Seguidores

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Boas Notícias!

As autarquias locais são, nos termos do artigo 235.º, n.º 2, da Constituição da República Portuguesa «pessoas colectivas territoriais dotadas de órgãos representativos, que visam a prossecução de interesses próprios das populações respectivas»



Mas vamos às boas notícias. No ano de 2000 foi construído no 'Alto dos Valagotes' um Parque - 'Parque de Merendas S. de Fátima'. E, recentemente, foi ali feita uma churrasqueira e telheiro e outros melhoramentos, em benefício dos que se deslocam ao Parque para um almoço ao ar livre, embora o local tenha outras opções...




Leio que a Junta de Freguesia de Forninhos agradece ao Sr. José Nogueira e D. Felismina Nogueira. Em meu nome pessoal e do 'blog dos forninhenses', igualmente eu agradeço a este casal o generoso contributo.


E uma vez que o tema de hoje são as notícias boas de Forninhos, vale a pena já mostrar-vos a obra de ampliação do cemitério que é património da saudade para as gentes da nossa freguesia e onde o referido casal benemérito também colocou 'umas pedras'.  





A pedra central foi colocada no ano de 1948 e foi lembrança de Porfírio Urbano, emigrante, ao tempo, nos Estados Unidos da América. Mas como podem ver, no meio, ao fundo, foi agora construída uma capela, contributo do casal emigrante no Brasil, acima melhor identificado...eu ainda não entendi a finalidade, nem a necessidade, uma vez que Forninhos tem junto à Igreja uma capela mortuária (onde os emigrantes dos EUA contribuíram com 'uma mão-cheia de grãos de areia'), inaugurada e benzida no ano de 2009...mas eles lá sabem. Seja lá para o que fôr, ficou bem enquadrada e a freguesia deve estar grata aos 'brasileiros dos Valagotes'.


Rememorando:
1- A imagem de N. S. de Fátima andou em peregrinação por Portugal e chegou à nossa terra no ano de 1951. O povo de Forninhos, em procissão, foi ao encontro do povo de Penaverde receber a imagem. Este encontro aconteceu no 'Alto' pertinho da povoação dos Valagotes e a partir daí ficou o 'Alto dos Valagotes' conhecido também por 'Alto da Senhora de Fátima'. Lançaram-se pombas brancas. O azulejo é a confirmação deste momento. Entretanto, foi colocado junto à bonita pedra com o azulejo um monumento com uma imagem de N. S. de Fátima.
2- O cemitério foi construído na década de 40, do século passado, no tempo do Sr. Pe. Albano. Foi uma obra importante, ontem e hoje. Ontem, porque revela uma actualização das novas regras de salubridade pública. Dantes eram os corpos enterrados no chão do adro da Igreja, até que foi proibido a deposição dos corpos nas Igrejas ou nos adros. Hoje, porque revela uma ampliação necessária e actualização perfeita do espaço, onde descansam os nossos antepassados e um dia...quiçá nós. 

Que esta publicação seja entendida como uma homenagem a todos os que neste cemitério jazem, assim como aos autarcas que tiveram visão e força de vontade para deixar obra.

18 comentários:

  1. Boa tarde, aqui e ali vão aparecendo umas obras de melhoramento, o cemitério era uma obra urgente em ser concretizada, uma vez que já estava a ficar pequeno, pois quase todo o espaço estava comprado ou reservado, deixando assim uma falta de espaço para uma eventualidade que possa vir a acontecer, porque o destino da vida não está nas nossas mãos, foi uma obra bem conseguida, porque seguiu a traça do que já estava, a capela que ainda ser encontra por concluir, virá o dia em que lhe acharam a sua utilidade, já o parque das merendas foi mais um melhoramento que esse casal de beneméritos, resolveu ofertar ao povo, em boa hora o fez porque já dele tirei proveito numa refeição que me soube mesmo bem em ser ao ar livre em contacto com a natureza, por isso aqui deixo o meu bem aja ao casal.

    ResponderEliminar
  2. Realmente era urgente a obra do cemitério, que como dizes estava todo o espaço lotado (ou quase) e mesmo em termos de salubridade pública era complicado.
    Quanto à capela embeleza, a meu ver, o cemitério, mas não era de todo uma necessidade, mas também como não foi construída com dinheiro público "no problem". A ampliação, passeios e jardim, é diferente, foi um investimento útil da CM AGB e quem ganhou foi a nossa freguesia - ganhou em quantidade e qualidade. Muito sinceramente gostei da obra, principalmente do trabalho de cantaria.
    A obra do parque também foi útil, pois este Agosto já atraiu mais pessoas para um almoço ao ar livre, sem dúvida!
    Saúdo o excelente trabalho do Ricardo, Presidente da Junta de Freguesia de Forninhos, que beneficia a todos. Espero que continue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O alargamento do cemitério era uma obra que já se devia ter feito há alguns anos quando havia muito dinheiro.
      Fiquei muito admirado em a obra ter sido feita agora, numa altura em que oa cintos já não têm mais furos para apertar.
      O Cemitério está muito bonito, com uma entrada maravilhosa e agora com uma capela.
      Ainda me lembro da sua construção, tendo na memória o
      "Tio" Ismael a picar as pedras.
      Parabéns a todos.

      Eliminar
    2. É bom saber que as imagens do cemitério o atiram para a altura da construção e ainda bem que fez referência ao ti Ismael. Agradeço muito as suas palavras.
      Como sabe, o nosso cemitério foi anos e anos mal gerido e quando o povo deu conta estava a ‘rebentar pelas costuras’.
      Quanto à obra, aumento, sabemos que em 2008/2009 o assunto foi levado à Assembleia de Freguesia, mas como uns não podiam tolerar tal obra…foi então adiada. Caso estranho: tal aconteceu em altura de crise, 2012! Mas ainda bem que encontraram resposta para o problema que ‘eles’ próprios criaram.


      Eliminar
  3. Bela homenagem e que bom quando as notícias são boas,né? beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  4. Paula,

    Que coisa interessante a história dessas homenagem. Vivendo e aprendendo. Aliás, aprendo cada dia mais no seu blog.
    Obrigada pelo carinho de sempre. Fiquei emocionada ao ler sobre Nossa Senhora dos Verdes, que conheci aqui no seu espaço. Amém pra tudo que você escreveu.
    Um lindo e abençoado final de semana. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucinha, faço questão de demonstrar o meu carinho, escrevendo no seu blog, mas em qualquer área da minha vida é assim que procedo com quem me dá apoio e atenção.
      Gostei muito da sua publicação do “Green Day” (Dia Verde) e espero que continue a cultivar alfaces, batatas e tudo o mais que é verde na sua horta, com a protecção da Senhora dos Verdes.

      Um abraço muito amigo.

      Eliminar
  5. Passados 12 anos sobre o primeiro investimento/obra, fazer-se uma churrasqueira e outras melhorias é uma notícia boa e esperemos que não seja visto apenas como um local para um almoço em família, porque este parque devido à sua localização, no ‘Alto’, tem condições paisagísticas e naturais para outras opções. Há que continuar a criar outras boas condições para ser um autêntico atractivo de visitas, criar-se um percurso pedestre com ligação à Serra, por exemplo, que beneficiará a todos também, já que o ar puro que se respira e o contacto com a natureza fazem muito bem à saúde e ao espírito.
    E,
    Quando estamos habituados que na nossa terra a Junta de Freguesia na sempre ânsia de novos projectos “chute pra canto” os projectos credíveis executados ou idealizados por anteriores executivos é uma boa notícia ver concluída a obra do Cemitério.
    Depois...
    São homenagens merecidas e os adeptos das redes sociais que perguntaram porque não trago aqui o Parque e/ou Cemitério, aqui têm a resposta. Só entendo que não tenho de andar atrás do que o poder local faz, muito menos tenho de andar a dar parabéns pelos serviços da Junta de Freguesia que a ela (e só a ela) competem. Gosto de dar notícias de Forninhos, sejam boas, sejam más, mas para mim é bem mais importante, neste momento, conhecer de onde vimos e como evoluímos.
    Tudo o que digo é sempre sentido, sei que quem é amigo de verdade entende, quem não entende, paciência.

    Bom Fim de Semana à gente amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito de assistir à inauguração do melhor parque de merendas do concelho de Aguiar da Beira e arredores, pois além de ser uma obra de 5 estrelas, está num local com umas vistas maravilhosas. Graças aos esforços de algumas pessoas e ao contribuito financeiro da Família Nogueira realizou-se esta bela obra.
      Parabéns e obrigado a todos.
      João de Albuquerque

      Eliminar
  6. Os meus parabens aos envolvidos e, vejo que as obras ficaram muito bonitas!
    Quanto a capela, nao sera em caso de necessidade, para se realizarem exumacoes de cadaveres!
    Em caso de ter ficado gratis, ainda melhor, como voce diz esta bem integrada!

    Um abraco de amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achamos que, poderá ser para aguardar o enterramento, em caso de um qualquer familiar não chegar a tempo e horas do funeral (não sei é se é legal/permitido). Ou, então, poderá tratar-se de um simples oratório.
      Já os contributos e investimentos da Câmara também, não serão de mais, pois a nossa freguesia andava a ficar deserta de estímulos do género.

      Saudações sempre de amizade para si.

      Eliminar
  7. Cada vez mais o nosso interior necessita de divulgar as coisas boas que vão ocorrendo pelas nossas terras! Este blog dá um grande contributo nesta missão. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada JP, só quem nasceu nestas terras percebe o que nos vai na alma. As nossas terras cada vez têm menos gente, mas nem por isso são menos belas. Tem é de haver vontade e o cuidado de preservar e até rentabilizar as suas riquezas!
      Votos que continuemos (eu, você e o nosso amigo Al. Cardoso) com muitos post´s de boas notícias!

      Eliminar
    2. O que realmente me da mais prazer, e precisamente quando posso dar boas noticias!

      Um abraco a todos.

      Eliminar
  8. É sempre com agrado verificar que as melhorias da nossa terra avançam.
    Foi bom ver o alargamento do Cemitério e os arranjos que ali se fizeram; pois como todos sabemos o que existia já era muito pequeno.
    Agora, mas com sentimento, pode-se dizer que este cemitério é bem bonito, as imagens falam por si.

    ResponderEliminar
  9. Este lugar de saudade quer-se bonito, agora ficou com um visual mais arejado, muito devido à intervenção a nível do jardim, que fez realçar o mural do cemitério, que é muito elegante, só terei saudades daquelas tardes de Domingo, no Verão (da década de 80, claro!) em que nos sentávamos à sombra das árvores que tínhamos de cada lado, mas está bem…melhorou o aspecto.
    Agora pergunto:
    Não havia alguma forma de podá-las para que ficassem mais pequenas e assim a entrada do cemitério já ficava mais visível?
    Por estas e por outras é que não entendo, nem nunca entendi, a polémica à volta do corte de outras árvores na nossa terra!
    Não sei se a ideia do corte das 2 árvores do cemitério e plantação de outras árvores foi da Junta ou da Assembleia de Freguesia, mas os pinheiros pequenos agora ali plantados, assim como as cameleiras, quando crescerem também acho que vão tapar as vistas de frente e se calhar danificar o muro e parte de dentro do cemitério. Agora o muro e o portão de ferro estão mais visíveis, mas as árvores não vão ficar para sempre pequenas, acho eu!
    Um louvor à óptima ideia de plantar mais árvores no Parque da S. de Fátima.

    ResponderEliminar
  10. Com o alargamento o cemitério ficou maior e mais airoso, os passeios calcetados deram-lhe mais beleza ficou bonito, assim como por fora também está bonito mas realmente foi pena terem desistido das árvores que lá existiam há muitos anos, ainda me lá assentei à sombra muitas tardes de Domingo, mas tirando isso todo o resto ficou bem.
    A churrasqueira no alto dos Valagotes, toda em granito e com o teto forrado em madeira também ficou muito bonita, assim como o meu cunhado João também eu já lá comi duas refeições ao ar livre que souberam muito bem.
    Em meu nome também quero agradecer ao Sr. José Nogueira e à Sra. Felismina Nogueira pelo contributo que eles ofereceram para estas obras.

    ResponderEliminar
  11. Pois, é tão fácil desfazer. Daqui a quantos anos haverá árvores com aquele tamanho, neste ou noutro local?
    E com isto não estou a dizer que sou ou não a favor do abate das árvores, até porque deve haver um bom motivo para fazerem o que fizeram! Sou sim pelo direito à informação. Acho que quando se trata de árvores com algumas décadas deviam dar a conhecer o motivo, pelo menos, ao povo, para que se entenda o porquê do corte. Mas em Forninhos é sempre assim, em tudo! Primeiro fazem. Justificam depois.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.