiro, com tanques individuais, onde as mulheres, principalmente as do Outeiro, lavavam a roupa, hoje quase sem utilidade, como já aqui algures foi referido.
Nessa data, 1979, o autarca da altura soube trazer para a terra essas obras, que nesse tempo, só podiam ser bem aceites, pois a aldeia passava a ter água canalizada em condições sanitárias avançadas. A água vinha para os chafarizes canalizada desde a nascente e depósito da "Dovinha". Já lá vão 35 anos e os chafarizes estavam sempre apresentáveis. Agora estão esquecidos e sujos. Nas fotos não dá para ver bem toda a sujidade, mas que o estão, estão!

Chafariz do Lugar

Chafariz da Lage dos Cordeiros

Chafariz da Lameira

Presentemente a água já não vem da Dovinha. É canalizada do furo - ali ao pé do cruzamento do "Alambique" - para o depósito que se situa na S. dos Verdes e daí para a aldeia. Será que no depósito da S. dos Verdes não há água suficiente para lavar a cara dos chafarizes da freguesia?
Deixamos aqui este 'Post' e pedimos à jf Forninhos que se apresse a resolver esta questão, um desejo para um Forninhos de Amanhã mais Limpo!

34 comentários:

  1. Realmente, Paula, chafarizes que devem ser valorizados e bem cuidados! O desleixo traz insatisfações, creio, para os forninhenses...
    Gostei do seu questionamento!
    Beijos e até depois...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Anete, traz insatisfação para quem é forninhense e, creio, para quem nos visita também. Encontram nesta aldeia pontos positivos do passado colectivo, mas ao mesmo tempo deparam-se com a falta de manutenção. É triste :-(
      Chego à conclusão que muita gente, em Forninhos, pensa que tudo é belo conforme está!
      Beijos e até à próxima.

      Eliminar
  2. Na minha aldeia de Infias tiveram a feliz ideia, de usar o nascente que ja nao estava em uso, para por agua nos chafarizes e regar os jardins! Quem sabe nao poderiam fazer o mesmo em Forninhos!

    Um abraco e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes três chafarizes não estão secos, note-se, estão é muito sujos! Mas bem que podiam autorizar as pessoas (proprietários) a regar os seus jardins com a água dos chafarizes, já que jardins públicos não os há por ali.
      Vejo que em Infias têm ideias boas e não foi nessa aldeia que no passado cobriram também um fontanário antigo, mas felizmente veio um novo presidente de junta que corrigiu tal erro?
      É uma junta assim que faz falta a Forninhos.
      Verdade que para fazer festas não há melhor e tudo bem espremido é o que vão publicando em sítios como o facebook, que apenas serve para esconder dos que estão longe, dos que raramente vão a Forninhos certas realidades locais.
      Os chafarizes são só um exemplo.
      Bom fim de semana e um abraço meu tb.

      Eliminar
  3. Adoro chafarizes e reparo que são poucos os que estão conservados, estando praticamente cobertos de musgo.

    É de lamentar esta degradação do nosso património histórico.

    Estes chafarizes são originais.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Elisa. Seria muito melhor se todos eles estivessem bem preservados, mas quem sabe um dia destes não volto a publicar estes e já com a "cara lavada"?
      Em Maio último ainda deixei a "deixa", mas é como diz o ditado: "vozes de burro não chegam aos céus".
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Que sejam ouvidos os teus pedidos, pois os chafarizes são lindos e funcionado, melhor ainda! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chica, pelo menos tento colaborar de alguma forma, antecipando-me em relação ao que é possível melhorar, no caso dos chafarizes, nem são precisas grandes verbas!
      Bjos**

      Eliminar
  5. Boa noite.
    Não vim mais cedo a estes chafarizes da minha terra, pelo simples facto de ter de perder tempo com "infantilidades", sendo que no único veículo noticioso oficial da urbe a tal se propõe, mas sabe bem um gole de água fresca destas torneiras.
    Não pensem que apesar do "ar" desleixado, a água que sai da torneira não é boa, tem excelente qualidade.
    No final dos anos setenta, houve pelo país uma autentica revolução nesta área, sendo que Forninhos no seu vale e a não ser em anos de seca extrema, sempre teve o vale em que se situa, sem grandes carências.
    A ruralidade de aldeias da zona, eram beneficiadas pelo acompanhar dos chafarizes, um ou outro tanque não apenas para lavar a roupa, mas também bebedouro dos animais. Forninhos já tinha para o efeito, desde algumas d+ecadas atrás, a fonte da Lameira, diferenciada, para gentes e animais (pena ter esta "obra" sido escondida, enfim...
    Nas fontes antigas, do Miguel, Lameira e Lugar, vinha o apelo ao convívio salutar e não venham com a "treta" que eram outros tempos, não, eram outros modos mais apelativos, o asseio das coisas do onde e como se sentia a gente da aldeia, na busca do "fresco" ou dois dedos de conversa. Ponto de encontro.
    Estes três aqui, falam por si, têm água de grande qualidade, mas ainda ninguém se lembrou porventura de os envolver com árvores frondosas e torná-los apelativos ao lazer. Sentem-se porcos, sem mãos, caso tal não fosse, lavar-se-iam a eles próprios, que remédio. Vieram em "Kit's", os três gémeos, tal iguai que sofrem da mesma doença, coitados...desprezo apesar de ser de pedra igual àquela a que estão encostados, paciência, são públicos e não privados, por isso...
    Houve evolução sim senhor, tal como o tanque do Outeito em que uma ou outra pessoa por ali ainda vai, tal como alguma viúva do Ribeiro, mais para lavar uma manta que não cabe na máquina nem no tanque do pátio se pode lavar tão bem.
    Poucas utilizadoras, mas pouca gente já há, mas aquele cheiro a sabão azul ou Clarim, ainda se vai soltando do esfregar e pelo menos está limpo à custa disso mesmo e do carinho de quem lá vai
    Excelente a ideia do amigo Cardoso no aproveitamento das águas da anterior nascente, sendo que não me pronuncio por não ter dados da sua viabilidade.
    Muita gente da terra ainda se lembra de quando as casas começaram a ter água canalizada, "um valha-nos Deus, como é possível...",.
    Se a Maria já "meteu" a água, a Rosa tinha de a "pôr", foi assim!
    Acabo com um apelo: ponham fidalgos os chafarizes da nossa terra, fontes de vida, airosos e deixem que um dia a mocidade por ali volte a namorar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual mocidade?
      E, Xico, não sei se a água que sai das torneiras é de excelente qualidade, mas bom, pelos menos, sabemos que água que vem da nascente e que é canalizada não passa por qualquer local poluente e chega à torneira limpa.
      Tu que andas pelo facebook tens visto por lá publicadas as análises periódicas que fazem (ou deviam fazer) à água?
      Se calhar não...
      Mas por Amor de Deus não vás lá perguntar lol lol lol
      Sobre o aproveitamento das águas da nascente da Dovinha, confesso também não ter dados, mas o mais certo é nunca mais tal nascente ter sido objecto de manutenção e o depósito, idem.
      É como a água que vem da mina do Picão. Já deves ter reparado, por exemplo, que na fonte da Lameira está lá uma placa que diz: "água não controlada".
      Porquê?
      Há quanto tempo a Junta não faz uma limpeza na mina?
      Se fizessem uma limpeza na mina e até se a água fosse canalizada desde a origem da nascente, será que não chegava com melhor qualidade à bica?
      Também é um melhoramento fácil de fazer ou não?
      Sabes, enquanto andarem a parabenizar e a abraçar a junta pelo que não faz, nunca a lei é cumprida.

      Eliminar
  6. Que pena os chafarizes estarem todos sujos, já que são verdadeiras relíquias, porque embora não tão antigos assim, representam muito para uma aldeia como Forninhos, e estão muito bem enquadrados perto das casas de pedra.
    "O que faz falta é avisar a malta", Paula! Que o alerta chegue a quem de direito ( e de dever).
    É sempre bonito chamar a atenção para o que está bem, e para o que precisa ser melhorado. Um exercício de cidadania, no fundo.
    Uma boa noite e um bom domingo, não só para ti mas para todos!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, mas naquela terra todos têm medo de denunciar, dar os parabéns à Junta é que parece virou moda por lá.
      A gente antiga já era bem diferente, era gente que ousava dizer as coisas como eram e, no fundo, é por essa gente que resolvi falar desta falta de asseio.
      Gosto mais de publicar o que Forninhos tem de bom, claro que gosto, por isso é que existe o blog dos forninhenses, mas também é nosso dever denunciar o que está mal e podia ficar melhor e chamar a atenção sobre as asneiras que foram pagas por todos nós!
      Boa noite e um domingo bom tb.

      Eliminar
  7. Vem na lei:

    "...o novo regime jurídico das autarquias locais, previsto na Lei 75/2013, de 12 de Setembro, confere novas responsabilidades e competências para as Juntas de Freguesia, para o que importa, o que puder ser tratado pela Junta de Freguesia não o deve ser pela Câmara:::"
    Das competências materiais conferidas às Juntas de Freguesia, cabe destacar:

    - Conservar e promover a reparação de chafarizes e fontanários públicos;

    Boa noite a todos e bom Domingo!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa competência até já vinha na Lei anterior, só que cumpri-lá tá quieto!
      Também é da sua competência:
      - Apoiar actividades de natureza social, cultural, educativa, desportiva, recreativa ou outra de interesse para a freguesia.
      O blog dos forninhenses então já não sabe o que fazer com tanto apoio.

      Eliminar
  8. Paula e Xico,

    Admiro demais a luta de vocês e de todos os cooperadores do blog Forninhos.
    Muitos devem passar em frente aos chafarizes, e talvez, nem se dão conta de como eles estão abandonados. Vocês viram com os olhos de quem quer preservar a história do lugar.
    Eu amo chafarizes. Lembro-me que ficava encantada enquanto era criança, e fico até hoje quando vejo um.
    Desejo que façam algo para conserva-los. Afinal, uma simples limpeza ou reforma, não irá custar tão caro, diante do que significa.
    Uma linda semana pra vocês! Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Lucinha.
      Muito pouca gente olha para as fontes e chafarizes e é pena :-( , porque ali há história e muito pouco investimento tem sido feito...a da Lameira, que até ficar perto da casa dos meus pais, acho que nem nunca lhe mudaram a torneira. Uma tristeza!
      Se uma criança ou um adulto quiser beber água ou só lavar as mãos molha-se todo.
      Desse chafariz tenho 2 fotos do tempo que eu era criança que talvez um dia aqui traga, pode ser que assim os autarcas percebam que os chafarizes em Forninhos foram também importantes para nós (crianças).
      Abraço & Beijos.
      Boa Semana.

      Eliminar
  9. Depois dos comentários que o administrador do “blog virtual de Forninhos” (já falido há muito!) deixou ontem no facebook da jf Forninhos, sendo que a Junta removeu o que incomodava e deixou o agradável, mais convencida estou que os forninhenses estão representados por pessoas que não tomam as melhores decisões!
    Sei bem que quem o faz não é a Sra. Presidente da Junta, por isso não vou abordar aqui, no blog dos forninhenses, este comportamento da Junta, já que quem o faz sequer é o Presidente, só se ainda pensa que é!
    Eu quando falo de algumas coisas que estão mal, seja dos chafarizes, da poça da Eira e das asneiras contidas na pequena monografia da minha terra – Forninhos – que podiam ter sido evitadas se houvesse uma revisão (que esse mentor do facebook da jf não fez e era dever seu, pois para isso recebia a retribuição devida) é porque acho que já chega de “tapar o sol com a peneira”. Vou ser mais interventiva!
    As festas só servem para engrossar o estômago dos mesmos, com o dinheiro que gastam com os porcos no espeto reparavam à vontade estes 3 chafarizes…pronto, bem sei que isso não dá votos, mas custa-me olhar para o estado miserável deles!
    Um trabalhador com uma máquina de limpar pedra limpava-os todos num dia!
    Um canalizador num só dia mudava as torneiras!
    Ir para uma Junta, não é a mesma coisa que ir para um emprego, acho eu! No nosso trabalho e na nossa casa temos também de saber “gerir” algumas dificuldades que aparecem.
    Espero que a Junta de Forninhos se apresse a resolver esta questão, antes que o Inverno chegue!
    Cumprimentos forninhenses.

    ResponderEliminar
  10. Deixa que dirija apenas uma palavra aos tantos irmaos brasileiros, que aqui comungam tal como nos, um espirito livre e criativo para o bem comum.
    Na pagina oficial da nossa aldeia, incomodada por aqui divulgarmos o bom e o mau, foi este espaco conotado perjurativamente como "pagina carioca...".
    Claro que me revoltei e tenho tudo gravado, sendo que publico e eliminado. Isto em Portugal no ano 2014, acreditem que e verdade.
    Fica o que deixei no Facebook da Junta de Forninhos, revoltado por tal ignominia.

    "Francisco Almeida Perante a censura que vem desde ontem, fica o registo, a Pagina Oficial da Junta de Freguesia de Forninhos, voltou aos tempos de Salazar! FSACISMO!!!, espero que a Sra. Presidente ponha cobro a esta vergonha que ira cobrar de revolta publica quem jamais tal imaginou. A nossa terra, ser vista como o renascer da ditadura de outrora.
    Farei um Post em breve sobre isto, pois uma arvore nao faz a floresta e Forninhos sempre foi terra de gente honrada e nao merece ser denegrida.

    Para os amigos de todo o mundo e de modo especial o Brasil visado, fica o grito, VAI GALERA! Por aqui vamos continuar...
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que me deixa triste é ver que um espaço que se tornou cultural e que devia unir os que vivem em Forninhos com os que estão fora, de repente passa a "folha carioca" sem o mínimo respeito pelos visitantes e pelo esforço que é necessário para passar anos a trabalhar (porque é disso que se trata) em favor da aldeia.
      Uns até tiram daqui tudo o que lhes interessa, como fotos para emoldurar e oferecer a familiares; fazer/pintar quadros; etc...e ainda vão para o face escrever larachas como se não andassem por aqui a ver fotos e tudo o mais...!
      Quem não quer colaborar, não empate. Deixem-se de criticar, ou pior, atacar-me e FAÇAM algo melhor e já agora diferente. Hoje a Internet está ao alcance de todos: facebook, blogues, youtube, ... há tantas possibilidades.
      Porque têm de andar atrás do que aqui se posta e comenta?

      Eliminar
  11. Oi Paula!
    As fotos são muito boas, os chafarizes são feitos para o povo, mas precisam de zelo e manutenção, pois são de grande utilidade, você faz muito bem em por o assunto à tona para exigir a sua conservação.
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe Fátima se não não formos nós a fazê-lo, ninguém o fará! Se bem que soube hoje que a Oposição, em Assembleia de Freguesia, chamou à atenção para esta questão, mas a resposta obtida foi: "Também já tínhamos pensado nisso". É assim que funciona "a coisa".
      Mas como as Actas das Reuniões de Assembleia de Freguesia, que até chegaram a estar disponíveis na «net» agora «nada» nenhum de nós que está longe sabe o que se passa.
      Até parece que há alguma coisa a esconder dos forninhenses!!
      Se existe uma página no facebook, no mínimo, deveria ser essa página uma forma de TODOS estarmos mais bem informados da vida local!
      Mas não, não passa dum albúm de fotografias com «zero» informação. Uma página que existe não para servir Forninhos e os forninhenses, mas para se servirem a eles (autarcas)!
      Basta! Como o disse, vou ser mais interventiva.
      Desculpe o desabafo, Fátima, mas custa-me ver tanta inércia.
      Beijos + Abraço.

      Eliminar
  12. As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.
    Lindos dias de outono!
    Beijos Marie.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo.
      Beijos e votos de um boa estação.

      Eliminar
  13. Um conjunto belíssimo...em pedra...maravilhosos na sua simplicidade e grandiosidade!!! Tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se sujos fazem um conjunto belíssimo, então limpos...!!!
      Beijos e boa semana.

      Eliminar
  14. Olá Paula , aqui estou de regresso !!!Vi o seu chafariz que é uma pena não estar limpo .Esperemos que a Junta venha corrigir o erro ...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um erro que podia/devia ser evitado, pois assim era escusada esta chamada de atenção (este 'post').
      Ainda bem que regressou e continua a postar. Logo que possível vou lá no Idanhense.
      Beijinhos.

      Eliminar
  15. Boa noite Paula e Xico, lindos esses chafarizes e que pena não terem manutenção!
    A autarquia será a responsável pelo desleixo e estou a lembrar-me que na minha aldeia todos as fontes inclusive as que estavam desactivadas há muitos anos foram todas recuperadas e são um dos ex-libris da terra;))!
    Lutem sempre!
    Lá diz o velho ditado:" água mole em pedra dura....)
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuaremos pois a lutar, sem outro objectivo que não seja o de querer Valorizar a Nossa Terra.
      E, como sempre foi boa política aprender com os bons exemplos que nos chegam dos outros, pode ser que, por interesse também da Sra. Presidente de Junta tal se concretize.
      Em Forninhos o tempo do «comparem com outras terras…somos melhores» já pertence há muito ao passado!
      Beijinhos e uma semana boa para a Ailime tb.

      Eliminar
  16. Olá,
    menina se fosse aqui já teriam destruído. Fico feliz de ver que vocês preservam antigas tradições. Rapidinho eles arrumaram e deixaram lindo os tanques. Parabéns pelo maravilhoso post,temos que preservar as belezas de nossas cidades.
    Bjos tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver, Anajá, se com a ajuda deste blog os deixam limpos ou não!
      Até eu estou ansiosa para os ver limpinhos no "facebook da Junta"!
      Porque esperam é que ainda eu não sei !?!?
      Beijos e cont. de boa semana.

      Eliminar
  17. Boa tarde, excelente apresentação de um mal cronico que afeta os nosso autarcas, este ainda não perceberam que não existe desenvolvimento sem o passado, não compreendem que preservar a historia é cultural, falar bonito eles falam, com gestos e sorrisos automatizados, mas não deixam de serem vazios de sensibilidade.
    AG
    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, o seu comentário é muito pertinente!
      Os autarcas parece que estudaram todos na mesma escola, falam bonito, a conversa é agradável, mas a mim é que não convencem, até porque nesta terra - Forninhos - pouco ou nada têm feito que preserve a sua história e só estou a falar a nível de fontes/e/chafarizes, desde os mais antigos aos mais modernos. As asneiras foram várias; o desleixo é evidente! Mas só vendo é que as pessoas acreditam!
      Abr./Paula

      Eliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.