Seguidores

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

"PENEDRO" DO GATO

Os penedos (ou penedros como dizem os antigos) são elementos naturais, esculpidos pela própria natureza, resultado da erosão, da acção do sol, dos ventos e da chuva.


Aliás, nesta terra, os penedros são tal como as nuvens, com formas sugestivas para a imaginação humana, mas por incrível que possa parecer são desconhecidos da maior parte dos forninhenses, simplesmente porque este tipo de património na nossa freguesia é ignorado, não sendo pois de admirar a falta de sinalização e o estado de abandono de alguns achados arqueológicos ou degradação em que se encontra muito deste património. As sepulturas de pedra e casas circulares do antigo povoado (de que já só existem pequenos resquícios) são um bom exemplo disso mesmo. Mas com isto já me ia a esquecer dos penedos e do penedo que por ter a forma de um gato, é conhecido por “penedro do gato”,  e que se pode avistar do caminho dos "Cuvos Cimeiros", na penedia das “loijas”. Mas há mais! 
Nas encostas da Serra podemos encontrar outros elementos naturais: “Pedra do Berço”, “Penedinho do Ouro”, “Cadeira do Rei”, etc… pelo que não seria mau fazer-se um inventário de todos os motivos de interesse e lendas associadas aos penedos e explorar este lugar turisticamente.

Foto: "Penedro do Gato", arquivo de David Albuquerque.

13 comentários:

  1. Eles são lindos e cada um deles deve ter sua história e justificativa para o nome. beijos,linfo fim de semana,chica

    ResponderEliminar
  2. Os "penedros" da nossa Beira, sao de formas tao sugestivas, que se prestam aos mais variados nomes, sao lindos os nomes como sao as formas. E sem duvida um dos nossos patrimonios por explorar!

    Um abraco a todos os leitores.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite.
    Como é do agrado de todos rever estas pedras ou penedos com várias formas que abundam na nossa terra, este, penedro do gato entre tantos outros como já se tem visto em outras fotos; tal como o "berço" que eu bem conheço.
    Mas há mais, na estrada de Sezures para Forninhos, ali tambem e bem visivel " o penedro da boina".
    Muitos outros se podiam enumerar, cada um com a sua beleza e interesse.
    Bem pensado este post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, na freguesia de Sezures também há penedos graníticos com nome. O “Penedo da Boina” está bem identificado e quem passa na estrada tem oportunidade de o ver. E já que estamos a falar em penedros e em Sezures, tem o município de Penalva do Castelo bem identificado o Dolmen do Penedo de Com, embora já tivesse passado imensas vezes na zona onde ele se encontra, só lá o fui ver, uma vez.

      Também já tive oportunidade de ver (e fotografar) ‘O do Berço’, que na realidade tem muita semelhança com um berço de embalar. Vou publicá-lo qualquer dia.

      Eliminar
  4. Não há dúvida que é um património nosso por explorar!
    O 'Penedro do Gato' já é muito antigo, várias pessoas mais idosas da freguesia desde crianças que o conhecem e o confirmam. Só como não é importante a sua divulgação, a gente mais nova de Forninhos não o conhece, nem sabe onde fica!
    Eu, como podem ver, cá continuo com estas divulgações, mas sei que este trabalho nem sempre é compreendido, sobretudo porque bem sabem que já devia existir neste sítio carregado de simbolismos, com histórias (míticas ou não) associadas, uma rota pedestre com eles (penedros) e outros pontos de interesse assinalados.

    Bom Fim de Semana a todos os leitores.

    ResponderEliminar
  5. Este ano fui vàrias vezes à nossa serra e como este penedro hà muitos mais com formas diferentes, hoje mais do que nunca tenho uma vontade enorme de cada vez que for a forninhos vou sempre visitar a nossa serra,mas para se descobrir certas coisas maravilhosas tem que se sofrer um pouco,não é andar so pelas rodeiras que a màquina abriu lol. Bom fim de semana a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lolol
      Quando cá vieres eu também vou outra vez contigo :)))

      Eliminar
  6. Também eu gosto de visitar os maravilhosos penedos que a nossa serra tem, além dos penedos que vemos na serra, também havia um penedo no caminho dos Valagotes que era o penedo da francelinha, esse pedo foi destruído ao fazerem a estrada para os Valagotes, o que fez pena pois era um penedo que eu e muita gente gostávamos de visitar cada vez que lá passávamos.

    ResponderEliminar
  7. O penedo da francelinha, que tinha a forma de uma francela, um utensílio usado no fabrico do queijo, hoje não passa de uma recordação tua, minha, e de todos quanto ali passaram, porque mesmo contra a vontade de alguns, foi decidido não o salvaguardar. Mas também desde que tenho consciência das coisas que importância dá as gentes de Forninhos a estes símbolos? Nem é de admirar que esta Serra granítica na sua plenitude, não seja apelativa às novas gerações.

    ResponderEliminar
  8. Paula,

    Esse lugar é merecedor de ser explorado turisticamente. Mas desde que seja preservado essa linda natureza em volta.
    Gosto muito de apreciar as pedras e sempre vejo algo belo nelas.
    Penedro do Gato é linda.
    Um lindo e abençoado Domingo. Beijos

    ResponderEliminar
  9. Tem razão Lucinha.
    Mas os penedros como o do Gato ou Cadeira do Rei é um tipo de património que nos tempos que correm acho ser impossível estragarem (acho eu!). Mas outrora explorou-se e transportou-se muita pedra das serras e montes, na nossa serra existem penedros que dão nas vistas exactamente pelo corte.
    Só que bastava fazer-se uma rota pedestre com todos os penedos com histórias míticas (ou não) assinalados para este lugar ser facilmente valorizado.

    ResponderEliminar
  10. Aprendo sempre que aqui venho. Pena não ter podido vir mais vezes.
    Abraços e tenha uma ótima semana.
    Gilson.

    ResponderEliminar
  11. Muito agradecida pelas suas amáveis visitas e pelas suas palavras. Este comentário tocou-me especialmente, porque vejo que este blogue lhe dá gosto ler/ver.
    Muito da nossa história encontra-se nos montes e vales e nos penedos que neles há. E numa terra basicamente de idosos, em que a mobilidade já não é muita, acho que cabe agora a nós (mais novos) conhecê-los, lê-los e entendê-los.

    Um abraço com muita amizade.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.