Seguidores

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Resultado de um olhar

Senhores e Senhoras, apresento-vos a ribeira de Cabreira. Esta ribeira ou ribeiro, conforme os lugares por onde passa, toma muitos nomes, ribeiro dos Aldrógãos, ribeiro dos Cuvos, ribeira de Cabreira... e entra na nossa aldeia para engrossar o Dão.
a passagem das águas realça a brancura das pedras
e a luz do sol realça os pormenores que a natureza esculpiu
De facto, a nossa terra, tal como resulta deste olhar, proporciona-nos muitos e variados caminhos/trilhos íngremes, paisagem arbórea, rochosa, selvagem e genuína, assim como muita história, que muitos turistas desejariam conhecer, todavia tenho a certeza que muitos naturais não conhecem este local.
Fotos: ed santos, "Resultado de um olhar".

11 comentários:

  1. Obrigado Paula, por teres publicado estas fotos, se as publicastes é porque gostastes tanto como eu, de divulgar lugares tão lindos deste cantinho á beira da serra plantada, que bem merece ser visitado e, como dizes, possivelmente, nem todos os naturais conhecem.

    ResponderEliminar
  2. Sr. Eduardo, pela parte que me cabe, eu é que agradeço por partilhar tão bonito cenário connosco. Estas fotografias aqui publicadas falam por si, daí não ser fácil descrevê-las, mas sou de opinião que escrever e divulgar as boas coisas desta aldeia vale sempre a pena, porque acima de quaisquer outros interesses estará sempre Forninhos!

    Já ouvi falar do chamado “Moínho de Cabreira", que tinha o açude na Ribeira de Cabreira, mas vá lá saber-se porquê não me lembro alguma vez estar neste local tão lindo situado nesta terra linda. Como diz a cantiga:

    Forninhos é terra linda
    Nada tem que invejar
    Fica na encosta da Serra
    Vê a ribeira a passar.

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar quero dar os parabéns, e um muito obrigado ao senhor Eduardo por partilhar estas magnificas fotografias com todos nós, e também um agradecimento à Paula por as ter publicado no blogue.
    Como diz a Paula eu sou uma dos muitos naturais que não conhece este fantástico local, não imaginava que Forninhos tinha este local tão bonito, pois na próxima vez que for a Forninhos espero ir conhece-lo, este e outros como este, penso que explorando encontremos alguns mais, por isso quando vejo que Forninhos tem estes maravilhosos locais ainda sinto mais orgulho de ser uma Forninhence.

    ResponderEliminar
  4. Ninguém explora esta riqueza,
    Com que, generosamente a natureza,
    Brindou esta linda terra,
    Há uma surpresa em cada canto,
    Qual delas com mais encanto,
    Desde os ribeiros até á serra.

    Estes e outros locais seriam ouro,
    Se alguém valoriza-se tal tesouro,
    E soubesse aproveita-lo no futuro,
    Tudo isto daria bom cartaz,
    Mas já duvido se alguém é capaz!
    Eu cá por mim, já não me iludo.

    ResponderEliminar
  5. Um lindo olhar de uma paisagem relaxante. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  6. Que lindas paisagens da Ribeira de Forninhos! Parabens a fotografa.

    Um abraco de amizade.

    ResponderEliminar
  7. Muito boa tarde para todos.
    Uma simples maquinita de algibeira como a minha, pode colher imagens lindas, mas esta ou outra, de tripé ou tiracolo, só as colhe se o cenário está montado, e, aqui nesta terra encontramos milhentos cenários “montados” pela natureza que por vezes nos passam despercebidos.
    É uma pena que, um país pequeno como o nosso, mas com clima variado, quente no sul, frio no nordeste e norte e ameno no centro, onde estamos inseridos, os operadores turísticos não consigam ver senão o sol, praias e mar do sul.
    Um bom fim de semana para todos.

    ResponderEliminar
  8. É certo que o mérito o tem a natureza, com todo o seu encanto, mas também a máquina e o fotógrafo que prime o botão que faz a máquina disparar.
    Sr. Eduardo, continue com o seu bom trabalho de divulgar a beleza da serra da moura encantada e toda a natureza que envolve a nossa aldeia. Eu já tenho usado algumas fotos suas como fundo do ambiente de trabalho do meu computador, do escritório, porque as acho fantásticas e assim também posso mostrar a outros a beleza da minha terra.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde.Aqui podemos ver a natureza que temos em Forninhos .Esta fotos lindíssimas ate as pedras sao bonitas ,talvez por estar longe que aprecio a beleza que tem a minha terra . Cera a nostalgia que me faz pensar assim .

    ResponderEliminar
  10. Boa noite.
    Muito eu gostei de ver estas lindas fotos.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite.
    Agora sim.
    Muito agradecido por tão belas imagens, são estas fotos que nos fazem felizes e contar com o desempenho de todos.
    Gosto desta Ribeira, quanto mais da sua paisagem. simplesmente maravilhoso.
    Abraço

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.