Seguidores

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

As Setembreiras



O Verão terminou. Floresceram há semanas "as Setembreiras" nos jardins. Nem sei se em mais algum lado chamam Setembreiras a estas flores, de pétalas muito pequenas, sei que noutras terras chamam "Despedidas de Verão". Tem lógica ambos os nomes, porque só  florescem em Setembro, quando o Verão se despede. Mas achei piada ao preciosismo popular da designação: "Setembreiras"
Depois destas flores ainda virão as "Carvalhinhas" e os "Crisântemos", sobre eles a entornar-se um sol mortiço de Outono, e de seguida temos que esperar pela Primavera, para voltarmos a ver os jardins, campos e caminhos floridos. 

10 comentários:

  1. São lindas e enfeitam tanto. Adoro!! beijo,boa noite,chica

    ResponderEliminar
  2. É essa a imagem que tenho destas flores. Por esta altura enfeitavam a valer os altares da nossa Igreja.

    Beijo e óptima noite chica.

    ResponderEliminar
  3. Tambem tenho algumas no meu pequeno jardim, sao lindas!

    A seguir viram as "Carvalhas" ou crisantemos, que eram as flores com que antigamente enfeitavam as campas dos cemiterios.

    No tempo em que eram mesmo campas, e poucas pedras supulcrais havia!

    Um abraco e desculpe, de eu levar a conversa para algo mais triste!

    ResponderEliminar
  4. Os crisântemos e as carvalhinhas (chamamos assim em Forninhos), lembram mesmo as campas dos cemitérios, em Dia de Todos os Santos, mas tudo faz parte da nossa história, mesmo quando falamos da morte.
    Já as nossas avós diziam aquela lengalenga que começa assim: “à morte ninguém escapa, nem o rei, nem o papa…”.

    A verdade é que estas flores estão cada vez menos presentes, nos cemitérios, até em alturas de "Finados". Mudou muita coisa, não só as campas, vê-se muita flor "de compra" da florista: desde cravos a gerberas.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Paula,

    Uma coisa leva a outra. Isso me fez lembrar a flor chamada no Brasil por " Cravo de Defunto", não sei se em Portugal é o mesmo nome. É uma flor linda e amarela.
    Pois é, aqui na NZ, ela está em todos os jardins, inclusive no meu.kkkkkk Outro dia, contei pra um amigo sobre isso e ele riu muito. Fiquei até inspirada pra fazer um post sobre elas. Rs

    Bem, é muito legal estar na Primavera e vivendo o final do verão português. No meu Verão vocês estarão no Inverno..e assim vai. Linda essa intereção virtual.

    As flores que você postou são lindas e são bem vindas em todos as estações.

    Um lindo dia.Beijos

    ResponderEliminar
  6. Acho que o “cravo de defunto” tem muitos nomes, “cravo da Índia”, “flor de estudante”, etc...mas na minha terra são conhecidos com o nome de “cravo-túnico”. Acho que pelas suas cores quentes, que podem ser amarelas, laranjas ou vermelhas alaranjadas. Fazem arranjos bonitos e aqui embelezam muito os jardins e hortas no final do Verão.
    Eu adoro o Outono e a Primavera também. Por tal é bom quando estamos em Setembro, pois é Outono aqui e Primavera aí :) e é muito bom este intercâmbio para trocas ;)

    ResponderEliminar
  7. Conheço estas flores fazem um vaso muito bonito, a minha mãe tinha destas flores num terreno mas nunca tive a curiosidade de saber que nomes lhes davam, não sabia que se chamavam Setembreiras ou despedidas de Verão, se não fosse por este blog talvez nunca viesse a saber o nome destas flores tão bonitas.

    ResponderEliminar
  8. Por isso é que eu acho vale a pena aqui dar a conhecer certas palavras e maneiras de dizer que são próprias da nossa aldeia, pois fazem parte da nossa linguagem.
    Vou continuar a reunir mais.

    Lembro-me das setembreiras (como nós chamamos a estas flores) que havia na escola e sei que ainda por lá há algumas. Mas a imagem tirei-a da net. Agradeço à autora do blogue de onde foi roubada.

    ResponderEliminar
  9. Olá,Paula!
    Sempre que venho aqui fico encantada com estas singularidades destas terras tão queridas por mim...Setembreiras,que lindas florzinhas que anunciam a chegada da luz dourada do outono! Fico daqui admirada com estes símbolos que marcam as mudanças destas estações, tão bem definidas,que se estendem aí nestas latitudes do nosso planeta... Por este nosso lado de cá, as estações nunca se definem tão bem e se misturam às vezes de forma bem curiosa. Ontem mesmo estava um calor abafado, e logo à tardinha tudo se modificou,com uma frente fria nos trazendo ventos e chuvas fortes...As temperaturas caíram muito em poucas horas, e no sul do país houve lugares em que a neve surpreendeu e fez a festa dos turistas...E hoje mesmo, está previsto nevar na serra das Agulhas Negras,no sul do estado do Rio de Janeiro...Sim,amiga, às vezes neva mesmo nessa área do nosso estado...Tudo tão curioso,né?
    Mas voltando às tuas belas setembrinas,me veio ainda a imagem dos campos e estradas floridas de Portugal,do tempo em que estivemos aí,tão perto de ti, em maio...Tudo tão lindo e tão festivo que os meus olhos nunca esquecerâo tais encantadoras lembranças das belas terras de nossos avós!
    Meu abraço carinhoso no teu coração!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderEliminar
  10. Olá Teresa,
    Eu ainda tenho em mim a sensação de entrar no seu blog e sentir o cheiro das plantas e beleza das paisagens das terras algodrenses. Emocionei-me ao perceber de imediato que tinha acabado de estar tão perto de Forninhos em Maio.
    Mas, mais uma vez, agradeço por ler este blog e por dizer-me que fica encantada com a singularidade destas terras, que de facto são belas.
    No início tive um grupo de Contribuidores (se é que os posso apelidar assim) para ajudar-me a dar a conhecer o verdadeiro espírito forninhense e divulgar esta terra tão rica em beleza natural e com tantas histórias para contar…mas com o tempo apercebi-me que não podia colocar nas mãos dos ‘de Forninhos’ o sucesso e futuro do meu blog. Tinham de ser as minhas palavras e as imagens que ía recolhendo, a conquistar os seguidores e visitantes, que na altura, confesso, não pensei que pudessem ser do Brasil. Hoje fico surpreendida com tanta gente ' de fora' interessada em visitar Forninhos através dos meus post´s.

    Um abraço e outra vez agradeço por me seguir (nesta estação e todas as outras do ano).

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.